Sábado de Aleluia

O Sábado de Aleluia é uma data litúrgica que está relacionada com as celebrações da Páscoa, a festa mais importante do cristianismo e que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É o dia anterior à Páscoa, sendo o último dia da Semana Santa e de grande importância para os católicos principalmente.
O Sábado de Aleluia é considerado um dia de silêncio, descanso e devoção, em respeito ao sacrifício de Jesus e ao sofrimento dos seguidores de Cristo no contexto de sua crucificação. O encerramento do Sábado de Aleluia se dá com a Vigília Pascal, celebração que anuncia a Páscoa aos cristãos.
Leia também: Páscoa — detalhes sobre uma das principais celebrações cristãs
Resumo sobre o Sábado de Aleluia
- O Sábado de Aleluia é uma data litúrgica que está relacionada com a celebração da Páscoa.
- Essa data marca o último dia da Semana Santa, tempo litúrgico que relembra os últimos dias de Cristo.
- O Sábado de Aleluia antecede a Páscoa, simbolizando o dia após a crucificação de Cristo.
- É marcado por ser um dia de silêncio e devoção dos fiéis do catolicismo.
- Seu encerramento se dá com a Vigília Pascal.
O que é o Sábado de Aleluia?
O Sábado de Aleluia é um dos dias que compõem a Semana Santa, o último deles, sendo o que antecede o Domingo de Páscoa. Na tradição cristã, o Sábado de Aleluia é o dia após a crucificação de Jesus Cristo (que teria acontecido na Sexta-feira Santa na liturgia cristã). Por ser o dia que antecede a Páscoa, é marcado pela expectativa da celebração da ressurreição.
O Sábado de Aleluia é considerado para os católicos um dia alitúrgico, pois não se realizam sacramentos nele, com exceção da Confissão dos Pecados e de outros sacramentos que estejam sendo realizados para atender pessoas doentes. Na tradição católica, é um dia de silêncio e meditação pautado pela angústia e o sofrimento dos seguidores de Cristo.
Para os fiéis, o entendimento é que o Sábado de Aleluia se encerra no crepúsculo, uma vez que, durante a noite, se realizada uma das cerimônias mais importantes para os católicos: a Vigília Pascal. Essa celebração se inicia após o crepúsculo.

