Área do triângulo
A área do triângulo é igual à medida da sua superfície. Para calcular área de um triângulo qualquer, o método mais comum é multiplicar o comprimento da base e da altura e dividir por dois.
Conhecemos como triângulo um polígono que possui três lados, e, de acordo com as suas características, surgem alguns casos especiais de triângulo, por exemplo, o triângulo isósceles, o triângulo equilátero e o triângulo retângulo. Cada um deles possui uma particularidade no momento de calcular a sua área.
Outra maneira de calcular a área de um triângulo é utilizando a fórmula de Heron, que nos permite calcular a área da figura conhecendo a medida dos seus três lados.
Leia também: Como estudar geometria para o Enem?
Passo a passo de como calcular a área de um triângulo
O triângulo é um polígono que possui três lados, sendo o polígono com menor quantidade de lados. Ele é amplamente estudado devido à grande importância que tem no cotidiano. Existem fórmulas diferentes para o cálculo de área, a depender do triângulo.
Para calcular a área do triângulo utilizando a fórmula mais comum, primeiro identificamos o comprimento da sua base b e o comprimento da sua altura h.
Agora basta calcular o produto entre a base e a altura e dividir por dois, conforme a fórmula a seguir:
-
A é a área.
-
b é a base.
-
h é a altura.
Exemplo:
Dado o triângulo a seguir, calcule a sua área:
A base é b = 12 e a altura é h = 8, então, para calcular a área, temos que:
Leia também: Diferenças entre figuras planas e espaciais
Área do triângulo isósceles
Um triângulo é isósceles quando possui exatamente dois lados congruentes. Para calcular a área do triângulo isósceles, valemo-nos da mesma fórmula utilizada para calcular a área de um triângulo qualquer. Contudo, o isósceles tem uma propriedade importante: a sua altura é também a mediana da base, logo, quando conhecemos os lados de um triângulo isósceles e não conhecemos sua altura, podemos encontrar o comprimento da altura aplicando o teorema de Pitágoras.
Exemplo:
Calcule a área do triângulo isósceles a seguir:
Note que o triângulo é isósceles e que não conhecemos o comprimento da altura. No entanto, se traçarmos a altura no triângulo isósceles, ela também será a mediana da base.
Podemos perceber, ao traçarmos a altura, que dividimos a figura em dois triângulos retângulos, e, para calcular a altura pelo teorema de Pitágoras, temos que:
15² = 9² + h²
225 = 81 + x²
225 – 81 = h²
144 = h²
h² = 144
h = √144
h = 12
Então, a altura é de 12 centímetros.
Conhecendo a altura, e sabendo que a base mede 18 centímetros, então, é possível calcular a área:
Leia também: Qual a soma dos ângulos internos de um triângulo?
Triângulo equilátero
O triângulo equilátero possui todos os lados congruentes. Como consequência dos seus lados congruentes, os ângulos são todos de 60º, logo, utilizando trigonometria, é possível desenvolver uma fórmula para a altura e para a área do triângulo equilátero conhecendo apenas a medida dos seus lados.
As fórmulas para calcular a altura e a área de um triângulo equilátero são:
Exemplo:
Calcule a área e a altura de um triângulo equilátero com os lados medindo 4 metros:
Área do triângulo retângulo
O triângulo é classificado como retângulo quando um dos seus ângulos internos é um ângulo reto. Nesse caso, os lados que formam o ângulo de 90º são conhecidos como catetos do triângulo, e o outro lado oposto ao ângulo de 90º é conhecido como hipotenusa. Para diferenciar os catetos, eles são chamados de cateto maior e cateto menor, conforme a imagem a seguir:
Como os catetos são perpendiculares entre si, um deles sempre será a base e o outro sempre será a altura. Sendo assim, podemos achar a área do triângulo retângulo calculando a metade do produto entre os seus catetos.
Exemplo:
Calcule a área do triângulo retângulo que possui lados medindo 3 cm, 4 cm e 5 cm.
A hipotenusa é sempre o maior lado, que, no caso, é 5 cm. Então, os catetos são 3 cm e 4 cm, e, para calcular a área, temos que:
Veja também: Como classificar um triângulo?
Outras fórmulas para calcular a área de um triângulo
Existe outro método para calcular a área de triângulos conhecido como fórmula de Heron. Utilizamos essa fórmula quando conhecemos apenas a medida dos lados do triângulo, mas não conhecemos a altura. Para aplicar a fórmula de Heron do triângulo de lados a, b e c, primeiro calculamos o semiperímetro, ou seja, metade do perímetro do triângulo.
Conhecendo o valor do semiperímetro, basta utilizar a fórmula:
Exemplo:
Calcule a área de um triângulo escaleno de lados medindo 6 cm, 8 cm e 10 cm.
Primeiro calculamos o semiperímetro:
Calculando o semiperímetro, podemos calcular a área:
Exercícios resolvidos
Questão 1 - A demarcação de terras indígenas refere-se à garantia dos direitos territoriais dos indígenas, estabelecendo os limites de suas terras a fim de garantir a sua identidade. Essa demarcação é prevista por lei, assegurada pela Constituição Federal de 1988 e também pelo Estatuto do Índio (legislação específica). A demarcação de terras indígenas é competência da Fundação Nacional do Índio (Funai).
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/demarcacao-terras-indigenas.htm
Para realizar a demarcação de terras indígenas, a Funai marcou três pontos essenciais para a manutenção desses povos e os ligou, formando um triângulo, conforme a imagem a seguir:
Sabendo que o retângulo possui lados medindo 2250 km e 1250 km, a área triangular demarcada para a terra indígena é de:
A) 2.812.500 km²
B) 2.238.400 km²
C) 1.980.350 km²
D) 1.620.800 km²
E) 1.406.250 km²
Resolução
Alternativa E
A base do triângulo é igual ao maior lado do retângulo, e a altura é igual ao menor lado do retângulo.
b = 2250
h = 1250
Agora calcularemos a área:
Questão 2 - Uma região é delimitada por um triângulo equilátero que possui lados medindo 12 cm. Qual é a área dessa região: (Use √3 = 1,7)
A) 30,7 cm²
B) 35,4 cm²
C) 40,5 cm²
D) 61,2 cm²
E) 122 cm²
Resolução
Alternativa D
Calculando a área do triângulo equilátero com lado l = 12 cm: