Whatsapp icon Whatsapp

Liberalismo x Keynesianismo

Até a década de 30, a corrente teórica que reinava nas principais potências econômicas do mundo era o liberalismo econômico. O principal conceito dessa teoria é a “mão invisível” do mercado. O que é isso? Sabemos que o capitalismo não é um sistema perfeito, ou seja, existem várias falhas de mercado. Se essas falhas não existissem, não haveria problemas de monopólio ou superprodução, por exemplo. O liberalismo afirma que o mercado já possui mecanismos que são capazes de regular e corrigir essas falhas. Ora, se o mercado já possui esses mecanismos, qual a função do Estado na economia? É justamente esse o pensamento dos liberalistas: a não-intervenção do Estado na economia. Na verdade, o Estado deveria exercer apenas duas funções: cumprir os contratos e garantir a propriedade privada.

Um dos exemplos de falhas de mercado citados acima – a superprodução – foi o problema central da Crise de 29. Foi a partir daí que a teoria do liberalismo foi colocada em xeque, pois se o mercado fosse tão “independente” assim, não haveria uma crise tão profunda. Em 1926, John Maynard Keynes postulou uma teoria na qual rompia totalmente com os princípios liberalistas. Keynes pregava a intervenção do Estado na economia, aliás, não só na economia, mas em todos os aspectos que fossem necessários.

O keynesianismo, de certa forma, passou a substituir o liberalismo após a Segunda Guerra Mundial, uma vez que vários países, especialmente os europeus, se encontravam abalados economicamente. Esse tipo de organização política e econômica ficou denominado como Welfare State (Estado de bem-estar social).
Publicado por Tiago Dantas
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O governador é o responsável pela administração de seu estado e escolhido pela população por meio de uma eleição.
Governador
Clique aqui para entender o que é um governador. Veja as funções desse cargo no Brasil e como a população brasileira escolhe os seus governadores.
Alexis de Tocqueville foi um dos mais destacados pensadores e políticos liberais do século XIX
Liberalismo de Tocqueville
Fique sabendo de que modo se caracterizou o Liberalismo de Tocqueville no século XIX.
Lobby
Lobby, o que é lobby, o que caracteriza um lobby, fazer lobby, política, influências, corrupção, interesses, jogo político, lobby é ilegal?, lobista, jogo de interesses.
ranklin D. Roosevelt foi presidente dos Estados Unidos e aplicou em seu governo o New Deal, programa de recuperação econômica após a crise de 1929.
New Deal
Acesse o site e conheça mais sobre o New Deal. Veja quais foram as suas principais ações empreendidas para reerguer a economia norte-americana após a crise de 1929.
Raymundo Faoro
Conheça um pouco mais sobre Raymundo Faoro, sua biografia, suas ideias e suas análises sobre a formação do Estado brasileiro.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.