Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Tiocompostos ou Compostos Sulfurados

Tiocompostos ou Compostos Sulfurados

Os tiocompostos ou compostos sulfurados são os que apresentam um ou mais átomos de enxofre ligados à cadeia carbônica. Os principais são os tióis ou tioálcoois e os tioéteres.

Os tiocompostos são compostos orgânicos que possuem um ou mais átomos de enxofre (S) em sua estrutura. O termo “tio” vem do grego theion, que significa enxofre. Esses compostos também são chamados de compostos sulfurados, termo ligado a sulphur, que também significa enxofre, mas em inglês.

Uma das principais características dos compostos que contêm enxofre é que eles possuem um cheiro muito desagradável. O cheiro de ovo podre, por exemplo, ocorre pela presença do H2S (sulfeto de hidrogênio). Já o metanotiol (H3C — SH) possui um dos piores cheiros do mundo.

Fórmulas do metanotiol, um composto sulfurado que possui um dos piores cheiros do mundo
Fórmulas do metanotiol, um composto sulfurado que possui um dos piores cheiros do mundo

Visto que o enxofre pertence à mesma família que o oxigênio (família 16) e vem logo abaixo dele, eles possuem propriedades semelhantes e também formam compostos semelhantes, como veremos mais adiante.

Entre os tiocompostos mais conhecidos estão os tióis ou tioálcoois e os tioéteres, mas também existem os tioésteres, tiocetonas e tiofenois. Veja cada um desses grupos, como eles possuem semelhanças estruturais com os compostos oxigenados e alguns exemplos deles no cotidiano e na natureza:

* Tióis ou tioálcoois: São semelhantes ao grupo funcional dos álcoois — compostos que possuem o grupo OH ligado a um carbono saturado (que realiza somente ligações simples). De modo similar, os tióis possuem o enxofre (S) no lugar do oxigênio dos álcoois, ou seja, possuem o grupo SH ligado a um carbono saturado.

Álcool                   Tiol 
R OH              R SH

Exemplo:

Álcool                                   Tiol
H3C CH2 OH                H3C CH2 SH
      Etanol                               Etanotiol   

Veja que a nomenclatura dos tióis é realizada de forma semelhante à nomenclatura dos álcoois, mudando-se somente o sufixo “ol” por “tiol”.

Os tióis também são chamados de mercaptanas, palavra que vem do latim mercurium captans e significa “capturador de mercúrio”, justamente porque os tióis têm a capacidade de reagir com o mercúrio e formar precipitados.

Um exemplo de tiol importante é o butan-1-tiol que é adicionado ao gás de cozinha. O gás de cozinha é fundamentalmente formado pelos gases butano e propano, que não possuem cheiro. A presença do butan-1-tiol faz com que se sinta o cheiro quando há algum vazamento de gás, o que evita a ocorrência de acidentes.

O butan-1-tiol é adicionado ao gás de cozinha para conferir o odor que serve de alerta contra vazamentos
O butan-1-tiol é adicionado ao gás de cozinha para conferir o odor que serve de alerta contra vazamentos

Um tiol que está presente na natureza é o 3-metilbutan-1-tiol. Esse composto está presente no líquido amarelo e malcheiroso que os cangambás (Mephitis mephitis) expelem para proteger-se. Outro exemplo é o propan-1-tiol, que está presente na cebola, na cebolinha e no alho, conferindo-lhes os seus cheiros característicos quando cortados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O cheiro da cebola, alho e cebolinha devem-se a compostos sulfurados
O cheiro da cebola, alho e cebolinha devem-se a compostos sulfurados

* Tioéteres: São semelhantes ao grupo funcional dos éteres — compostos que possuem o oxigênio entre dois carbonos. O mesmo se dá com o enxofre no caso dos tioéteres. Veja:

   Éter                     Tioéter
R O R               R S R

Exemplo:

Éter                                       Tioéter
H3C O CH2 CH3                  H3C S CH2 CH3
       metoxietano                        sulfeto de metiletila   

Veja que a nomenclatura dos tioéteres segue a seguinte regra:

sulfeto de + nome do radical + nome do radical + a

Os tioéteres também são conhecidos como sulfetos. Se esses compostos forem submetidos a uma oxidação branda, eles transformar-se-ão em dissulfetos: R — S — S — R. Estes possuem grande importância biológica porque a ponte — S — S — une as longas moléculas de proteínas entre si. Um exemplo pode ser visto no texto Cabelos ondulados com permanente.

