Elon Musk

Elon Musk é um empresário e visionário tecnológico, fundador da SpaceX, CEO da Tesla, e pioneiro em projetos de inovação.
Elon Musk desde muito jovem demonstrou interesse por tecnologia e inovação.[1]

Elon Musk é um empresário e visionário tecnológico, fundador da SpaceX e CEO da Tesla. Nasceu em 1971, na África do Sul, e desde a infância demonstrou interesse por tecnologia, aprendendo a programar aos 10 anos, apesar de enfrentar bullying.

Pai de 10 filhos, Musk é conhecido por dar nomes criativos, como X Æ A-Xii. Embora tenha sido criado em um ambiente cristão, não se identifica como religioso, preferindo uma visão científica do mundo. Formou-se em Economia e Física na Universidade da Pensilvânia e abandonou um doutorado em Stanford para se dedicar ao empreendedorismo.

Sua carreira começou com a venda da Zip2 e a criação do PayPal, expandindo-se com a fundação da SpaceX e a liderança da Tesla, em que atua como CEO desde 2008. Ele se define como um “otimista tecnológico”, acreditando que a tecnologia pode resolver problemas globais e defendendo a colonização de Marte.

Leia também: Donald Trump — a biografia do empresário que se tornou presidente dos EUA

Resumo sobre Elon Musk

  • Elon Musk nasceu em 1971, na África do Sul. Aprendeu a programar aos 10 anos e desenvolvendo seu primeiro jogo aos 12.
  • Musk tem 10 filhos, incluindo dois com a cantora Grimes e dois com a executiva Shivon Zilis.
  • Embora tenha crescido em um ambiente culturalmente cristão, Musk não se identifica como religioso, preferindo uma abordagem racional e científica.
  • Estudou no Canadá e nos EUA, obtendo diplomas em Economia e Física pela Universidade da Pensilvânia.
  • Sua carreira começou com a venda de sua primeira empresa, Zip2, seguida pela fundação do PayPal, e depois expandiu-se com a criação da SpaceX.
  • Musk entrou na Tesla em 2004 e, como CEO desde 2008, transformou a empresa em uma das maiores fabricantes de carros elétricos.
  • Ele se identifica como um “otimista tecnológico” e “tecnocrata”, acreditando que a tecnologia pode solucionar problemas globais como a mudança climática, e defende a colonização espacial.
  • Recebeu inúmeros prêmios ao longo de sua carreira, incluindo a Medalha de Ouro da Royal Aeronautical Society, e foi nomeado Personalidade do Ano pela revista Time em 2021.
  • Já apareceu em filmes e séries, como Homem de Ferro 2 e The Big Bang Theory, além de ser tema de livros.
  • Musk tem cidadania tripla, trabalha mais de 80 horas por semana e tem uma forma leve de autismo.

Biografia de Elon Musk

  • Infância de Elon Musk

Elon Musk nasceu em 28 de junho de 1971, em Pretória, na África do Sul. Filho de Maye Musk, uma nutricionista e modelo canadense, e Errol Musk, um engenheiro sul-africano, Elon cresceu em um ambiente de classe média alta. Desde muito jovem, demonstrou interesse por tecnologia e inovação. Aos 10 anos, começou a se interessar por computadores e, aos 12, aprendeu sozinho a programar.

Foi nessa época que desenvolveu e vendeu seu primeiro jogo de computador, chamado Blastar. Sua infância, entretanto, não foi fácil. Ele sofreu bullying severo na escola e, em uma ocasião, chegou a ser hospitalizado após ser empurrado por um grupo de colegas. Esse período difícil contribuiu para moldar sua personalidade resiliente e determinada.

  • Filhos de Elon Musk

Elon Musk é pai de 10 filhos. Com sua primeira esposa, Justine Wilson, com quem foi casado entre 2000 e 2008, teve seis filhos, mas o primogênito morreu tragicamente de síndrome da morte súbita infantil. Os outros cinco filhos são gêmeos e trigêmeos, concebidos por fertilização in vitro.

Mais recentemente, Musk teve filhos com a cantora canadense Grimes. O casal deu aos filhos nomes incomuns, como X Æ A-Xii e Exa Dark Sideræl. Além disso, teve mais dois filhos com Shivon Zilis, uma executiva de uma de suas empresas, totalizando 10 descendentes.

  • Religião de Elon Musk

Embora Musk tenha sido criado em um ambiente culturalmente cristão, ele não se identifica como religioso. Em várias entrevistas, o empresário afirmou que acredita mais na ciência e na razão do que em crenças religiosas. No entanto, ele também admitiu que não descarta a possibilidade de que algo possa existir além do que é comprovado pela ciência.

Sua visão sobre religião e espiritualidade reflete sua personalidade pragmática e focada em dados, ainda que tenha abordado a importância de princípios morais em algumas de suas falas.

Formação de Elon Musk

Elon Musk começou sua educação em escolas na África do Sul, mas, aos 17 anos, decidiu se mudar para o Canadá, em parte para evitar o serviço militar obrigatório sob o regime do apartheid. Ingressou na Queen’s University, em Ontário, onde estudou por dois anos. Depois, transferiu-se para a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, onde obteve dois diplomas: um bacharelado em Economia pela Wharton School e outro em Física.

Após concluir a graduação, Musk foi aceito no programa de doutorado em Física aplicada e ciência dos materiais na Universidade de Stanford, mas abandonou o curso apenas dois dias após o início para se dedicar ao empreendedorismo no campo da internet e tecnologia.

