Nikola Tesla

Nikola Tesla foi um inventor austríaco de personalidade intrigante que desenvolveu inúmeras tecnologias relacionadas com o Eletromagnetismo.

Nikola Tesla foi um inventor austríaco que se dedicou à criação de tecnologias nos ramos da Engenharia Mecânica e da Eletricidade. Nasceu na aldeia Smiljan, em 1858, durante o Império Austríaco e, desde criança, era incentivado a desenvolver raciocínio lógico e a aprimorar a sua concentração e memória. Iniciou o curso de Engenharia Elétrica no Instituto Politécnico de Graz em 1873, mas não concluiu o curso. Em 1881, iniciou a sua carreira de engenheiro em uma companhia telefônica.

Tesla recebeu muitos títulos e prêmios durante a sua carreira. Em 1912, recusou-se a dividir o Prêmio Nobel de Física com Thomas Edison, com quem tinha sérias divergências. Em 1934, recebeu a medalha John Scott pelo desenvolvimento do sistema de energia polifásico.

Escultura de Nikola Tesla em Smiljan, Croácia
Escultura de Nikola Tesla em Smiljan, Croácia2

Acredita-se que Tesla sofria de transtorno obsessivo-compulsivo. O cientista apresentava inúmeras manias, tinha medo de contato com sujeira e germes (misofobia) e não ficava em quartos de hotel cujo número era divisível por três. Tesla morreu em 1943, aos 86 anos, na cidade de Nova Iorque.

Divergência com Thomas Edson

Uma das contribuições mais significativas de Tesla foi o desenvolvimento da chamada corrente alternada (AC), tipo de corrente elétrica variável no tempo que pode ser transmitida por longas distâncias.

Thomas Edson, inventor da lâmpada incandescente, era contemporâneo de Tesla e acreditava que a forma mais eficiente de transmissão de energia era por meio das correntes contínuas (DC), invariáveis no tempo e que apresentavam enorme dificuldade de serem transmitidas por longas distâncias. As brigas entre esses dois gênios duraram anos e, mesmo que o método de transmissão de energia por corrente alternada de Tesla fosse perigoso de ser aplicado, ele se mostrou infinitamente mais eficiente e é adotado até hoje nas transmissões de energia entre as usinas geradoras e as residências e indústrias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Contribuições à ciência

As contribuições de Tesla à ciência foram muitíssimo expressivas. Ele criou teorias e tecnologias que marcaram a história do desenvolvimento tecnológico da humanidade. Várias tecnologias utilizadas hoje foram criadas a partir dos princípios e protótipos desenvolvidos por Nikola Tesla. A lista a seguir destaca algumas das principais contribuições de Tesla.

  • Invenção da corrente alternada (AC);

  • Contribuiu para a invenção do rádio por Marconi (transmissão de informação via ondas eletromagnéticas);

  • Idealizou o radar;

  • Estudos relacionados com a ressonância magnética;

  • Desenvolveu o motor a indução (Indução eletromagnética);

  • Desenvolveu a lâmpada fluorescente;

  • Inventou o controle remoto;

  • Desenvolveu sistemas de ignição para veículos automotores etc.

1Créditos da imagem: Georgios Kollidas / Shutterstock.com
2Créditos da imagem: Tamisclao Shutterstock.com

Nikola Tesla deu importantes contribuições para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a eletricidade1
Nikola Tesla deu importantes contribuições para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a eletricidade1
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Assuntos relacionados
Em 1878, Thomas Edison inicia as tentativas de criação da lâmpada incandescente
Thomas Edison
Clique aqui para conhecer a história da vida de Thomas Alva Edison, famoso inventor estadunidense responsável pela criação da lâmpada incandescente.
As ondas eletromagnéticas são usadas na telecomunicação para emitir os sinais de TV e rádio
Ondas eletromagnéticas
Clique aqui e entenda o que são as ondas eletromagnéticas, aplicadas no cotidiano em celulares e na transmissão via satélite.
Representação eletromagnética
Eletromagnetismo
Clique aqui e conheça as principais características do eletromagnetismo!
Gerador construído por uma espira
Geradores eletromagnéticos
O estudo da indução magnética e o funcionamento de um gerador elétrico.
Indução eletromagnética
Você sabe o que é indução eletromagnética? Acesse para conferir um resumo sobre indução e as fórmulas usadas para calcular a força eletromotriz induzida.
As três leis de Kepler explicam a forma como ocorre o “balé” dos planetas ao redor do Sol *
Johannes Kepler
Clique aqui para conhecer a história de vida de Johannes Kepler, um dos maiores nomes da Física e responsável por mudanças profundas na Astronomia.
Estátua de Torricelli na cidade italiana de Faenza, lugar do nascimento do célebre cientista
Evangelista Torricelli
Clique aqui e conheça um pouco da história do cientista Evangelista Torricelli, o sucessor de Galileu Galilei e criador do barômetro.
A maior contribuição para a Física de Richard Feynman foi o desenvolvimento da Eletrodinâmica Quântica *
Richard Feynman
Clique aqui e conheça um pouco da vida de Richard Feynman, físico estadunidense que descobriu o motivo da explosão da nave Challenger em 1986.
Carl Sagan foi um dos maiores divulgadores da Astronomia no século XX *
Carl Sagan
Clique aqui e conheça a vida de Carl Sagan, astrônomo estadunidense do século XX que participou da missão Apollo para mandar o homem à Lua.