Whatsapp icon Whatsapp

Área da Coroa do Círculo

A área da coroa do círculo pode ser calculada através da diferença entre as áreas totais, isto é, área do círculo maior menos a área do círculo menor.

Quando duas ou mais circunferências possuem o mesmo centro, são denominadas concêntricas. Nesse caso elas podem ter raio de tamanhos diferentes. Observe:

Ao unirmos duas circunferências de mesmo centro com raios R e r, considerando R > r, temos que a diferença entre as áreas é denominada coroa circular. Observe:

A área da coroa circular representada pode ser calculada através da diferença entre as áreas totais das duas circunferências, isto é, área do círculo maior menos a área do círculo menor.

Área da coroa = Área do círculo maior – Área do círculo menor

Área da coroa = (π * R²) – (π * r²)

Área da coroa = π * (R² – r²)

Observação: Os resultados podem ser dados em função de π, caso seja necessário substitua π por seu valor aproximado, 3,14.

Exemplo 1

Determine a área da coroa circular da figura a seguir, considerando o raio da circunferência maior igual a 10 metros e raio da circunferência menor igual a 8 metros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


A = π * (R² – r²)
A = π * (10² – 8²)
A = π * (100 – 64)
A = π * 36
A = 36π m²
ou
A = 36 * 3,14
A = 113,04 m²


Exemplo 2

Um cavalo está amarrado em uma árvore através de uma corda de 20 metros de comprimento. A área total da pastagem possui raio de 50 metros de comprimento. Considerando a área de pastagem máxima do cavalo, determine a área não utilizada na alimentação do cavalo.

A = π * (50² – 20²)
A = π * (2500 – 400)
A = π * (2100)
A = π * 2100
A = 2100π m²
ou
A = 2100 * 3,14
A = 6594 cm²

Publicado por Marcos Noé Pedro da Silva

Artigos Relacionados

Triângulo equilátero inscrito numa circunferência
Área do triângulo equilátero inscrito
Unidades de medida de comprimento
Conheça as unidades de medida de comprimento e saiba qual é a oficial. Aprenda como utilizar seus múltiplos e submúltiplos e também como transformá-las.
Área do Segmento Circular
Segmento de um Círculo.
Área do setor circular
Você sabe como descobrir a área do setor circular? Aprenda a calculá-la conhecendo o ângulo central e o comprimento do arco do círculo.
Área do trapézio
Aprenda a calcular a área de um trapézio. Conheça a fórmula para calcular a área desse polígono. Saiba classificar o trapézio como isósceles, escaleno ou retângulo.
Área do triângulo
Calcule a área de um triângulo qualquer. Conheça a fórmula específica da área de um triângulo equilátero. Calcule a área de um triângulo pela fórmula de Heron.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.