Quaresma
Quaresma são os 40 dias que antecedem a celebração da Páscoa e são entendidos, em algumas vertentes do cristianismo, como momento de reflexão e realização de penitências. Os historiadores não sabem muito sobre o que levou ao surgimento da Quaresma, mas sabem que ela foi estabelecida em 325 d.C., durante o primeiro Concílio de Niceia.
Para muitos, a Quaresma pode ter uma duração de 44 ou 46 dias, estendendo-a até a Quinta-feira Santa ou Sábado de Aleluia, respectivamente. A data de início da Quaresma se dá na Quarta-feira de Cinzas, e a definição do início da Quaresma depende da definição da data da Páscoa. A definição da data da Páscoa segue um critério que leva em consideração o equinócio da primavera, no Hemisfério Norte, e as fases da Lua.
Leia mais: Dez pragas do Egito — conheça a história que originou a Páscoa judaica
Resumo sobre a Quaresma
-
A Quaresma é o período que antecede a Páscoa, possuindo, tradicionalmente, 40 dias de duração.
-
Alguns cristãos entendem que a Quaresma tem 44 ou 46 dias de duração.
-
É entendida como um período de preparação espiritual dos fiéis para a Páscoa.
-
A Quaresma se inicia na Quarta-feira de Cinzas e se encerra no Domingo de Ramos.
-
A primeira Quaresma foi estabelecida em 325, durante o primeiro Concílio de Niceia.
O que é a Quaresma?
Um dos costumes cristãos mais conhecidos, praticado por milhões de pessoas, é a observância da Quaresma. Esse é um período do calendário litúrgico do cristianismo que serve como antecipação e preparação para a Páscoa — a celebração da ressurreição de Jesus e a festa mais popular do cristianismo.
A Quaresma funciona mais como uma preparação espiritual e menos como uma preparação física ou material. Isso porque, nesse período, há o costume de realizar ações de penitência que têm como objetivo santificar o fiel, afastá-lo do pecado e aproximá-lo de Deus. Ao longo do texto, veremos quais são as penitências praticadas nesse período.
Início e duração da Quaresma
Popularmente, entende-se a Quaresma como um período de 40 dias. Esse tempo tem como marco inicial a Quarta-feira de Cinzas e se encerra no Domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa. No entanto, existem aqueles que entendem essa tradição de outra maneira.
Alguns consideram que a Quaresma tem duração de 46 dias. Nesse caso, ela se estende da Quarta-feira de Cinzas até o Sábado de Aleluia. Outros, como o papa Paulo VI, entendiam-na como um período de 44 dias. Paulo VI argumentava que o encerramento desse período se dava na Quinta-feira Santa.
A questão da duração é apenas uma curiosidade, pois para os cristãos, o mais importante é o significado da Quaresma e o que ela anuncia. Enquanto preparação, os fiéis entendem que se trata do momento mais propício para realização de penitências, porque elas lembram o exemplo do sacrifício de Jesus.
Veja também: Coelho da Páscoa — teorias que explicam a origem desse símbolo pascal
Quais são as penitências da Quaresma?
Entre as ações de penitência, está a prática do jejum. Alguns se abstêm de carne vermelha, outros deixam de consumir algum tipo de doce ou de usar redes sociais, por exemplo. As práticas de jejum são inúmeras e vão da escolha de cada indivíduo. A Igreja Católica orienta seus fiéis a reforçarem ações de caridade durante a Quaresma, e muitos deles passam mais tempo fazendo leitura e meditação da Bíblia, além das orações.
Quando surgiu a Quaresma?
Não sabemos muito sobre como a Quaresma se consolidou enquanto prática no cristianismo, mas sabemos que seu estabelecimento na Igreja Católica aconteceu no século IV d.C. O marco do surgimento da Quaresma foi o primeiro Concílio de Niceia. Esse concílio reuniu as principais autoridades da Igreja da época e aconteceu no território da atual Turquia.
O registro desse encontro, escrito em grego, fala da Quaresma por meio do termo tessarakonta, que significa “quarenta”. Além de estabelecer o surgimento dessa tradição cristã, esse evento foi o responsável pela padronização da data da Páscoa. Ficou decidido que a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia que ocorre depois do equinócio da primavera (no Hemisfério Norte).
Alguns historiadores levantam a hipótese de que a criação da Quaresma se deu por influência de antigos cristãos orientais que faziam jejum dias antes da Páscoa. Uma prática muito comum eram os batismos pascais, e os envolvidos com o batismo faziam um jejum rigoroso. A duração desse ato variava de lugar para lugar. Foi a partir da Alta Idade Média que a Quaresma começou a ser iniciada na Quarta-feira de Cinzas. Essa prática foi estabelecida no pontificado de Gregório I, papa de 590 a 604. Para saber mais sobre a história da Páscoa, clique aqui.
Datas da Páscoa e da Quaresma em 2024
Como mencionado acima, o critério para determinar a data de celebração da Páscoa foi estabelecido no primeiro Concílio de Niceia, em 325, baseando-se no equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e nas fases da Lua. Com isso, sabemos quando será a data da Páscoa, e isso é fundamental, porque outras datas da liturgia cristã dependem dessa definição.
Como a Páscoa é uma celebração de data móvel, o Carnaval e o período em que se inicia e se encerra a Quaresma também possuem datas móveis que se alteram todos os anos. No caso de 2024, a Páscoa é celebrada em 31 de março, e podemos entender o porquê dessa data por meio do critério explicado neste texto.
O equinócio da primavera em 2024, no Hemisfério Norte, acontece em 20 de março. A primeira Lua cheia, depois de 20 de março, acontece no dia 25 de março, uma segunda-feira. O primeiro domingo após a primeira Lua cheia se dá em 31 de março, exatamente o Domingo de Páscoa. A Semana Santa se inicia, portanto, sete dias antes, em 24 de março, dia de Domingo de Ramos.
O Domingo de Ramos é o dia que encerra o período da Quaresma, e 40 dias antes disso temos a Terça-feira de Carnaval, que em 2024 aconteceu em 13 de fevereiro. A Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma, acontece no dia seguinte, 14 de fevereiro.
Com base nesse critério, as datas da Páscoa e do início da Quaresma serão nos seguintes dias:
Ano |
Páscoa |
Quaresma |
2024 |
31 de março |
14 de fevereiro |
2025 |
20 de abril |
5 de março |
2026 |
5 de abril |
18 de fevereiro |
2027 |
28 de março |
10 de fevereiro |
2028 |
16 de abril |
1º de março |
Saiba mais: Corpus Christi — outra celebração católica que lembra a morte e a ressurreição de Cristo
Curiosidades sobre a Quaresma
-
Um detalhe importante da Quaresma é que ela é um costume de católicos, ortodoxos, luteranos e anglicanos. No Brasil, existem todas essas vertentes do cristianismo, sendo que os católicos são os mais numerosos. Outro grupo cristão muito numeroso são os evangélicos, originários do luteranismo, mas eles não observam a Quaresma.
-
Durante a Quaresma, as igrejas católicas são decoradas com tecidos na cor roxa. Na visão católica, essa cor simboliza dor e penitência, sendo que a primeira remete ao sacrifício de Jesus, e a segunda, aos atos que devem ser praticados pelos cristãos durante esse período. A decoração também tem como objetivo trazer foco para o altar e para o milagre de Jesus.
-
O termo Quaresma é a forma na língua portuguesa para se referir a esse período do calendário cristão e ele deriva da palavra “quarenta”, cuja origem vem de quadragesima, no latim. Outros idiomas derivados do latim, como o espanhol, o italiano e o francês, têm palavras parecidas para nomear a tradição.