Emulsões

Definição conceitual de emulsão

O óleo e a água não se misturam, mas se batermos essa mistura no liquidificador, poderemos observar algumas gotas de óleo de dimensões coloidais (as partículas dispersas possuem tamanho entre 1 nm e 1000nm) espalhadas na água. Esse caso constitui uma emulsão instável.

Formação de uma emulsão depois de se bater água e óleo no liquidificador.

Um exemplo de emulsão estável é o leite. O leite homogeneizado possui gorduras esfaceladas que estão dispersas na água. A olho nu ele parece ser apenas uma solução, isto é, uma mistura homogênea; porém, ao se usar instrumentos ópticos notam-se  diversas partículas em suspensão, sendo, portanto, uma dispersão coloidal do tipo emulsão.

A maionese também é uma emulsão estável apesar de ter óleo em sua constituição e ovo (note que 65,5 % da composição do ovo é água). Isso ocorre por causa dos chamados coloides protetores ou agentes emulsificantes ou tensoativos, que no caso da maionese são as proteínas que se encontram na gema do ovo. O papel dos coloides protetores é formar uma película em volta das gotas de óleo. Essa película é hidrófila, o que significa que possui afinidade com a água, assim a emulsão fica estabilizada e não ocorre como o exemplo do início, em que depois de pouco tempo o óleo e a água se separam, deixando de ser uma emulsão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os agentes emulsificantes são constituídos por moléculas com uma extremidade polar e outra apolar; é por isso que eles conseguem reduzir a superfície de tensão entre o óleo que é apolar, e a água que é polar. De tal modo, na preparação de produtos como cremes são adicionados esses agentes emulsificantes, dando assim a devida estabilidade para eles.

Outros exemplos de emulsões são a manteiga, o sangue e vários cosméticos, principalmente em creme.

Existem também emulsões sólidas, ou seja, que possuem um líquido disperso em um sólido.

Alguns exemplos de emulsões sólidas são a margarina, a opala (pedra preciosa ou semipreciosa) e a pérola.

Alguns exemplos de emulsão: manteiga, margarina, cremes, pérola, sangue, leite e maionese
Alguns exemplos de emulsão: manteiga, margarina, cremes, pérola, sangue, leite e maionese
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
Catálise
Catálise, Catalisador, velocidade de uma reação, Catálise homogênea, Catálise heterogênea, sistema monofásico, sistema difásico, reações que acontecem na presença de catalisadores, composição química, reagentes.
Camada de ozônio: proteção para nossa pele.
Reações Catalíticas e a Camada de Ozônio
Reações Catalíticas, Camada de Ozônio, raios ultravioletas emitidos pelo Sol, gases clorofluorcarbonetos, embalagens de aerossóis, fotólise, catálise, efeito estufa, incidência do câncer de pele.
A solubilidade das substâncias pode ser representada por meio de um gráfico, de acordo com a influência que a elevação da temperatura exerce
Curvas de solubilidade
Veja como fazer uma curva de solubilidade de uma substância que demonstre como sua solubilidade varia de acordo com a temperatura, em uma massa fixa do solvente.
O atrito fornece a energia de ativação para acender o palito de fósforo, que libera calor mantendo a reação até que o reagente acabe
A energia de ativação nas reações do cotidiano
Descubra de onde vem a energia de ativação que inicia várias reações, como acender o fósforo, isqueiro, gás de cozinha, inflar os airbags e a explosão das balas de armas.
A molecularidade está relacionada com a quantidade de moléculas que colidem para que a reação de fato aconteça
Molecularidade
Entenda o que é a molecularidade de uma reação elementar e como ela se relaciona com a ordem de uma reação e com seus coeficientes.
O condensador é uma das principais vidrarias usadas em laboratório para destilação. Na figura, há um condensador de serpentina
Destilação
Descubra como é realizada a destilação, um dos métodos de separação de misturas mais aplicados.
A formação de íons provenientes de suas próprias moléculas origina o equilíbrio iônico da água
Equilíbrio iônico da água
Entenda como é formado o equilíbrio iônico da água, qual é o seu produto iônico, como este varia com a temperatura, bem como sua relação com o pH.
Calores de reação
Calores de reação, variação de entalpia, Reação de neutralização, Reação de combustão, Calor de vaporização, dissolução, Calor de combustão, Calor de condensação, calor de formação.
Eletroquímica
Ela está presente em casa, no trabalho e nas horas de lazer.
Os dentes devem ser bem cuidados pois são essenciais para a mastigação e consequente sobrevivência do ser humano.
Equilíbrio Químico nos dentes
Dentro da boca há um equilíbrio químico no qual a hidroxiapatita se dissocia dos seus íons.
A concentração de um suco é medida pela quantidade dele que está dissolvido
Concentração Comum
A concentração comum (C) é uma grandeza quantitativa que relaciona a massa do soluto que está presente em determinado volume da solução.
O aumento ou a diminuição da concentração dos reagentes e/ou dos produtos desloca o equilíbrio químico
Influência da Concentração no Deslocamento do Equilíbrio Químico
Entenda porque ocorre um deslocamento do equilíbrio químico quando alteramos as concentrações dos reagentes ou dos produtos em uma reação reversível.