Whatsapp icon Whatsapp

Nomes dos novos elementos químicos

Os nomes dos novos elementos químicos, pertencentes ao sétimo período da Tabela Periódica, basearam-se no local de descoberta e na importância de um determinado cientista.
Siglas e nomes dos novos elementos químicos
Siglas e nomes dos novos elementos químicos

O ano de 2016 foi muito importante para a Química, já que foram adicionados os novos elementos químicos à Tabela Periódica e também fornecidos a eles os seus possíveis nomes definitivos.

Os nomes dos novos elementos químicos foram sugeridos pelos grupos de cientistas que os descobriram. As sugestões basearam-se no país, estado ou cidade onde se descobriu o elemento e no papel de um grande cientista moderno.

Os novos elementos preencheram um vazio que existia no sétimo período da Tabela Periódica desde que Dimitri Mendeleev esboçou-a. No início do ano de 2016, esses elementos receberam os seguintes nomes provisórios:

  • Ununtrium (Z=113)

  • Ununpentium (Z=113)

  • Ununseptium (Z=117)

  • Ununoctium (Z=118)

Se não houver nenhuma modificação, a tendência é que os quatro novos elementos da Tabela Periódica tenham os seguintes nomes, autorizados pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC):

a) Nihônio

Esse é o nome do elemento batizado como Nihonium, cuja sigla oficial é Nh e com número atômico igual a 113. Ele foi descoberto no ano de 2003 pelo grupo de cientistas que trabalham no laboratório Riken, localizado no Japão.

O nome dado foi uma homenagem ao país em que foi descoberto – o Japão, a terra do Sol nascente –, haja vista que os japoneses têm o hábito de se referir ao seu país por meio da palavra Nihon.

Esse elemento pertence à família do Boro. Veja sua distribuição eletrônica:

OBS.: A camada de valência do Nihon contém dois elétrons no subnível s e um elétrom no subnível p.

b) Moscóvio

Esse é o nome do elemento batizado como Moscovium, cuja sigla oficial é Mc e com número atômico igual a 115. Ele foi descoberto no ano de 2004 pelos pesquisadores do laboratório de pesquisa nuclear de Dubna, na Rússia, com a colaboração dos pesquisadores de alguns laboratórios localizados no estado do Tennessee, Estados Unidos.

O nome Moscovium foi dado a esse elemento porque ele foi descoberto em um laboratório na cidade de Dubna, que fica próxima à cidade de Moscou, capital da Rússia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse elemento pertence à família do Nitrogênio. Veja sua distribuição eletrônica:

OBS.: Camada de valência contém dois elétrons no subnível s e três elétrons no subnível p.

c) Tenessino

Nome do elemento batizado como Tennessine, cuja sigla oficial é Ts e com número atômico igual a 117. Ele foi descoberto no ano de 2010 por diferentes pesquisadores que trabalhavam em conjunto no Laboratório Nacional Oak Ridge, na Universidade de Vanderbilt e na Universidade de Knoxville, localizados no estado do Tennessee. Eles também contaram com a colaboração dos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Nuclear de Dubna (Rússia).

O nome Tennessine foi dado a esse elemento porque ele foi descoberto em laboratórios localizados no estado do Tennessee (EUA). Esse elemento é considerado um halogênio. Veja sua distribuição eletrônica:

OBS.: Camada de valência contém dois elétrons no subnível s e cinco elétrons no subnível p.

d) Oganosseno

Esse é o nome do elemento batizado como Oganesson, cuja sigla oficial é Og e com número atômico igual a 118. Ele foi descoberto no ano de 2003 por meio de um trabalho em conjunto de cientistas e pesquisadores do Instituto de Pesquisa Nuclear de Dubna (Rússia) e do Laboratório Nacional de Lawrence Livermore (Estados Unidos).

O nome Oganesson foi dado a esse elemento em homenagem ao físico nuclear russo Yuri Oganessian, o qual teve grande participação na descoberta e desenvolvimento de elementos químicos artificiais denominados de transactinoides (com número atômico maior que 103).

Esse elemento pertence à família dos gases nobres. Veja sua distribuição eletrônica:

OBS.: Camada de valência contém dois elétrons no subnível s e seis elétrons no subnível p.

Publicado por Diogo Lopes Dias
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Características dos gases nobres
Conheça as características dos gases nobres e entenda por que apenas esses elementos recebem a denominação de nobres na Tabela Periódica.
Classificação dos Elementos
A classificação dos elementos da Tabela Periódica é: metais, ametais ou não metais, semimetais, gases nobres e hidrogênio.
Distribuição eletrônica e a Tabela Periódica
Veja como indicar o subnível mais energético e o número de elétrons do átomo relacionando a distribuição eletrônica com a Tabela periódica.
Elementos Representativos
Aprenda a identificar na Tabela Periódica quais são os elementos representativos e veja algumas de suas propriedades e aplicações.
Elementos naturais e sintéticos
Confira aqui as principais características dos elementos naturais e sintéticos!
Halogênios
Descubra quais elementos são os halogênios. Conheça suas propriedades e características. Resolva os exercícios propostos sobre o tema.
Períodos e Famílias da Tabela Periódica
Conheça como são organizados os períodos e as famílias da Tabela Periódica!
video icon
"Como usar textos não verbais na dissertação" escrito sobre ilustração de pinturas de Tarsila do Amaral
Português
Como usar textos não verbais na dissertação
Citar um filme, uma frase de um pensador ou até a letra de uma canção na redação é fácil. Mas como fazer isso com o texto não verbal? Como fazer citações a pinturas, quadrinhos e demais obras não verbais? Assista a esta aula e entenda.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?