Leia também: Robert Oppenheimer — a biografia de um dos responsáveis pela construção da bomba atômica

Carreira de Elon Musk

A trajetória profissional de Musk começou com a fundação da Zip2, uma empresa de software que oferecia guias de cidade online para jornais, em 1996. Em 1999, a Compaq adquiriu a Zip2 por cerca de 300 milhões de dólares, o que fez Musk ganhar notoriedade no mundo dos negócios. Com o dinheiro da venda, ele fundou a X.com, uma empresa de serviços financeiros online, que mais tarde se tornaria o PayPal, após fusão com outra startup.

Em 2002, o PayPal foi vendido para o eBay por 1,5 bilhão de dólares, consolidando Musk como um empresário de sucesso. Após isso, Musk fundou empresas que impactariam profundamente o futuro da tecnologia, como a SpaceX (em 2002), a Tesla (da qual se tornou CEO em 2008) e a Neuralink, além de projetos ambiciosos como o Hyperloop.

SpaceX, uma das empresas fundadas por Elon Musk.[2]

Elon Musk e a Tesla

Tesla, Inc. foi fundada por Martin Eberhard e Marc Tarpenning em 2003, com o objetivo de desenvolver veículos elétricos de alto desempenho e impacto ambiental reduzido. Musk se envolveu com a empresa em 2004, liderando uma rodada de financiamento e se tornando o presidente do conselho de administração.

Com o tempo, ele desempenhou um papel central na transformação da Tesla em uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo. Em 2008, Musk assumiu o cargo de CEO da Tesla e ajudou a empresa a atravessar momentos financeiros difíceis.

Sob sua liderança, a Tesla lançou veículos icônicos como o Roadster, o Model S, o Model 3 e o Cybertruck. Além de automóveis, ela também investe em soluções de energia limpa, como baterias residenciais e painéis solares. A visão de Musk para a Tesla vai além dos veículos elétricos, estendendo-se à criação de um futuro sustentável e movido a energia renovável.

Leia também: Nikola Tesla — o cientista que inspirou o nome da empresa de Musk

Qual a ideologia de Elon Musk?

Elon Musk é amplamente reconhecido como um defensor da inovação tecnológica e da sustentabilidade. Ele se considera um “tecnocrata” e “otimista tecnológico”, acreditando que a tecnologia pode resolver muitos dos desafios globais, como a mudança climática e a dependência de combustíveis fósseis.

Além disso, Musk é um forte defensor da colonização espacial, particularmente de Marte, como uma forma de garantir a sobrevivência da humanidade. Politicamente, ele se define como alguém que está “entre democratas e republicanos” nos Estados Unidos, embora suas opiniões sobre certos tópicos, como regulamentação governamental e impostos, sejam vistas como liberais no aspecto econômico. Musk já demonstrou apoio a ideias libertárias e críticas ao intervencionismo estatal.

Prêmios e reconhecimentos de Elon Musk

Ao longo de sua carreira, Elon Musk recebeu diversos prêmios e reconhecimentos por suas contribuições à ciência, à tecnologia e aos negócios. Entre os mais notáveis, estão a Medalha de Ouro da Royal Aeronautical Society, em 2012, e o Prêmio Heinlein de Realizações no Espaço Comercial.

Musk também foi nomeado como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em diversas ocasiões. Em 2021, ele foi eleito Personalidade do Ano pela mesma revista, reconhecendo sua influência em áreas como tecnologia e transporte. Além disso, Musk foi incluído na lista dos homens mais ricos do mundo, alcançando a primeira posição por alguns períodos, principalmente devido ao sucesso financeiro da Tesla e da SpaceX.

Elon Musk na cultura popular

A figura de Elon Musk transcendeu o mundo dos negócios e entrou na cultura popular. Ele já fez várias aparições em filmes e séries de TV, como Homem de Ferro 2, The Big Bang Theory e Rick and Morty, sempre interpretando a si mesmo. Sua personalidade e estilo de vida também inspiraram personagens ficcionais, como Tony Stark, o Homem de Ferro, no Universo Cinematográfico da Marvel.

Além disso, ele é o tema de diversos livros, como a biografia Elon Musk: como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro, de Ashlee Vance, que oferece um relato detalhado de sua vida e visão para o futuro da humanidade.

Curiosidades sobre Elon Musk

  • Elon Musk tem cidadania tripla: sul-africana, canadense e americana.
  • Ele é um dos fundadores da OpenAI, uma organização dedicada ao desenvolvimento de inteligência artificial segura e responsável.
  • Musk é conhecido por seu intenso ritmo de trabalho, frequentemente chegando a trabalhar mais de 80 horas por semana.
  • O nome de um de seus filhos com Grimes, X Æ A-Xii, gerou uma grande quantidade de memes e discussões nas redes sociais devido à sua singularidade.
  • Em 2021, Musk revelou que tem uma forma leve de autismo, o que ele considera uma das razões de seu foco extremo em suas empresas e projetos.
  • Ele já afirmou que quer morrer em Marte, mas “não em um impacto”.

Créditos da imagem

[1] Frederic Legrand - COMEO / Shutterstock

[2] Tada Images / Shutterstock

Fontes

ISAACSON, Walter. Elon Musk. Tradução de Rogerio W. Galindo e Rosiane Correia de Freitas. São Paulo: Intrínseca, 2023. 656 p.

INFANTE, Eduardo. Elon Musk – Os negócios do empreendedor que está mudando o mundo. 1. ed. São Paulo: Prata Editora, 2021.

Publicado por Tiago Soares Campos
Sociologia
O que é capacitismo?
Forma de preconceito contra pessoas com deficiência, o capacitismo é um problema social complexo e recorrente. Para saber mais, assista à nossa nova videoaula de Sociologia.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos