Nomes dos novos elementos químicos

Os nomes dos novos elementos químicos, pertencentes ao sétimo período da Tabela Periódica, basearam-se no local de descoberta e na importância de um determinado cientista.
Siglas e nomes dos novos elementos químicos

O ano de 2016 foi muito importante para a Química, já que foram adicionados os novos elementos químicos à Tabela Periódica e também fornecidos a eles os seus possíveis nomes definitivos.

Os nomes dos novos elementos químicos foram sugeridos pelos grupos de cientistas que os descobriram. As sugestões basearam-se no país, estado ou cidade onde se descobriu o elemento e no papel de um grande cientista moderno.

Os novos elementos preencheram um vazio que existia no sétimo período da Tabela Periódica desde que Dimitri Mendeleev esboçou-a. No início do ano de 2016, esses elementos receberam os seguintes nomes provisórios:

• Ununtrium (Z=113)

• Ununpentium (Z=113)

• Ununseptium (Z=117)

• Ununoctium (Z=118)

Se não houver nenhuma modificação, a tendência é que os quatro novos elementos da Tabela Periódica tenham os seguintes nomes, autorizados pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC):

a) Nihônio

Esse é o nome do elemento batizado como Nihonium, cuja sigla oficial é Nh e com número atômico igual a 113. Ele foi descoberto no ano de 2003 pelo grupo de cientistas que trabalham no laboratório Riken, localizado no Japão.

O nome dado foi uma homenagem ao país em que foi descoberto – o Japão, a terra do Sol nascente –, haja vista que os japoneses têm o hábito de se referir ao seu país por meio da palavra Nihon.

Esse elemento pertence à família do Boro. Veja sua distribuição eletrônica:

OBS.: A camada de valência do Nihon contém dois elétrons no subnível s e um elétrom no subnível p.

b) Moscóvio

Esse é o nome do elemento batizado como Moscovium, cuja sigla oficial é Mc e com número atômico igual a 115. Ele foi descoberto no ano de 2004 pelos pesquisadores do laboratório de pesquisa nuclear de Dubna, na Rússia, com a colaboração dos pesquisadores de alguns laboratórios localizados no estado do Tennessee, Estados Unidos.

O nome Moscovium foi dado a esse elemento porque ele foi descoberto em um laboratório na cidade de Dubna, que fica próxima à cidade de Moscou, capital da Rússia.

Esse elemento pertence à família do Nitrogênio. Veja sua distribuição eletrônica:

OBS.: Camada de valência contém dois elétrons no subnível s e três elétrons no subnível p.

c) Tenessino

Nome do elemento batizado como Tennessine, cuja sigla oficial é Ts e com número atômico igual a 117. Ele foi descoberto no ano de 2010 por diferentes pesquisadores que trabalhavam em conjunto no Laboratório Nacional Oak Ridge, na Universidade de Vanderbilt e na Universidade de Knoxville, localizados no estado do Tennessee. Eles também contaram com a colaboração dos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Nuclear de Dubna (Rússia).

O nome Tennessine foi dado a esse elemento porque ele foi descoberto em laboratórios localizados no estado do Tennessee (EUA). Esse elemento é considerado um halogênio. Veja sua distribuição eletrônica:

OBS.: Camada de valência contém dois elétrons no subnível s e cinco elétrons no subnível p.

d) Oganosseno

Esse é o nome do elemento batizado como Oganesson, cuja sigla oficial é Og e com número atômico igual a 118. Ele foi descoberto no ano de 2003 por meio de um trabalho em conjunto de cientistas e pesquisadores do Instituto de Pesquisa Nuclear de Dubna (Rússia) e do Laboratório Nacional de Lawrence Livermore (Estados Unidos).

O nome Oganesson foi dado a esse elemento em homenagem ao físico nuclear russo Yuri Oganessian, o qual teve grande participação na descoberta e desenvolvimento de elementos químicos artificiais denominados de transactinoides (com número atômico maior que 103).

Esse elemento pertence à família dos gases nobres. Veja sua distribuição eletrônica:

OBS.: Camada de valência contém dois elétrons no subnível s e seis elétrons no subnível p.

Publicado por Diogo Lopes Dias