Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Conjuntos
  4. Teoria dos Conjuntos

Teoria dos Conjuntos

Entendemos por conjunto o agrupamento de elementos que possuem características semelhantes, coleção de objetos. O conjunto pode ser considerado especial no caso de termos um conjunto vazio (não possui elementos) ou conjunto universo (possui todos os elementos do estudo em questão).

A Teoria dos Conjuntos foi criada e desenvolvida pelo Matemático russo George Cantor (1845-1918), trata-se do estudo das propriedades dos conjuntos, relações entre conjuntos e relações entre os elementos e o próprio conjunto.

Ao trabalharmos com conjuntos usamos símbolos matemáticos capazes de demonstrar determinadas situações entre conjuntos e elementos. Se temos um elemento p pertencente ao conjunto P podemos dizer que p pertence a P, ou p Є P.
Caso o elemento não pertença ao conjunto, podemos utilizar a seguinte notação:

(p não pertence a P).

Um conjunto pode possuir subconjuntos, se todos os elementos do conjunto A pertencem ao conjunto B podemos dizer que A é subconjunto de B.
Qualquer conjunto possui como subconjunto um conjunto vazio representado por { } ou Ø.
A união de dois ou mais conjuntos constitui um novo conjunto com todos os elementos dos outros dois.
A intersecção entre dois ou mais conjuntos constitui um conjunto que contém simultaneamente os elementos de dois ou mais conjuntos.
A diferença entre dois conjuntos A e B tem como resultado um conjunto com os elementos de A que não pertencem a B.

Dados dois conjuntos A e B, a relação existente entre os elementos do conjunto A com os elementos do conjunto B receberá o nome de função. Notação f: A→B. Observe:

Note que para cada elemento do conjunto A existe um elemento no conjunto B, essa relação pode ser definida pela seguinte lei de formação f(x) = x2.

A

B

x

f(x) = x2

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

1

f(1) = 12 = 1

2

f(2) = 22 = 4

3

f(3) = 32 = 9

4

f(4) = 42 = 16


Publicado por: Marcos Noé Pedro da Silva
Assuntos relacionados
Operações entre Conjuntos
Operações da intersecção, união e diferença entre conjuntos.
O gráfico da função crescente está inclinado para cima, e o da função descrente está inclinado para baixo
Função crescente e decrescente
Clique para descobrir o que são funções crescentes, decrescentes e constantes, além de obter exemplos de cada uma delas.
Intervalos podem ser representados por seus extremos numérica ou geometricamente
Representação de subconjuntos por intervalos
Clique para descobrir como é feita a representação de subconjuntos por meio de intervalos e aprenda também a sua apresentação geométrica.
Símbolos usados para representar alguns conjuntos numéricos
O que são conjuntos numéricos?
Descubra o que são conjuntos numéricos e saiba quais são os elementos dos conjuntos dos naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos.
Conjunto de dados.
Noções importantes
Noções importantes, Conjuntos, Representação de conjuntos, Conjuntos, Diagrama, Conjunto de números pares, Designação de seus elementos, Propriedades dos elementos, Elementos.
Conjunto e seus elementos
Conjunto, Relação entre conjunto, Conjunto e elemento, Elemento, Elemento de um conjunto, Igualdade de conjunto, Relação de inclusão, Relação de pertinência, Contém, Pertence.
Operação com conjuntos
Saiba mais sobre as operações com conjuntos: união, intersecção, diferença e complementar.