Vogal temática
Para que possamos compreender melhor o significado das palavras, é necessário compreendermos seus elementos formadores. Cada elemento formador das palavras representa uma unidade mínima de significação: o morfema. Os elementos mórficos formadores das palavras são: raiz, radical, tema, afixos (prefixos e sufixos), desinências (nominais e verbais), vogal ou consoante de ligação e vogal temática (nominal e verbal), a respeito da qual tratamos neste artigo.
Vogal temática
A vogal temática liga o radical (morfema que contém o significado básico da palavra) às desinências (elementos terminais indicativos das flexões das palavras) formadores das palavras, constituindo o tema. Na Língua Portuguesa, os verbos (ações) e os substantivos (nomes) apresentam vogais temáticas.
Veja alguns exemplos:
Amar (verbo) Radical: am Vogal temática: a Afixo: r |
Amor (substantivo) Radical: am Vogal temática: o Afixo: r |
Vogal temática nominal
As vogais são nominais quando são átonas (pronunciadas de maneira mais fraca) e estão no final das palavras. Essas vogais juntam-se à desinência indicadora de plural (número do substantivo).
Veja alguns exemplos:
-
escola-s
-
cadeira-s
-
controle-s
Observe que os substantivos acima não sofrem flexão de gênero (masculino e feminino) e, por isso, essas terminações não devem ser consideradas como sendo desinências.
É preciso ficar atento às palavras como 'Pará', 'toró', 'chulé', as quais são terminadas em vogais tônicas (pronunciadas de maneira mais forte) e, por isso, não apresentam vogal temática.
Vogal temática verbal
As vogais -a, -e, -i tematizam as terminações das conjugações verbais -ar, -er, -ir.
Veja alguns exemplos:
Primeira conjugação
-
admirar
-
derrubar
-
acordar
Segunda conjugação
-
saber
-
padecer
-
rever
Terceira conjugação
-
ouvir
-
banir
-
dividir