Animais do Pantanal
Os animais do Pantanal são extremamente diversificados. Essa diversificação está relacionada à alternância entre os períodos de secas e inundações que é característica desse bioma brasileiro e que afeta tanto sua fauna quanto a sua flora. Alguns dos animais mais conhecidos do Pantanal são o tuiuiú, a onça-pintada, o tamanduá-bandeira, a arara-azul-grande, a ariranha e a sucuri-amarela.
Leia também: Quais são os animais silvestres?
Resumo sobre os animais do Pantanal
- Os animais do Pantanal são extremamente diversificados.
- Os animais mais conhecidos do Pantanal são o tuiuiú, a onça-pintada, o jacaré-do-pantanal, o tamanduá-bandeira, a arara-azul-grande, a ariranha, a sucuri-amarela, o cervo-do-pantanal, a surucucu-do-pantanal e o dourado.
- O tuiuiú é considerado a ave símbolo do Pantanal.
- A onça-pintada, o cervo-do-pantanal e o tamanduá-bandeira são alguns dos maiores animais do Pantanal.
- O cachorro-vinagre é uma espécie de canídeo que habita o Pantanal.
Quais são os 10 animais mais conhecidos do Pantanal?
O Pantanal é um bioma brasileiro extremamente biodiverso e vários são os animais que o habitam. Essa grande diversidade existe porque o Pantanal, considerado a maior planície alagável do mundo, está sujeito a um regime de inundações em determinadas épocas do ano, o que afeta a flora e fauna da região.
Entre os animais mais conhecidos do Pantanal, estão:
- Tuiuiú (Jabiru mycteria): é considerado a ave símbolo do Pantanal.
- Onça-pintada (Panthera onca): maior felino das Américas, está no topo da cadeia alimentar no Pantanal.
- Jacaré-do-pantanal (Caiman yacare): é considerado um dos maiores predadores das águas do Pantanal.
- Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla): possui longas garras, que utiliza para se alimentar de formigas e cupins.
- Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus): é a maior espécie de arara do mundo.
- Ariranha (Pteronura brasiliensis): é uma excelente nadadora e se alimenta principalmente de peixes.
- Sucuri-amarela (Eunectes notaeus): se alimenta de peixes, aves e até de mamíferos de médio porte, como as capivaras. É a maior serpente do Pantanal, medindo até 4,5 m.
- Cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus): é considerado o maior cervídeo da América do Sul.
- Surucucu-do-pantanal (Hydrodynastes gigas): apresenta um comportamento de achatar o pescoço como forma de se defender quando é ameaçada.
- Dourado (Salminus brasiliensis): antes abundante no Pantanal, tornou-se escasso devido à pesca predatória.
Quantos animais existem no Pantanal?
Existe uma incrível diversidade de animais no Pantanal, que conta com aproximadamente 260 espécies de peixes de água doce, 60 espécies de anfíbios, 80 espécies de répteis, 650 espécies de aves e 124 espécies de mamíferos. A seguir, estão listadas algumas das espécies de cada um desses grupos que são encontradas no Pantanal.
- Peixes: pintado; pacu; dourado; e jaú.
- Anfíbios: sapo-cururu; perereca-de-árvore; e rã-do-chaco.
- Répteis: jacaré-do-pantanal; jacaré-do-papo-amarelo; sucuri-amarela; e surucucu-do-pantanal.
- Aves: tuiuiú; arara-azul-grande; aracuã-do-pantanal; e chororó-do-pantanal.
- Mamíferos: onça-pintada; cervo-do-pantanal; capivara; ariranha; e tamanduá-bandeira.
Animal que é símbolo do Pantanal
A lei 5950/1992 definiu o tuiuiú como o símbolo do Pantanal. Capaz de atingir 1,60 metro de altura e uma envergadura de 3 metros, o tuiuiú é a maior ave do Pantanal que é capaz de voar. Ele está presente em outras regiões do Brasil e é conhecido também por outros nomes, como jaburu, jabiru, jaburru, tuim-de-papo-vermelho, tuiguaçu, tuiú-quarteleiro, tuipara, rei-dos-tuinins, cauauá, e outros.
O tuiuiú possui pernas longas, o bico comprido, a cabeça preta e o corpo branco com uma faixa vermelha na região do pescoço. Ele possui alimentação diversificada, alimentando-se de peixes, moluscos, insetos, répteis e até de pequenos mamíferos.
Maior animal do Pantanal
Não existe um consenso sobre qual seria o maior animal do Pantanal, mas a lista a seguir mostra três dos maiores animais que habitam esse bioma:
1. Onça-pintada (Panthera onca)
A onça-pintada (Panthera onca) é considerada o maior felino das Américas e o terceiro maior felino do mundo, ficando atrás apenas do leão e do tigre. A onça-pintada ocorre em diferentes regiões e também é conhecida por outros nomes, como: onça-preta, jaguar, jaguaretê, yaguareté, tigre, canguçu, pintada, pinima, pinima-malha-larga e pixuna.
