Whatsapp icon Whatsapp

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição do cristianismo, sendo um período de preparação para a Páscoa. Inicia-se sete dias antes dessa festividade, com o Domingo de Ramos.
Pintura representando Jesus Cristo sentado no Monte das Oliveiras, próximo ao Jardim de Getsêmani, em alusão à Semana Santa.
A Semana Santa relembra os últimos dias da vida de Jesus Cristo.[1]

A Semana Santa é uma tradição cristã e o período de antecipação da Páscoa, iniciando-se sete dias antes dessa festividade. Começa no Domingo de Ramos e relembra os últimos acontecimentos da vida de Jesus antes de sua crucificação. Encerra-se com a ressurreição de Cristo e a comemoração disso no Domingo de Páscoa.

Os dias que formam a Semana Santa são os seguintes: Domingo de Ramos, Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa. As primeiras tradições relacionadas à antecipação da Páscoa se iniciaram no século III ou IV.

Leia mais: Procissão do Fogaréu — ritual tradicional católico que encena a prisão de Jesus Cristo

Resumo sobre Semana Santa

  • A Semana Santa é uma tradição cristã nos sete dias que antecedem a Páscoa.
  • Essa tradição relembra os últimos dias da vida de Jesus Cristo.
  • A Semana Santa se inicia com o Domingo de Ramos, quando Jesus chegou triunfalmente em Jerusalém.
  • Acaba com o Domingo de Páscoa e a celebração da ressurreição de Jesus.
  • Os dias que formam a Semana Santa são: Domingo de Ramos, Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.

O que se comemora na Semana Santa?

A Semana Santa é uma das tradições mais populares do cristianismo, sendo um dos símbolos da Páscoa. Os cristãos realizam uma série de celebrações durante o período que relembram a última semana da vida de Jesus.

e uma evidência da divindade de Cristo. cristãcelebram a ressurreição de Jesus, entendida como um dos acontecimentos mais relevantes de fé A Semana Santa relembra, portanto, os últimos dias de Jesus Cristo antes de ser crucificado, evidenciando a Paixão de Cristo e o seu sofrimento. Em seguida, os cristãos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inicia-se uma semana antes da Páscoa, quando ocorre o Domingo de Ramos, que marcou a chegada de Jesus a Jerusalém e a recepção triunfal que ele recebeu. Outros momentos fundamentais dessa semana são: a Sexta-Feira Santa, quando Jesus foi crucificado e morreu; e o Domingo de Páscoa, quando ele ressuscitou.

Os dias da Semana Santa são os seguintes: Domingo de Ramos, Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa. Os cristãos de tradição oriental consideram que a Semana Santa se inicia com o Sábado de Lázaro, quando Jesus ressuscitou seu amigo Lázaro.

A data da Semana Santa

A data da Semana Santa é definida de acordo com a data da Páscoa, uma vez que existe um critério que foi estabelecido no século IV para definir quando a Páscoa seria celebrada a cada ano. Esse critério estabelece que o Domingo de Páscoa será sempre o primeiro domingo depois da Lua cheia que acontece após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte). Uma vez estabelecida a data da Páscoa, define-se a data da Semana Santa, que sempre se inicia sete dias antes da Páscoa.

Semana Santa é feriado?

Em grande parte do país, a Sexta-Feira Santa é feriado. No entanto, é importante pontuar que a Sexta-Feira da Paixão ou Sexta-Feira Santa não é um dos feriados nacionais oficiais de nosso país. Nossa legislação estabelece que, para que a Semana Santa seja considerada feriado, é necessário que uma lei estadual ou municipal determine isso. Portanto, fica a cargo dos municípios e estados determinar se o dia será feriado ou não.

O que significa os dias da Semana Santa?

