Função poética
A função poética é um recurso voltado para a construção estilística do texto. Ela está presente em uma diversidade de gêneros textuais, sendo mais comum em produções literárias, como os poemas, ou em anúncios publicitários.
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Resumo sobre função poética
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As principais características da função poética, que tem como finalidade atribuir ao seu receptor uma experiência estética, são: preocupação estética, uso de figuras de linguagem e texto criativo e inusitado.
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Além da função poética, há outras funções da linguagem. São elas: a função emotiva, a função conativa, a função referencial, a função fática e a função metalinguística.
Videoaula sobre função poética
O que é função poética?
A função poética é um recurso utilizado no intuito de proporcionar ao leitor uma experiência estética. Esse processo ocorre em diversos textos e se dá porque a função poética centra-se na mensagem utilizando mecanismos de inovação, surpresa e transformação do próprio texto. Essa função é muito comum principalmente em poemas e anúncios publicitários.
Características da função poética
As principais características da função poética são:
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preocupação estética com o texto, sendo possível subverter seu formato convencional e padronizado, por exemplo;
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uso constante de figuras de linguagem para evidenciar e destacar elementos da mensagem;
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texto criativo e de escrita inusitada;
Como mencionamos, a função poética pode ser encontrada em diversos gêneros textuais, sendo os principais deles o poema, o cordel e os anúncios publicitários. Neles, é muito comum vermos o uso de mensagens que brincam com a sua própria construção, como é o caso, por exemplo, dos poemas concretistas.
Exemplos de função poética
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Exemplo 1:
O texto acima é um exemplo da poesia concreta de Augusto de Campos. No poema em questão, o poeta subverte as convenções de escrita que priorizam as construções frasais e a linearidade para trazer uma composição de palavras que rompe as normas. Assim, podemos afirmar que o poema acima faz uso do recurso poético em sua construção por dar destaque à mensagem em si.
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Exemplo 2:
João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história Carlos Drummond de Andrade |
O poema de Carlos Drummond de Andrade também utiliza a função poética, pois traz uma série de repetições propositais e gradativas sobre o relacionamento das personagens e, ao final, a aparição de uma outra pessoa além já citadas, produzindo um efeito de estranhamento no leitor.
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Outras funções da linguagem
Além da função poética, há ainda outras cinco funções da linguagem. São elas:
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Função emotiva ou expressiva: focada no próprio emissor, isto é, em seus sentimentos e emoções, apresentando-se de forma subjetiva e pessoal. É encontrada principalmente em poemas, cartas, relatos pessoais etc.
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Função conativa ou apelativa: direcionada ao receptor, trazendo elementos que possam influenciá-lo sobre algo. Ela é muito comum em propagandas e discursos políticos ou religiosos.
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Função referencial ou denotativa: trata do conteúdo de maneira objetiva, clara e concisa. É encontrada com facilidade em textos de cunho jornalístico ou materiais didáticos.
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Função fática: centrada na construção da comunicação em si, com ênfase no contato estabelecido com o destinatário. É encontrada em contextos como a piada, bilhete, ligação telefônica, conversa de elevador etc.
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Função metalinguística: trata-se da linguagem falando de si mesma, levando em consideração o código utilizado no estabelecimento da comunicação. Há uma diversidade de gêneros textuais que a utilizam, como o dicionário, o romance, a resenha, o resumo etc.
Exercícios resolvidos sobre função poética
Questão 1
(Enem 2013)
Lusofonia
rapariga: s.f., fem. de rapaz: mulher nova; moça; menina; (Brasil), meretriz.
Escrevo um poema sobre a rapariga que está sentada
no café, em frente da chávena de café, enquanto
alisa os cabelos com a mão. Mas não posso escrever este
poema sobre essa rapariga porque, no brasil, a palavra
rapariga não quer dizer o que ela diz em portugal. Então,
terei de escrever a mulher nova do café, a jovem do café,
a menina do café, para que a reputação da pobre rapariga
que alisa os cabelos com a mão, num café de lisboa, não
fique estragada para sempre quando este poema atravessar o
atlântico para desembarcar no rio de janeiro. E isto tudo
sem pensar em áfrica, porque aí lá terei
de escrever sobre a moça do café, para
evitar o tom demasiado continental da rapariga, que é
uma palavra que já me está a pôr com dores
de cabeça até porque, no fundo, a única coisa que eu queria
era escrever um poema sobre a rapariga do
café. A solução, então, é mudar de café, e limitar-me a
escrever um poema sobre aquele café onde nenhuma
rapariga se pode sentar à mesa porque só servem café ao balcão.
JÚDICE, N. Matéria do Poema. Lisboa: D. Quixote, 2008.
O texto traz em relevo as funções metalinguística e poética. Seu caráter metalinguístico justifica-se pela
A) discussão da dificuldade de se fazer arte inovadora no mundo contemporâneo.
B) defesa do movimento artístico da pós-modernidade, típico do século XX.
C) abordagem de temas do cotidiano, em que a arte se volta para assuntos rotineiros.
D) tematização do fazer artístico, pela discussão do ato de construção da própria obra.
E) valorização do efeito de estranhamento causado no público, o que faz a obra ser reconhecida.
Resolução:
Alternativa D
Para resolvermos a questão acima, é importante estarmos cientes das duas funções abordadas no enunciado: a função poética e a função metalinguística. Como vimos, a função poética preocupa-se com a construção estética da obra, sendo o poema e o anúncio publicitário os textos em que isso ocorre com maior frequência. Isso pode ser percebido, dentre outros aspectos, na ausência de iniciais maiúsculas. Já a função metalinguística corresponde, nesse caso, ao texto falando de si mesmo. Considerando que há no texto várias ideias relacionadas à escrita do poema, conclui-se que o processo que prevalece é o da metalinguagem.
Questão 2
Leia o texto a seguir e responda
Qual é a função predominante no poema acima?
A) Função fática
B) Função conativa
C) Função poética
D) Função referencial
E) Função metalinguística
Resolução:
Alternativa C
O poema brinca com as palavras “beba”, “coca” e “cola”. Ele modifica a disposição do texto, quebrando a linearidade com a qual estamos acostumados. Prevalece, portanto, o uso da função poética, por tratar-se de um recurso estético.