Whatsapp icon Whatsapp

Éter Etílico

Estrutura molecular do Éter Etílico.
Estrutura molecular do Éter Etílico.

Os éteres podem ser caracterizados pela presença do átomo de oxigênio ligado a dois grupos orgânicos, o éter etílico faz parte desta classe de compostos e possui outras denominações como: éter sulfúrico, éter dietílico ou etoxietano. Fórmula molecular C4H10O e fórmula estrutural CH3CH2-O-CH2CH3.  É um líquido incolor, de cheiro característico que foi descoberto por Valerius Cordus, no século XVI. Este cientista realizava experimentos e ao submeter o álcool etílico à ação do ácido sulfúrico, percebeu o aparecimento da nova substância. Veja o processo de obtenção usado até nos dias atuais:

- aquecimento da mistura de álcool etílico com ácido sulfúrico até 140ºC, essa mistura é concentrada na proporção de 5:9, ou seja, a concentração de ácido sulfúrico na mistura é bem maior que de álcool etílico, daí o porquê da denominação de éter sulfúrico.

O éter etílico possui como propriedade característica a extrema volatilidade. A periculosidade do éter etílico é explicada por seus vapores, estes são mais densos que o ar e se o recipiente que o contém estiver aberto, os vapores se acumulam em pisos e mesas, e a aproximação de uma chama, por exemplo, gera uma explosão. Os produtos da combustão de éter etílico são água e gás carbônico.

A indústria utiliza éter etílico como solvente de resinas e óleos, como também no preparo de pólvora e seda artificial. Na medicina esse composto é usado como anestésico local, mas possui desvantagens de afetar a pressão arterial e irritar o trato respiratório, além do risco de provocar incêndios.

A comercialização de éter é fiscalizada, esse composto é usado para sintetizar a cocaína e também, como já foi dito, apresenta riscos de utilização.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Moléculas de alguns compostos da função dos aldeídos – metanal, etanal e etanodial
Aldeídos
Definição da função orgânica dos aldeídos, exemplos, principais propriedades e nomenclatura oficial e usual.
Anilina
Fenilamina, Anilina, compostos aromáticos, líquido oleoso incolor, solúvel em álcool e éter, substância venenosa, alcatrão mineral, coramento de células para serem vistas ao microscópio, azul-de-metileno, sais de diazônio, Otto Unverdorben, destilação seca do anil ou do índigo.
Classificação dos alcoóis
De acordo com a posição e o número de hidroxilas.
Enóis
Enóis são compostos orgânicos que apresentam em sua estrutura o grupo hidroxila ligado a um carbono insaturado e não aromático.
Brinquedo de PVC: este material oferece riscos?
Ftalatos
Ftalatos, o que são ftalatos, ftlalatos são tóxicos, tereftalato, utilização dos tereftalatos, PVC flexível, poli cloreto de vinila, ácido ftálico, éster, anel benzeno ligado a dois ácidos ftálicos, cancerígeno e broxante.
O primeiro corante sintético utilizado com sucesso no tingimento de tecidos foi uma amina que recebe o nome de N-metilbenzenoamina
Nomenclatura das aminas
Aprenda a realizar a nomenclatura das aminas primárias, secundárias e terciárias.
O THC é conhecido comumente por tetra-hidrocarbinol; porém seu nome oficial é 6,6,9-trimetil-3-pentilo-6H-dibenzo[b,d]piran-1-ol
Nomenclatura dos fenóis
Observe as regras de nomenclatura dos fenóis estabelecidas oficialmente, além dos nomes usuais mais comuns que também são aceitos pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada).
Os derivados do fenol, principalmente os cresóis, são muito usados em desinfetantes e bactericidas
Principais fenóis no cotidiano
Os fenóis são muito utilizados em nosso cotidiano. Conheça algumas dessas aplicações.
O acetato de sódio (sal orgânico) é um sódio cristalino
Propriedades dos Sais Orgânicos
Conheça as principais propriedades físicas e químicas apresentadas pelos sais orgânicos derivados dos ácidos carboxílicos.
O principal representante dos álcoois é o etanol
Álcoois
Conheça o grupo funcional dos álcoois, sua nomenclatura e principais utilizações no cotidiano.
video icon
Física
Espelhos esféricos: côncavos
Os espelhos esféricos são cavidades refletoras capazes de produzir imagens que tanto podem ser reais como virtuais. Nesta videoaula conheceremos as características gerais dos espelhos côncavos, tais como seus principais elementos geométricos e a forma como eles produzem imagens. Vamos lá?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.