Quando acontece o Sábado de Aleluia?
O Sábado de Aleluia é celebrado um dia antes da Páscoa, sendo quando os seguidores de Jesus sofreram a angústia da morte de seu mestre. É o dia que antecede a ressurreição de Jesus, uma vez que, no Domingo de Páscoa, Jesus ressuscitou. No calendário, o Sábado de Aleluia é celebrado entre os dias 21 de março e 24 de abril. Em 2025, acontecerá no dia 19 de abril.
Veja também: Domingo de Ramos — o dia em que se inicia a Semana Santa
Qual o significado do Sábado de Aleluia?
O significado do Sábado de Aleluia para os cristãos é duplo, uma vez que a data mistura os sentimentos de tristeza e dor pela crucificação de Jesus e todo o sofrimento que ele passou, mas também marca expectativa e alegria pela sua ressurreição, um evento que tem grande significado para os cristãos, sendo considerado por eles uma manifestação fundamental para sua fé.
Os católicos consideram esse dia como um momento de reflexão e devoção no qual os fiéis devem prezar por silêncio, oração e atitudes modestas. Tudo isso em respeito e lembrança ao sofrimento dos seguidores de Jesus.
Sábado de Aleluia na Bíblia
A narrativa bíblica não contém praticamente nenhuma menção ao Sábado de Aleluia. Um dos principais aspectos nesse sentido é o fato de que o nome desse dia litúrgico não aparece no texto bíblico, pois é uma tradição que se consolidou posteriormente. Além disso, é importante pontuar que o sábado era um dia de descanso na cultura hebraica, assim, as menções a ele são escassas, resumindo-se a citar, em Lucas, que o corpo de Jesus foi colocado no sepulcro até a manhã de sábado.
O livro de Mateus, por sua vez, menciona que guardas foram colocados para vigiar o sepulcro, permanecendo lá durante o Sábado de Aleluia. De forma geral, a narrativa bíblica faz um salto temporal para o Domingo de Páscoa, quando Maria e Maria Madalena vão ao sepulcro, encontrando-o aberto, momento em que recebem a notícia da ressurreição de Jesus.
O que fazer no Sábado de Aleluia?
A decisão do que fazer no Sábado de Aleluia é de cada fiel, mas existe a recomendação para os católicos de que esse seja um dia marcado pelo silêncio, repouso e reflexão. A Igreja Católica recomenda que os fiéis meditem a respeito da importância do sacrifício de Jesus e reflitam sobre sua própria devoção.
Já o silêncio é uma prática que é explicada pelo silêncio de Jesus Cristo no momento que ele ainda não havia ressuscitado. Por conta disso, muitos católicos optam por abrir mão do consumo de carne vermelha durante esse dia, substituindo-a por peixe, por exemplo. Os sacramentos, em geral, não são realizados nesse dia, com algumas exceções.
Sábado de Aleluia em outras religiões
Embora a celebração do Sábado de Aleluia seja algo muito tradicional na cultura do brasileiro, esse dia pode ter outro significado de acordo com a religião de cada indivíduo.
→ Sábado de Aleluia para os evangélicos
Para os evangélicos, a celebração do Sábado de Aleluia é bem mais simples do que ocorre na tradição católica. Os evangélicos consideram o dia como o momento que antecede a celebração da Páscoa, mas não há, em geral, nenhum tipo de evento que celebra especificamente o Sábado de Aleluia, uma vez que as atenções estão voltadas para a Páscoa.
→ Sábado de Aleluia para os católicos
Como já reforçado ao longo do texto, o Sábado de Aleluia é uma data muito importante para os católicos por ser parte da tradição da Semana Santa, sendo considerado o último dia desse período litúrgico. O encerramento do Sábado de Aleluia para os católicos, inclusive, se dá com a Vigília Pascal.
Essa celebração acontece na noite do Sábado de Aleluia e na madrugada do Domingo de Páscoa, devendo ser encerrada antes do amanhecer. É um dos momentos mais importantes da trajetória de fé dos católicos, sendo a cerimônia em que ocorre o acendimento do Círio Pascal, uma vela que simboliza a luz de Cristo, marcando novas celebrações até o Dia de Pentecostes.
Os católicos anunciam esse dia como momento para permanecer em silêncio e devoção em respeito e lembrança do sacrifício de Jesus. Muitos preferem seguir seu dia assim, mantendo-se em orações.
→ Sábado de Aleluia para a umbanda
A umbanda é uma religião brasileira de matriz africana, e, para ela, o Sábado de Aleluia também é um dia com importante sentido. Os umbandistas consideram que o Sábado de Aleluia é um momento de renovação espiritual e de retorno dos trabalhos dos orixás, que não são realizados durante a Quaresma.
As tradições umbandistas para o Sábado de Aleluia têm um sentido distinto do que têm para católicos e cristãos, uma vez que a celebração não está relacionada com a Páscoa, porque é um momento para se reconectar com guias espirituais e para realização de diferentes tipos de rituais nos terreiros como forma de fortalecer a fé de cada indivíduo.
Crédito de imagem
[1] Zvonimir Atletic / Shutterstock
Fontes
FLORO, Vitória. Sábado de Aleluia para a umbanda: Entenda significado da data para outras religiões. Disponível em: https://interior.ne10.uol.com.br/noticias/2023/04/15436716-sabado-de-aleluia-para-a-umbanda-entenda-significado-da-data-para-outras-religioes.html.
BARBI, Roberta. Sábado Santo, o dia do silêncio. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-04/sabado-santo-dia-do-silencio.html.
TEMPESTA, Cardeal Orani João. O significado da oração e do silêncio no Sábado Santo. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/o-significado-da-oracao-e-do-silencio-no-sabado-santo/.
REDAÇÃO. A Vigília Pascal faz do Sábado Santo uma noite de luz. Disponível em: https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/semana-santa/vigilia-pascal-faz-sabado-santo-uma-noite-de-luz/.
Ferramentas Brasil Escola




Artigos Relacionados

Últimas notícias
Outras matérias