Um tioéter importante é o 2-cloroetilsulfanil-2-cloroetano, mais conhecido como gás mostarda. Sua fórmula é dada por: 

Cl CH2 CH2 S CH2 CH2 Cl

O gás mostarda tem esse nome porque possui um cheiro semelhante a alho com mostarda. Ele é extremamente tóxico, pode causar cegueira, edema pulmonar, lesões na pele e asfixia. Por isso, foi muito usado em guerras. Isso acontece porque ele reage com a água presente na umidade do ar ou no organismo e libera HCl. Esse produto é o responsável pela irritação na pele, nos olhos e no sistema respiratório que a pessoa sente quando é atingida por esse gás.

Cl  CH2 CH2 S CH2 CH2 Cl + 2 H2OHO CH2 CH2 S CH2 CH2 HO + 2 HCl

Reação de substituição do gás mostarda
Reação de substituição do gás mostarda

Agora veja no esquema a seguir como os demais tiocompostos assemelham-se aos respectivos grupos funcionais oxigenados:

Semelhanças entre tiocompostos e compostos oxigenados
Semelhanças entre tiocompostos e compostos oxigenados

O 3-metilbutan-1-tiol está no líquido que o cangambá utiliza como arma de defesa. Esse é um exemplo do odor desagradável que os tiocompostos possuem!
O 3-metilbutan-1-tiol está no líquido que o cangambá utiliza como arma de defesa. Esse é um exemplo do odor desagradável que os tiocompostos possuem!
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
Benzenossulfônico é o nome do ácido sulfônico presente nos detergentes
Nomenclatura de ácidos sulfônicos
Clique e conheça a regra estabelecida pela IUPAC para a nomenclatura de ácidos sulfônicos e aprenda a nomear esses compostos sulfurados!
O gás mostarda, uma arma química, é composto pelo tioéter sulfeto de dicloroetila
Tioéteres
Conheça as características, a forma de obtenção, as regras de nomenclatura e as aplicações dos compostos orgânicos denominados de tioéteres.
O principal representante dos álcoois é o etanol
Álcoois
Conheça o grupo funcional dos álcoois, sua nomenclatura e principais utilizações no cotidiano.
O fenol comum é o hidrobenzeno mostrado acima
Fenóis
Veja qual é o grupo funcional dos fenóis, suas principais características e propriedades, bem como suas aplicações.
Por que choramos ao cortar cebola?
Por que choramos ao cortar cebola?
Descubra por que cortar cebola nos faz chorar e veja truques que realmente dão certo para evitar as lágrimas na cozinha.
A cera de abelha é um éster.
Esteres
Ésteres, compostos orgânicos, fabricação de xaropes, glicéridos, fosfátides, lecitina do ovo, cefalina do cérebro, Essências, Flavorizantes, aromatizantes, acetato de pentila, produção de sabões, cera de abelha, cera de carnaúba.
Éteres são usados para fabricar seda artificial.
Éteres
Compostos orgânicos, átomo de oxigênio, radicais monovalentes alquila, éter metílico, metóxi-metano, anestésico inalatório, nomenclatura oficial para os Éteres, utilização na medicina.
O etanol (usado como combustível) recebe esse nome por conter apenas dois átomos de carbono em sua estrutura
Nomenclatura dos álcoois
Veja como realizar a nomenclatura dos álcoois com ou sem a presença de ramificações e insaturações e aprenda a identificar quando são monoálcoois, poliálcoois ou álcoois cíclicos.
Mudança na forma dos cabelos pode ser obtida com um processo conhecido como “permanente”
Cabelos ondulados com permanente
Veja por que o processo químico da permanente consegue mudar a forma dos cabelos.
As reações com haletos orgânicos possuem preço elevado, por isso, são usadas apenas em casos específicos, como na produção de medicamentos
Reações de Substituição em Haletos Orgânicos
Veja exemplos de reação de substituição em haletos orgânicos e qual é a ordem de reatividade desses compostos.