Área do trapézio
Para calcular a área de um trapézio qualquer, somamos os comprimentos da base maior com o da base menor, multiplicamos o resultado da soma pela altura do trapézio e dividimos o produto por dois. Então, para calcular a área desse polígono, é importante reconhecer o que é um trapézio e cada um dos seus elementos.
Chamamos de trapézio uma figura plana fechada que possui quatro lados, sendo que dois deles são paralelos e os outros dois não. Os lados paralelos são conhecidos como bases, um deles é a base maior, e o outro a base menor do trapézio. Conhecemos três tipos de trapézio:
-
o trapézio é escaleno quando os lados não paralelos são diferentes;
-
o trapézio é isósceles quando os lados não paralelos são congruentes; e
-
o trapézio é retângulo quando um lado não paralelo faz um ângulo de 90º com as bases da figura.
Leia também: Como estudar geometria para o Enem?
Resumo sobre trapézio
-
Um trapézio é um polígono de quatro lados que possui dois lados paralelos conhecidos como base e dois lados não paralelos conhecidos como lados oblíquos.
-
Para calcular a área do trapézio, utilizamos a fórmula:
-
Existem três tipos de trapézio, são eles: trapézio escaleno, trapézio isósceles e trapézio retângulo.
Elementos do trapézio
O trapézio é um tipo de quadrilátero, sendo uma forma geométrica bastante recorrente. O que faz com que um quadrilátero seja classificado como um trapézio é o fato de ele possuir dois lados paralelos e dois lados não paralelos, conhecidos como lados oblíquos.
Fórmula da área do trapézio
Para calcular a área de um trapézio, é necessário conhecer o valor da base maior B, da base menor b e da altura h do polígono, conhecendo o valor de cada uma delas, utilizamos a fórmula:
Como calcular a área do trapézio?
Vejamos o exemplo a seguir de como calcular a área de um trapézio.
Exemplo 1:
Calcule a área do trapézio a seguir.
Para calcular a área do trapézio, temos que B = 24 cm, b = 9 cm e h = 15 cm. Agora, vamos substituir na fórmula da área do trapézio.
Exemplo 2:
Um trapézio possui base maior medindo 20 cm, base menor medindo 12 cm e altura de 15 cm, então, sua área é igual a:
Sabemos que B = 20, b = 12 e h = 15, substituindo na fórmula da área do trapézio, temos que:
Veja também: Quais as diferenças entre figuras planas e espaciais?
Tipos de trapézios
Podemos classificar um trapézio de acordo com as suas características. Um trapézio pode ser classificado como escaleno, isósceles ou retângulo.
-
Trapézio escaleno
Um trapézio é classificado como escaleno quando os seus lados oblíquos não são congruentes.
-
Trapézio retângulo
Um trapézio é classificado como retângulo quando um dos seus lados oblíquos faz com as bases um ângulo reto, ou seja, um ângulo de 90º.
-
Trapézio isósceles
Um trapézio é classificado como isósceles quando possui os lados oblíquos congruentes, ou seja, com a mesma medida.
Veja também: O que são sólidos geométricos?
Exercícios resolvidos sobre área do trapézio
Questão 1 - (Enem 2017) Um fabricante recomenda que, para cada m² do ambiente a ser climatizado, são necessários 800 BTUh, desde que haja até duas pessoas no ambiente. A esse número devem ser acrescentados 600 BTUh para cada pessoa a mais, e também para cada aparelho eletrônico emissor de calor no ambiente. A seguir, encontram-se as cinco opções de aparelhos desse fabricante e suas respectivas capacidades térmicas:
O supervisor de um laboratório precisa comprar um aparelho para climatizar o ambiente. Nele ficarão duas pessoas mais uma centrífuga que emite calor correspondente ao de uma pessoa. O laboratório tem forma de trapézio retângulo, com as medidas apresentadas na figura.
Tipo I: 10 500 BTUh
Tipo II: 11 000 BTUh
Tipo III: 11 500 BTUh
Tipo IV: 12 000 BTUh
O supervisor de um laboratório precisa comprar um aparelho para climatizar o ambiente. Nele ficarão duas pessoas mais uma centrífuga que emite calor. O laboratório tem forma de trapézio retângulo, com as medidas apresentadas na figura.
Para economizar energia, o supervisor deverá escolher o aparelho de menor capacidade térmica que atenda às necessidades do laboratório e às recomendações do fabricante.
A escolha do supervisor recairá sobre o aparelho do tipo
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
E) V.
Resolução
Alternativa C
Primeiro calcularemos a área do ambiente, que é um trapézio de base maior medindo 3,8 metros, base menor medindo 3 metros e altura de 4 metros.
Para cada m², são recomendados 800 BTUh, logo, serão 13,6 · 800 = 10 880 BTUh para climatizar o ambiente. Além disso, é especificado que, no caso de objetos que transmitem calor, é necessário acrescentar 600 BTUh. No caso, há uma centrífuga nesse ambiente, então, somaremos:
10880 + 600 = 11480 BTUh, por fim, nesse caso, o supervisor vai escolher o aparelho III.
Questão 2 - Um trapézio isósceles possui lados oblíquos medindo 5 cm, além disso, sua base menor mede 10 cm e sua base maior mede 16 cm, então, a área desse trapézio é de:
A) 42 cm²
B) 47 cm²
C) 52 cm²
D) 65 cm²
Resolução
Alternativa C
Primeiro faremos o desenho desse trapézio:
Queremos encontrar o valor de h. Note que formamos dois triângulos retângulos quando traçamos as alturas do trapézio, como ele é isósceles, as bases desses triângulos são congruentes, então, temos que 16 – 10 = 6 cm. Sendo assim, há 3 cm em cada base do triângulo, conforme a imagem a seguir:
Utilizando o teorema de Pitágoras, temos que:
5² = 3² + h²
25 = 9 + h²
25 – 9 = h²
16 = h²
h = √16
h = 4
Conhecendo a altura, então, é possível calcular a área, pois a base maior mede 16 cm, a base menor 10 cm e a altura, 4 cm.