Semana Santa
A Semana Santa é uma tradição cristã e o período de antecipação da Páscoa, iniciando-se sete dias antes dessa festividade. Começa no Domingo de Ramos e relembra os últimos acontecimentos da vida de Jesus antes de sua crucificação. Encerra-se com a ressurreição de Cristo e a comemoração disso no Domingo de Páscoa.
Os dias que formam a Semana Santa são os seguintes: Domingo de Ramos, Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa. As primeiras tradições relacionadas à antecipação da Páscoa se iniciaram no século III ou IV.
Leia mais: Procissão do Fogaréu — ritual tradicional católico que encena a prisão de Jesus Cristo
Resumo sobre Semana Santa
- A Semana Santa é uma tradição cristã nos sete dias que antecedem a Páscoa.
- Essa tradição relembra os últimos dias da vida de Jesus Cristo.
- A Semana Santa se inicia com o Domingo de Ramos, quando Jesus chegou triunfalmente em Jerusalém.
- Acaba com o Domingo de Páscoa e a celebração da ressurreição de Jesus.
- Os dias que formam a Semana Santa são: Domingo de Ramos, Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.
O que se comemora na Semana Santa?
A Semana Santa é uma das tradições mais populares do cristianismo, sendo um dos símbolos da Páscoa. Os cristãos realizam uma série de celebrações durante o período que relembram a última semana da vida de Jesus.
e uma evidência da divindade de Cristo. cristãcelebram a ressurreição de Jesus, entendida como um dos acontecimentos mais relevantes de fé A Semana Santa relembra, portanto, os últimos dias de Jesus Cristo antes de ser crucificado, evidenciando a Paixão de Cristo e o seu sofrimento. Em seguida, os cristãos
Inicia-se uma semana antes da Páscoa, quando ocorre o Domingo de Ramos, que marcou a chegada de Jesus a Jerusalém e a recepção triunfal que ele recebeu. Outros momentos fundamentais dessa semana são: a Sexta-Feira Santa, quando Jesus foi crucificado e morreu; e o Domingo de Páscoa, quando ele ressuscitou.
Os dias da Semana Santa são os seguintes: Domingo de Ramos, Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa. Os cristãos de tradição oriental consideram que a Semana Santa se inicia com o Sábado de Lázaro, quando Jesus ressuscitou seu amigo Lázaro.
A data da Semana Santa
A data da Semana Santa é definida de acordo com a data da Páscoa, uma vez que existe um critério que foi estabelecido no século IV para definir quando a Páscoa seria celebrada a cada ano. Esse critério estabelece que o Domingo de Páscoa será sempre o primeiro domingo depois da Lua cheia que acontece após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte). Uma vez estabelecida a data da Páscoa, define-se a data da Semana Santa, que sempre se inicia sete dias antes da Páscoa.
Semana Santa é feriado?
Em grande parte do país, a Sexta-Feira Santa é feriado. No entanto, é importante pontuar que a Sexta-Feira da Paixão ou Sexta-Feira Santa não é um dos feriados nacionais oficiais de nosso país. Nossa legislação estabelece que, para que a Semana Santa seja considerada feriado, é necessário que uma lei estadual ou municipal determine isso. Portanto, fica a cargo dos municípios e estados determinar se o dia será feriado ou não.
O que significa os dias da Semana Santa?
A liturgia cristã determina que cada dia da Semana Santa tem um significado com base nas ações de Jesus em cada um deles. Vejamos o que aconteceu em cada dia da Semana Santa segundo a narrativa cristã:
- Domingo de Ramos: nesse dia Jesus chegou a Jerusalém montado em um jumento e sendo recebido como um rei pela população da cidade. A reverência a Jesus alarmou as autoridades romana e judaica, e ambas passaram a temer que ele se transformasse no líder de uma rebelião.
- Segunda-Feira Santa: Jesus expulsou os comerciantes que estavam no templo, operou milagres e anunciou que sua missão estava próxima de ser finalizada.
- Terça-Feira Santa: foi ao Monte das Oliveiras depois de fugir de uma emboscada e realizou uma profecia aos seus discípulos sobre o fim dos tempos.
- Quarta-Feira Santa: não há relatos de acontecimentos desse dia, e os pesquisadores acreditam que Jesus ficou com amigos e familiares.
- Quinta-Feira Santa: Jesus teve a Última Ceia com os seus discípulos e também lavou os pés deles. Essa atitude estabeleceu a prática de lava pés entre os cristãos. Ainda nesse dia, Jesus foi ao Getsêmani orar e foi preso depois de ser traído por Judas.
- Sexta-Feira Santa: foi levado a julgamento, sendo condenado pelos judeus. Foi torturado e obrigado a carregar parte de sua cruz na Via Crucis. Foi crucificado e morreu nesse mesmo dia. Sua morte é chamada pelos cristãos de Paixão de Cristo.
- Sábado de Aleluia: o corpo de Jesus foi levado ao túmulo e os discípulos lamentaram a morte de seu mestre. É um dia de reflexão para os católicos e nenhuma celebração é realizada até o pôr do Sol. Na virada do dia, é realizada a Vigília Pascal.
- Domingo de Páscoa: é o dia em que Jesus Cristo ressuscitou, segundo a tradição cristã. Os relatos contam que Jesus fez várias aparições, e a primeira pessoa que o avistou foi Maria Madalena.
Leia mais: Quarta-Feira de Cinzas — data do calendário católico que inaugura a Quaresma
Semana Santa de 2024
Com a definição da data da Páscoa em 2024, os dias da Semana Santa nesse ano serão os seguintes:
- Domingo de Ramos: 24/03;
- Segunda-Feira Santa: 25/03;
- Terça-Feira Santa: 26/03;
- Quarta-Feira Santa: 27/03;
- Quinta-Feira Santa: 28/03;
- Sexta-Feira Santa: 29/03 (feriado);
- Sábado de Aleluia: 30/03;
- Domingo de Páscoa: 31/03.
Qual a origem da Semana Santa?
Não existe uma data específica para o surgimento da Semana Santa. No entanto, os historiadores sabem que as práticas religiosas relacionadas com a semana começaram no cristianismo entre os séculos III e IV. A partir desse período, algumas celebrações começaram a ser realizadas na semana anterior à Páscoa. Entre as práticas que começaram nesse período, destaca-se a abstenção do consumo de carne, uma ação que depois se relacionou com a Quaresma.
Créditos da imagem
[1]Renata Sedmakova e Shutterstock
Fontes
MOON, Kat. What to Know About the Origins and Meanings of the Major Holy Week Rituals. Disponível em: https://time.com/5567157/holy-week-history/
REDAÇÃO. Semana Santa: o significado de cada dia da celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Disponível: https://www.cnbb.org.br/261402-2/
REDAÇÃO. O Tríduo Pascal envolve três momentos do mistério em uma única celebração. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/dom-armando-o-triduo-pascal-envolve-tres-momentos-em-uma-unica-celebracao/