Whatsapp icon Whatsapp

A regência verbal constituída de pronomes relativos

Atribui-se uma singular importância a tal fato linguístico
Atribui-se uma singular importância a tal fato linguístico

Sabemos que na Língua Portuguesa há verbos que por si só possuem sentido completo, mas também sabemos que há aqueles que, para serem compreendidos, necessitam de complementos. É como se disséssemos mais ou menos assim:

Eu li...

Preciso...


Ora, eu li o quê?

Como se não bastasse, preciso exatamente do quê?


Constatou o fato? Pois bem, tais exemplos serviram-nos de base para que possamos, antes de tudo, compreender o que é regência verbal. Ela nada mais é do que a relação existente entre o verbo e seus respectivos complementos.

Como nosso objetivo não é citar todos os casos que se relacionam a tal aspecto, voltemos nosso olhar para um caso, também de singular importância, referente aos casos de regência em que os pronomes relativos se fazem presentes. E, acredite, trata-se de uma recorrência à qual devemos dedicar nossa inteira atenção, pois não se encontra adequada ao padrão formal da linguagem. Assim, de modo a constatá-la, verifiquemos alguns casos que a representam:



Atendo-nos ao segundo e ao último exemplo, sobretudo no sentido estrito das palavras, parece que ela, em vez de almejar ao cargo, vai simplesmente cheirá-lo. Já não falando do restaurante que, por sua vez, foi o prato do cliente. No mínimo muito estranho, não é verdade?

Desse modo, no intuito de “corrigirmos” alguns possíveis erros, por vezes cometidos nas interlocuções cotidianas, verifiquemos como realmente deveriam ser expressos tais exemplos:

Gostamos imensamente do filme a que assistimos.

A diretoria é o cargo a que ela aspira.

Minha irmã é a pessoa em que confio.

O nome da rua em que moro faz alusão a um fato histórico.

O restaurante em que comi é um dos mais bem conceituados da cidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O uso correto das preposições refere-se a uma característica relacionada à regência de verbos com sentido contrário
Regência de verbos com sentido contrário
Porventura, como anda sua competência linguística? Caso deseje aprimorá-la ainda mais, acesse e confira acerca da regência de verbos com sentido contrário.
A regência do verbo agradecer se demarca pelo fato de ele ser constituído de dois complementos: um objeto direto e outro indireto
Regência do verbo agradecer
Que tal conhecer a regência do verbo “agradecer”? Com certeza você não terá mais nenhuma dúvida em relação a esse fato linguístico, pois é só clicar!
No estudo da regência do verbo “insistir”, constatamos que ele se apresenta como transitivo indireto, bem como intransitivo
Regência do verbo insistir
Analisando a regência do verbo “insistir”, constatamos que ele pode ser transitivo indireto e intransitivo. Clique e confira!
Conhecer a regência do verbo lembrar: sinal de competência linguística
Regência do verbo lembrar
Amplie sua competência linguística, conhecendo aqui a regência do verbo lembrar!
Em se tratando das particularidades da regência, o verbo responder se classifica como transitivo indireto e bitransitivo.
Verbo Responder – particularidades da regência
Você responde a pergunta ou à pergunta? Antes de responder corretamente, clique e confira acerca das particularidades da regência desse verbo.
video icon
Filosofia
Relativismo moral
Uma posição relativista é aquela que entende que não há um padrão certo e seguro para determinar-se o valor de qualquer asserção, seja ela moral, seja ela epistemológica etc. O relativismo moral é a aplicação disso na ética: existe certo e errado ou é tudo uma questão de perspectiva cultural? Assista a nossa aula e descubra!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."