Whatsapp icon Whatsapp

Metalismo

O Metalismo era um dos pilares do sistema mercantilista durante a Idade Moderna.
O metalismo foi um dos pilares do sistema mercantilista
O metalismo foi um dos pilares do sistema mercantilista
  • Sistema mercantilista

Durante cerca de três séculos (em alguns casos, esse tempo ora se estendeu, ora se abreviou), isto é, séc. XVI a séc. XVIII, a atividade econômica das modernas nações europeias esteve vinculada ao sistema mercantilista. Cada nação possuía um modo próprio de exercer o seu mercantilismo, de modo que seria arbitrário dizer que ele era um sistema exatamente igual em todos os casos. De modo geral, podemos dizer que o mercantismo apresentou quatro características:

  1. Balança comercial favorável: o Estado deveria exportar mais produtos que importar. Não deveria depender demais de outras nações. Quanto maior fosse a exportação, maior seria o equilíbrio da balança comercial;
  2. Protecionismo: as nações procuravam obstruir a entrada de produtos de fora em seu território e no território de suas colônias por meio dos altos impostos alfandegários. Isso garantia o consumo dos produtos da própria nação, no mercado interno, em detrimento dos produtos estrangeiros;
  3. Exclusivo colonial: as nações europeias dos séculos XVI ao XVIII estavam direta ou indiretamente envolvidas com a exploração de colônias no “Novo Mundo”, isto é, o continente americano e, depois, a Oceania. Essa exploração era controlada administrativa e militarmente. Em muitas dessas colônias, a produção era exclusivamente destinada à Metrópole colonizadora. Os colonos, portanto, ficavam impedidos de negociar com outras nações.
  4. Metalismo: o metalismo consistia na medida utilizada para se saber o quanto uma nação estava rica ou não. O acúmulo de metais era sinal dessa riqueza. Vejamos mais detalhes:
  • Metalismo ou bulionismo

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O metalismo teve como um dos seus fundamentos teóricos principais a doutrina do bulionismo. O termo bulionismo deriva da palavra inglesa bullion, que significa “pequenos lingotes de ouro”. A doutrina do bulionismo aconselhava um Estado a ter em seus cofres a maior quantidade de metais nobres, ouro e prata, possível. A crença era a de que isso daria estabilidade econômica à nação, haja vista que esses metais representam uma riqueza não perecível.

Movidas por essa doutrina, nações como Portugal e Espanha procuravam em suas colônias esses metais nobres. Outras nações, como Holanda, Inglaterra e França, que não tiveram o pioneirismo das nações ibéricas no que se refere às grandes navegações, acabaram por contratar piratas, chamados de corsários, para assaltar os navios alheios. Muitos navios espanhóis tiveram o ouro roubado por corsários.

A ideia do metalismo, ou bulionismo, só passou a ser refutada no século XVIII. Primeiro com os fisiocratas – que defendiam ser os bens naturais, como aqueles advindos da agricultura, a real fonte da riqueza das nações. Depois, o liberalismo clássico refutou de vez não só a doutrina do metalismo, como também todo o edifício do mercantilismo, apresentando como contraponto a defesa da liberdade econômica e do fim do protecionismo, do monopólio etc.

Publicado por Cláudio Fernandes
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O absolutismo e o poder divino dos reis X ideias iluministas
Crise do absolutismo e do mercantilismo
Veja aqui a história da crise do absolutismo e do mercantilismo e saiba como as ideias iluministas contribuíram para a ascensão do liberalismo político e econômico.
A unificação da Espanha formalizou-se com o casamento entre Fernando de Aragão e Isabel de Castela
Formação da Monarquia Nacional Espanhola
Saiba como ocorreu a formação da Monarquia Nacional Espanhola durante o processo de guerras pela reconquista da Península Ibérica.
Rei Henrique VII, um dos responsáveis pela centralização monárquica na Inglaterra.
Formação da Monarquia Nacional Inglesa
O processo de consolidação da monarquia nacional inglesa.
Mercantilismo
Acesse o site e saiba mais sobre o mercantilismo. Conheça as suas origens e suas principais características, bem como entenda seus tipos e sua aplicação no Brasil.
Os holandeses desenvolveram atividades mercantis de natureza comercial e industrial.
Mercantilismo Holandês
Clique aqui e conheça as características do mercantilismo holandês!
video icon
Matemática
Como resolver questões de análise combinatória no Enem?
Nesta videoaula veremos uma revisão sobre análise combinatória: princípios fundamentais da contagem, permutação simples, permutação com repetição, permutação circular, arranjo simples e combinação simples. Além disso, veremos como caem questões desse assunto no Enem.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!