Whatsapp icon Whatsapp

A energia de ativação nas reações do cotidiano

O atrito fornece a energia de ativação para acender o palito de fósforo, que libera calor mantendo a reação até que o reagente acabe
O atrito fornece a energia de ativação para acender o palito de fósforo, que libera calor mantendo a reação até que o reagente acabe

No texto “Energia de ativação e complexo ativado” se explicou que a energia de ativação é uma quantidade de energia mínima, característica de cada reação, que é necessária para que se forme o complexo ativado (composto intermediário entre os reagentes e os produtos) e, por fim, a reação química ocorra.

Portanto, sem ela a reação não acontece. Inúmeros casos de reações comuns em nosso cotidiano comprovam isso. Vejamos alguns exemplos:

  • Gás de cozinha e isqueiro: O gás de cozinha e o gás contido num isqueiro possuem afinidades com o oxigênio presente no ar, para reagir e entrar em combustão. Porém, apenas abrir a válvula do fogareiro, ocorrendo o escape do combustível, não é suficiente para que a reação ocorra. É necessária uma faísca, como a provida pelos fogões elétricos, pela chama de um fósforo ou pelo atrito que fazemos no isqueiro.

Isso acontece porque, para que a reação ocorra, é necessário que pelo menos uma fração das moléculas do sistema tenham a necessária energia de ativação, e a faísca fornece essa energia. Visto que a reação é exotérmica, haverá a liberação de energia na forma de calor suficiente para ativar as outras moléculas e a reação continuar ocorrendo.

O mesmo acontece com a vela, sendo que o calor da chama de um palito de fósforos fornece sua energia de ativação; e depois de iniciada a sua combustão, continua queimando indefinidamente, se não houver nenhuma influência externa, ou até que a vela acabe.

O gás de cozinha, a vela e o isqueiro precisam de uma faísca para reagir

  • Fósforo: Para acender um palito de fósforo é necessário atritá-lo com a caixa, fornecendo a energia de ativação. Assim, como no caso do gás de cozinha, do isqueiro e da vela, essa reação é exotérmica e o calor do processo realimenta o sistema e a reação prossegue até os reagentes se esgotarem.
  • Água oxigenada: A reação de decomposição da água oxigenada ocorre quando a luz fornece a energia de ativação. É por isso que esse composto normalmente é guardado em frascos opacos ou escuros, impedindo a entrada de luz e, em consequência, a sua decomposição.

Água oxigenada guardada em frascos escuros e opacos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Airbag: Esses dispositivos usados principalmente em carros são balões de ar com pastilhas de nitrogênio, que são acionadas por uma faísca ou descarga elétrica fornecida por uma central eletrônica. Quando o carro sofre um forte impacto, os sensores do carro emitem sinais para essa unidade de controle que fornece a faísca, inflando o airbag. Essa reação é de extrema importância, pois amortece o choque e evita danos físicos que poderiam ser causados ao motorista e aos passageiros.

O airbag funciona por meio de uma faísca elétrica

  • Reações na atmosfera: O oxigênio e o nitrogênio presentes na atmosfera só reagem quando houver descargas elétricas causadas pelos relâmpagos em dias chuvosos, que fornecem a energia de ativação dessa reação. Ela também ocorre no interior dos motores de explosões internas, quando a vela do motor libera uma faísca.

A reação entre o oxigênio e o nitrogênio na atmosfera e no motor do carro

  • Balas de armas de fogo: Tanto nessas balas quanto nos obuses militares (peça de artilharia parecida com um canhão), o detonador é explodido e isso causa a combustão do propelente. O choque mecânico causa essa explosão dos detonadores, sendo que o mais comum é o fulminato de mercúrio, um composto explosivo que pode ser inflamado com um forte golpe.

Imagem de obus militar

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Calores de reação
Calores de reação, variação de entalpia, Reação de neutralização, Reação de combustão, Calor de vaporização, dissolução, Calor de combustão, Calor de condensação, calor de formação.
Emulsão
Clique aqui, saiba o que é emulsão e conheça suas principais características e seus tipos.
Influência da Temperatura no Deslocamento do Equilíbrio Químico
Veja como o aumento ou a diminuição da temperatura de uma reação reversível pode levar ao deslocamento do equilíbrio químico.
Pilha de Alessandro Volta
Conheça a pilha de Volta, a primeira pilha elétrica a ser inventada.
Pressão Osmótica
Para impedir que a osmose ocorra é só aplicar uma pressão externa, denominada pressão osmótica, sobre a solução mais concentrada.
Variação da pressão atmosférica e ponto de ebulição
Entenda por que em lugares onde a altitude é menor, o ponto de ebulição da água também é menor.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.