Guerra do Contestado e messianismo

A Guerra do Contestado foi um dos movimentos populares rurais do Brasil que tiveram caráter messiânico. Ocorrido na região de fronteira entre os estados de Santa Catarina e Paraná, entre 1912 e 1916, a guerra civil opôs trabalhadores sem-terra e tropas do governo federal.

O nome contestado deriva do fato de a região de fronteira ser disputada pelos dois estados e também por ter sido local de extensas plantações de mate, além de área de extração madeireira.

Em 1910, foi finalizada a construção da ferrovia que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul por uma empresa estadunidense. O contrato de construção e concessão da ferrovia garantia ainda à empresa a exploração das áreas em torno da ferrovia. Os trabalhadores que construíram a estrada de ferro ficaram sem emprego após o fim da construção e ocuparam essas terras.

Os trabalhadores foram expulsos dessas áreas e impedidos de extrair a madeira das florestas como faziam até então. Isso porque a empresa que administrava a ferrovia também havia construído uma serraria na região e utilizava a madeira do mesmo local que os trabalhadores. Como eram serrarias modernas, com larga utilização de maquinário, os trabalhadores ficaram também desempregados.

Essa situação levou os trabalhadores a vagarem pela região até encontrarem em uma região próxima o pregador católico e monarquista conhecido como “monge” José Maria. Esse se dizia curandeiro e pregava a fé em São Sebastião, um antigo rei português que morreu em batalha contra os mouros e nunca teve seu corpo encontrado. Vários religiosos acreditavam que sua volta redimiria dos flagelos da vida a população e um novo e grande Império português seria constituído. Devemos lembrar que essas pregações eram tidas como um perigo à jovem República brasileira, proclamada em 1889.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Monge José Maria e seus seguidores formaram em 1912 a comunidade de Quadro Santo, onde viviam da agricultura e do furto de gado. O crescimento da comunidade sem o controle do Estado afligia o governo federal, que uma década antes havia massacrado a comunidade de Canudos. Tropas federais foram enviadas a Quadro Santo neste mesmo ano, o que levou a população a se refugiar na cidade de Faxinal de Irani. Novas tropas do exército foram enviadas ao local, ocorrendo intensas batalhas. Essa situação de enfrentamento entre as forças de Quadro Santo ocorreu até o ano de 1916, quando após a realização de oito expedições os revoltosos foram dominados.

José Maria havia morrido já na segunda batalha, sendo que a liderança do movimento passou a ser exercida por outras pessoas. Cerca de duas mil pessoas morreram durante a Guerra do Contestado. Foi ainda durante essa guerra que pela primeira vez na história militar do país foram usados aviões em combates bélicos.

Ricardo Kirk, patrono da aviação brasileira. Na Guerra do Contestado, pela primeira vez no Brasil, foram utilizados aviões em combate
Ricardo Kirk, patrono da aviação brasileira. Na Guerra do Contestado, pela primeira vez no Brasil, foram utilizados aviões em combate
Publicado por: Tales dos Santos Pinto
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Coronel: o grande proprietário que tinha uma população subordinada a seus interesses políticos.
Coronelismo
A manifestação do autoritarismo nas primeiras décadas da República.
A expressão “fundamentalismo” é fonte de muita discussão e controvérsia
O que é fundamentalismo?
Você sabe o que é fundamentalismo? Leia este texto e saiba quando e como teve origem essa expressão e por que ela é tão associada à religião.
Fotografia com uma parte dos integrantes da Coluna Prestes.
Tenentismo
República Oligárquica, Movimentos Militares, Movimento Tenentista, Tenentismo, Arthur Bernardes, Clube Militar, Rebelião do Forte de Copacabana, Os Dezoito do Forte, Isidoro Dias Lopes, Luis Carlos Prestes, Coluna Prestes.
Imitar a Europa ou valorizar o Brasil? – um dos grandes dilemas que marcaram a Semana de Arte Moderna de 1922.
Semana de Arte Moderna de 1922
O movimento que “revirou” os padrões estéticos e intelectuais do Brasil.
O governo de Epitácio Pessoa enfrentou diversas insurreições contrárias aos ditames da ordem oligárquica.
Governo Epitácio Pessoa
As revoltas e movimentos de um governo que sinalizou a crise das oligarquias.
O Funding loan serviu como medida paliativa aos problemas da economia nacional.
Funding loan
O plano que buscou sanar a dívida externa brasileira.
A alternância de mineiros e paulistas na presidência só foi possível com a “política dos governadores”.
Política dos governadores
O jogo político que conservava o poder nas mãos dos oligarcas.
Formação do operariado brasileiro: bairros operários e família de imigrantes.
Formação do operariado brasileiro
Saiba como se deu a formação do operariado brasileiro após a implantação da República e veja como o socialismo e o anarquismo organizaram e conscientizaram politicamente os operários.