Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Logaritmo
  4. Medindo a Intensidade dos Sons

Medindo a Intensidade dos Sons

O som que ouvimos são ondas sonoras produzidas por vibrações de partículas do meio. Por exemplo, ao acontecer uma explosão num dado ponto, as moléculas do ar em volta desse ponto são comprimidas e vão propagando ao longo dos meios materiais. O nosso ouvido, ao ser atingido por essa onda sonora, possui a capacidade de converter a variação de pressão no ar em estímulo nervoso, o qual, quando alcança o cérebro, nos passa uma sensação auditiva, o som. A onda sonora pode ser um ruído como a do exemplo citado ou um som musical, produzido pela vibração periódica de uma fonte.

A classificação do som como forte ou fraco está relacionada ao nível de intensidade sonora, medida em watt/m². A menor intensidade sonora audível ou limiar de audibilidade possui intensidade I0 = 10–12 W/m². A relação entre as intensidades sonoras permite calcular o nível sonoro do ambiente que é dado em decibéis. Em virtude dos valores das intensidades serem muito pequenos ou muito grandes, utiliza-se as noções de logaritmos na seguinte fórmula capaz de calcular níveis sonoros:

, onde:

NS = nível sonoro
I = intensidade do som considerado
I0 = limiar de audibilidade



A exposição a níveis sonoros superiores a 80 dB pode causar lesões irreparáveis ao aparelho auditivo, ocasionando desvios de personalidade, como fadiga, neurose e até psicoses. A tabela a seguir mostra o tempo máximo que uma pessoa deve ficar exposta a ruídos contínuos ou intermitentes, no intuito de evitar lesões irreversíveis.



Para níveis superiores a 120 dB, a sensação auditiva é uma sensação dolorosa. Observe alguns níveis sonoros decorrentes em nosso cotidiano, para efeito de comparação.




Vamos, através de um exemplo, demonstrar o desenvolvimento da expressão que permite calcular o nível sonoro de um ambiente.

Exemplo

Qual o nível sonoro de uma intensidade de som igual a 10–2 W/m² ?

Resolução



Observação


O nível sonoro de uma intensidade de som igual a 10–2 W/m² equivale a 100 dB.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Decibelímetro: aparelho digital que mede os níveis sonoros
Decibelímetro: aparelho digital que mede os níveis sonoros
Publicado por: Marcos Noé Pedro da Silva
Assuntos relacionados
Com as propriedades dos logaritmos, é possível facilitar cálculos que envolvem essa operação matemática
Propriedades operatórias dos logaritmos
Clique e aprenda as propriedades operatórias dos logaritmos, que podem simplificar e facilitar os cálculos de expressões com essa operação matemática.
Os logaritmos podem ser aplicados em diversas áreas do conhecimento, como Geografia, Medicina e Química
Aplicação dos logaritmos
Conheça algumas das possíveis aplicações para os logaritmos, que podem ser usados em diversas áreas do conhecimento, como a Geografia.
Sonares podem ser utilizados para detectar cardumes
Sonar
Clique aqui para entender o funcionamento do sonar, a diferença entre sonar e radar e os prejuízos causados pelo uso desse equipamento.
A relação não correspondente entre altura e volume é uma das características das ondas sonoras
5 curiosidades sobre as ondas sonoras
Clique aqui e veja cinco curiosidades sobre as ondas sonoras que se opõem totalmente às percepções do senso comum!
Existem cinco características do som que você precisa conhecer
Cinco coisas que você precisa saber sobre o som
Clique aqui e veja quais são as cinco coisas a respeito do som que você precisa saber. Será que você conhece tudo a respeito das ondas sonoras?
O som não se propaga no espaço porque as ondas sonoras são do tipo mecânicas e precisam de um meio de propagação
Por que o som não se propaga no espaço?
Você sabe por que o som não se propaga no espaço? Clique aqui e entenda por que as ondas sonoras não se difundem no vácuo.
Os instrumentos musicais funcionam de acordo com os fenômenos ondulatórios, que são estudados pela Acústica.
Física e música: curiosidades
Leia este texto e saiba algumas curiosidades sobre a Física e a música. Os instrumentos musicais funcionam de acordo com a Acústica, uma das áreas da Física.
Existem propriedades que podem facilitar o cálculo de logaritmos
Propriedades dos logaritmos
Clique e aprenda as propriedades básicas dos logaritmos e descubra também formas de usá-las para tornar cálculos mais fáceis.
As propriedades do logaritimo são: Logaritmo do produto, Logaritmo do quociente e Logaritmo da Potência
Equação Logarítmica II
Relacionando os logaritmos e seus conceitos com outros elementos matemáticos, nos deparamos com a equação logarítmica, na qual há logaritmos e números relacionados através da igualdade.