Whatsapp icon Whatsapp

Berílio

O Berílio é um elemento químico altamente tóxico que pode lesionar o pulmão e até matar. Sua principal aplicação é nas ligas de cobre-berílio de reatores nucleares.
O berílio está na família dos metais alcalinoterrosos (grupo 2) na Tabela Periódica
O berílio está na família dos metais alcalinoterrosos (grupo 2) na Tabela Periódica

O berílio é o elemento químico de número atômico (Z) igual a 4 e seu único isótopo natural encontrado na Terra é o 49Be. Mas existem também outros cinco isótopos:  46Be, 47Be, 48Be, 410Be e 411Be. O berílio-10 é radioativo e possui meia-vida de 1.600.000 anos, sendo formado pela colisão de raios cósmicos com a atmosfera superior. O berílio-9 não é radioativo.


O átomo de berílio possui quatro prótons e cinco nêutrons 

Na natureza, ele é encontrado na forma de seus minérios; inclusive, a sua descoberta ocorreu por Vauquelin, em 1798, quando ele analisava dois minérios, o berilo e a esmeralda. O berílio foi obtido através do berilo e o elemento recebeu esse nome graças a esse minério que lhe deu origem.

Vauqueli mostrou também que tanto o berilo como a esmeralda são, na verdade, quimicamente idênticos, sendo formados por silicatos duplos de berílio e alumínio, Be3Al2(SiO3)6. A única diferença é que a esmeralda é verde porque possui também cerca de 2% de cromo (Cr). Existe também uma versão azul desse minério, conhecido como água-marinha:


Minérios do berílio: berilo, esmeralda e água-marinha

Apesar de existirem esses minérios de berílio, ele é um metal raro na Terra, sendo que há apenas 2 ppm nos solos e rochas, ou seja, há apenas 2 g em cada 1 000 000 g (ou 1 t). No mar, há menos de um grama de berílio em cada 1.000.000 de toneladas de água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O berílio é um elemento altamente tóxico, sendo que se a pessoa aspirar os seus sais, ela poderá sentir calafrios, febre e tosse dolorosa. Nos casos mais graves, ele pode causar inflamação nos pulmões, falta de ar e levar a uma doença que não tem cura, chamada de beriliose ou granulomatose pulmonar crônica, que pode levar à morte. Os que enfrentam maiores riscos de desenvolver essa doença são garimpeiros e lapidadores de água-marinha, berilo e esmeralda, bem como trabalhadores de indústrias que usam ligas de berílio.

 O berílio é um elemento bem leve que possui ponto de fusão relativamente alto (aproximadamente (1 278 ± 5) ºC) e, por isso, ele é usado na produção de giroscópios e guias inerciais de mísseis e foguetes. Mas a sua principal aplicação é na fabricação de ligas de cobre-berílio, que são usadas em reatores nucleares. Esse metal absorve nêutrons, que são usados para partir os átomos e realizar fissões, gerando energia nuclear. Além disso, em uma mistura de rádio e berílio, as partículas alfa do rádio provocam a desintegração do berílio, produzindo nêutrons.

Por isso, a liga de cobre-berílio também é usada como moderadores e refletores de nêutrons, bem como no fabrico de ferramentas que não produzem faíscas.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Representação do símbolo do elemento químico cálcio.
Cálcio (Ca)
Conheça as propriedades químicas do cálcio e seus principais compostos. Saiba também as funções do cálcio no organismo e quais as fontes alimentares desse nutriente.
Roentgênio possui número atômico 111.
Elemento 111: Roentgênio
Clique aqui e conheça as principais características do Roentgênio, um elemento relativamente novo.
Pigmentação verde das plantas: presença de magnésio.
Elemento Magnésio
Onde pode ser encontrado e quais suas funções principais.
Metal Alcalino
Rubídio
Clique aqui e conheça as características e utilizações do rubídio!
video icon
Enem
Pré-Enem | Sociologia da cultura: patrimônio e diversidade no Brasil
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Sociologia da cultura: patrimônio e diversidade no Brasil" com o professor João Gabriel!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!