A liturgia cristã determina que cada dia da Semana Santa tem um significado com base nas ações de Jesus em cada um deles. Vejamos o que aconteceu em cada dia da Semana Santa segundo a narrativa cristã:

  • Domingo de Ramos: nesse dia Jesus chegou a Jerusalém montado em um jumento e sendo recebido como um rei pela população da cidade. A reverência a Jesus alarmou as autoridades romana e judaica, e ambas passaram a temer que ele se transformasse no líder de uma rebelião.
  • Segunda-Feira Santa: Jesus expulsou os comerciantes que estavam no templo, operou milagres e anunciou que sua missão estava próxima de ser finalizada.
  • Terça-Feira Santa: foi ao Monte das Oliveiras depois de fugir de uma emboscada e realizou uma profecia aos seus discípulos sobre o fim dos tempos.
  • Quarta-Feira Santa: não há relatos de acontecimentos desse dia, e os pesquisadores acreditam que Jesus ficou com amigos e familiares.
  • Quinta-Feira Santa: Jesus teve a Última Ceia com os seus discípulos e também lavou os pés deles. Essa atitude estabeleceu a prática de lava pés entre os cristãos. Ainda nesse dia, Jesus foi ao Getsêmani orar e foi preso depois de ser traído por Judas.
  • Sexta-Feira Santa: foi levado a julgamento, sendo condenado pelos judeus. Foi torturado e obrigado a carregar parte de sua cruz na Via Crucis. Foi crucificado e morreu nesse mesmo dia. Sua morte é chamada pelos cristãos de Paixão de Cristo.
  • Sábado de Aleluia: o corpo de Jesus foi levado ao túmulo e os discípulos lamentaram a morte de seu mestre. É um dia de reflexão para os católicos e nenhuma celebração é realizada até o pôr do Sol. Na virada do dia, é realizada a Vigília Pascal.
  • Domingo de Páscoa: é o dia em que Jesus Cristo ressuscitou, segundo a tradição cristã. Os relatos contam que Jesus fez várias aparições, e a primeira pessoa que o avistou foi Maria Madalena.

Leia mais: Quarta-Feira de Cinzas — data do calendário católico que inaugura a Quaresma

Semana Santa de 2024

Com a definição da data da Páscoa em 2024, os dias da Semana Santa nesse ano serão os seguintes:

  • Domingo de Ramos: 24/03;
  • Segunda-Feira Santa: 25/03;
  • Terça-Feira Santa: 26/03;
  • Quarta-Feira Santa: 27/03;
  • Quinta-Feira Santa: 28/03;
  • Sexta-Feira Santa: 29/03 (feriado);
  • Sábado de Aleluia: 30/03;
  • Domingo de Páscoa: 31/03.

Qual a origem da Semana Santa?

Não existe uma data específica para o surgimento da Semana Santa. No entanto, os historiadores sabem que as práticas religiosas relacionadas com a semana começaram no cristianismo entre os séculos III e IV. A partir desse período, algumas celebrações começaram a ser realizadas na semana anterior à Páscoa. Entre as práticas que começaram nesse período, destaca-se a abstenção do consumo de carne, uma ação que depois se relacionou com a Quaresma.

Créditos da imagem

[1]Renata Sedmakova e Shutterstock

Fontes

MOON, Kat. What to Know About the Origins and Meanings of the Major Holy Week Rituals. Disponível em: https://time.com/5567157/holy-week-history/

REDAÇÃO. Semana Santa: o significado de cada dia da celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Disponível: https://www.cnbb.org.br/261402-2/

REDAÇÃO. O Tríduo Pascal envolve três momentos do mistério em uma única celebração. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/dom-armando-o-triduo-pascal-envolve-tres-momentos-em-uma-unica-celebracao/

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Data da Páscoa
Clique aqui e acesse este texto para saber mais sobre a datação do dia em que se comemora a Páscoa. Entenda os critérios utilizados por cada religião.
História da Páscoa
Acesse este link do Mundo Educação e tenha acesso a informações sobre os diferentes significados da Páscoa, seja em sua tradição judaica e relacionada à história dos hebreus, seja em sua tradição cristã, relacionada diretamente com a vida de Cristo, além de conhecer algumas influências de outros povos na Páscoa.
Páscoa Cristã
Acesse este link do Mundo Educação e tenha acesso a informações sobre o significado da Páscoa para os cristãos. Entenda como essa comemoração está relacionada com a crucificação e ressurreição de Cristo e veja como ela é comemorada aqui no Brasil durante a Semana Santa.
Sexta-Feira Santa
Clique no link para aprender sobre a Sexta-Feira Santa. Entenda o que esse dia representa para os cristãos e saiba se é considerado feriado no Brasil.
Símbolos da Páscoa
Acesse para conhecer mais sobre os símbolos da Páscoa. Confira detalhes sobre os ovos de Páscoa, a colomba pascal, o Círio Pascal, o pão e o vinho, entre outros.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.