Whatsapp icon Whatsapp

Metalismo

O Metalismo era um dos pilares do sistema mercantilista durante a Idade Moderna.
O metalismo foi um dos pilares do sistema mercantilista
O metalismo foi um dos pilares do sistema mercantilista
  • Sistema mercantilista

Durante cerca de três séculos (em alguns casos, esse tempo ora se estendeu, ora se abreviou), isto é, séc. XVI a séc. XVIII, a atividade econômica das modernas nações europeias esteve vinculada ao sistema mercantilista. Cada nação possuía um modo próprio de exercer o seu mercantilismo, de modo que seria arbitrário dizer que ele era um sistema exatamente igual em todos os casos. De modo geral, podemos dizer que o mercantismo apresentou quatro características:

  1. Balança comercial favorável: o Estado deveria exportar mais produtos que importar. Não deveria depender demais de outras nações. Quanto maior fosse a exportação, maior seria o equilíbrio da balança comercial;
  2. Protecionismo: as nações procuravam obstruir a entrada de produtos de fora em seu território e no território de suas colônias por meio dos altos impostos alfandegários. Isso garantia o consumo dos produtos da própria nação, no mercado interno, em detrimento dos produtos estrangeiros;
  3. Exclusivo colonial: as nações europeias dos séculos XVI ao XVIII estavam direta ou indiretamente envolvidas com a exploração de colônias no “Novo Mundo”, isto é, o continente americano e, depois, a Oceania. Essa exploração era controlada administrativa e militarmente. Em muitas dessas colônias, a produção era exclusivamente destinada à Metrópole colonizadora. Os colonos, portanto, ficavam impedidos de negociar com outras nações.
  4. Metalismo: o metalismo consistia na medida utilizada para se saber o quanto uma nação estava rica ou não. O acúmulo de metais era sinal dessa riqueza. Vejamos mais detalhes:
  • Metalismo ou bulionismo

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O metalismo teve como um dos seus fundamentos teóricos principais a doutrina do bulionismo. O termo bulionismo deriva da palavra inglesa bullion, que significa “pequenos lingotes de ouro”. A doutrina do bulionismo aconselhava um Estado a ter em seus cofres a maior quantidade de metais nobres, ouro e prata, possível. A crença era a de que isso daria estabilidade econômica à nação, haja vista que esses metais representam uma riqueza não perecível.

Movidas por essa doutrina, nações como Portugal e Espanha procuravam em suas colônias esses metais nobres. Outras nações, como Holanda, Inglaterra e França, que não tiveram o pioneirismo das nações ibéricas no que se refere às grandes navegações, acabaram por contratar piratas, chamados de corsários, para assaltar os navios alheios. Muitos navios espanhóis tiveram o ouro roubado por corsários.

A ideia do metalismo, ou bulionismo, só passou a ser refutada no século XVIII. Primeiro com os fisiocratas – que defendiam ser os bens naturais, como aqueles advindos da agricultura, a real fonte da riqueza das nações. Depois, o liberalismo clássico refutou de vez não só a doutrina do metalismo, como também todo o edifício do mercantilismo, apresentando como contraponto a defesa da liberdade econômica e do fim do protecionismo, do monopólio etc.

Publicado por Cláudio Fernandes
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O absolutismo e o poder divino dos reis X ideias iluministas
Crise do absolutismo e do mercantilismo
Veja aqui a história da crise do absolutismo e do mercantilismo e saiba como as ideias iluministas contribuíram para a ascensão do liberalismo político e econômico.
A unificação da Espanha formalizou-se com o casamento entre Fernando de Aragão e Isabel de Castela
Formação da Monarquia Nacional Espanhola
Saiba como ocorreu a formação da Monarquia Nacional Espanhola durante o processo de guerras pela reconquista da Península Ibérica.
Rei Henrique VII, um dos responsáveis pela centralização monárquica na Inglaterra.
Formação da Monarquia Nacional Inglesa
O processo de consolidação da monarquia nacional inglesa.
Mercantilismo
Acesse o site e saiba mais sobre o mercantilismo. Conheça as suas origens e suas principais características, bem como entenda seus tipos e sua aplicação no Brasil.
Os holandeses desenvolveram atividades mercantis de natureza comercial e industrial.
Mercantilismo Holandês
Clique aqui e conheça as características do mercantilismo holandês!
video icon
Biologia
Alzheimer
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, um distúrbio cerebral irreversível e progressivo que afeta a memória e as habilidades de pensamento e fala. Ainda sem origem definida, o Alzheimer pode estar relacionado com uma predisposição genética ou até com o depósito de alumínio no cérebro, mas, infelizmente, nenhuma pesquisa ou estudo se mostrou confiável sobre a causa dessa doença.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!