A onça-pintada é considerada um predador de topo de cadeia e possui um papel muito importante no controle da população de presas e no equilíbrio do ecossistema dos locais que habita. Para saber mais sobre a onça-pintada, clique aqui.
2. Cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus)
O cervo-do-pantanal é o maior cervídeo da América do Sul, podendo pesar 130 kg e medir mais de 2 m. Os machos possuem chifres que podem chegar a 45 cm e que normalmente possuem 5 ramificações de cada lado, podendo chegar a 20 ramificações nos indivíduos mais velhos.
3. Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)
O tamanduá-bandeira é o maior de todos os tamanduás, medindo cerca de 2,20 m e pensando até 45 kg. Ele possui uma cauda grande, com pelos grossos e compridos, que é semelhante a uma bandeira, origem de seu nome. Possui uma língua extensível e longas garras, que utiliza para se alimentar de formigas e cupins.
Existem cachorros no Pantanal?
O cachorro-vinagre (Speothos venaticus) é uma espécie de canídeo que habita o Pantanal. É um animal de pequeno porte, com orelhas e patas curtas, sendo considerado o menor canídeo silvestre do país, medindo cerca de 30 cm e pesando cerca de 6 kg.
Esses animais são bastante sociáveis e convivem em bandos na natureza, organizando-se em grupos para caçar e sobreviver. Dessa forma, conseguem se alimentar de grandes presas, como capivaras e veados.
Curiosidades sobre os animais do Pantanal
- As mandíbulas das onças-pintadas são tão fortes que são capazes de perfurar o casco de uma tartaruga. Ainda, considerando as proporções de seu corpo, as onças-pintadas possuem a mordida mais forte entre os felinos. Elas também são os únicos felinos das Américas capazes de rugir. O som produzido por elas é chamado de esturro. Possuem, ainda, padrões únicos em suas pelagens que são chamados de rosetas. O formato das rosetas são como uma digital, pois cada onça possui um padrão único de disposição dessas manchas que a diferencia das demais onças.
- As araras-azuis já estiveram na Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, principalmente devido à captura para o comércio nacional e internacional, assim como a outros fatores, como a coleta de penas para a confecção de souvenirs (lembranças turísticas). Por meio das atividades desenvolvidas no Projeto Arara Azul (Projeto Arara Azul – Instituto Arara Azul), a população de araras-azuis aumentou e também se expandiu na região do Pantanal, saindo da lista de espécies ameaçadas de extinção, em 2014, e passando do status de espécie ameaçada para vulnerável.
- As capivaras são consideradas os maiores roedores do mundo. Uma capivara adulta pesa em média 50 kg, com comprimento entre 106-134 cm e altura entre 50-62 cm. São animais herbívoros que se alimentam principalmente de gramíneas, e suas patas traseiras apresentam três dedos, entre os quais existem membranas interdigitais, que as ajudam a se locomover na água. Esses animais estão presentes em ambientes urbanos como resultado do avanço das ocupações dos seres humanos dentro de seus hábitats. Dessa forma, conseguimos encontrar capivaras ocupando as margens de rios poluídos presentes em grandes centros urbanos, como o rio Pinheiros, na cidade de São Paulo.
- Têm sido cada vez mais frequentes e intensos os incêndios que ocorrem no Pantanal, e os efeitos do fogo sobre a fauna são devastadores. O fogo que atinge o Pantanal atinge a fauna de diversas maneiras, causando queimaduras, intoxicação e a morte de diversos animais. Esses efeitos não são só imediatos como também são sentidos no longo prazo. O fogo é capaz de diminuir a quantidade de alimento disponível para os animais se alimentarem, assim como pode destruir os locais de abrigo e reprodução, o que gera impactos diretos sobre a forma como as espécies se estruturam no ambiente.
Saiba mais: Quais animais estão extintos?
Principais características do Pantanal
O Pantanal é um bioma brasileiro que ocupa aproximadamente 2% do território nacional, estendendo-se entre os estados de Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, além dos territórios da Bolívia e do Paraguai.
O Pantanal é considerado a maior planície alagável do mundo e está sujeito a um regime de inundações, que ocorre normalmente no período de outubro a março, época em que as chuvas enchem os rios e as águas não escoam completamente, inundando os campos. Posteriormente, as chuvas cessam e a água escoa, secando as áreas antes inundadas. Essa alternância entre os períodos de secas e inundações impacta diretamente a flora e a fauna da região, que são extremamente diversificadas.
Fontes
Instituto Brasileiro de Florestas. Bioma Pantanal. Instituto Brasileiro de Florestas, c2020. Disponível em: https://www.ibflorestas.org.br/bioma-pantanal?utm_source=google&utm_medium.
WWF. Pantanal. WWF, [s.d.]. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/. Acesso em: 28 jul. 2023.
Onçafari. Onça-pintada. Onçafari, [s.d.]. Disponível em: https://oncafari.org/especie_fauna/onca-pintada/.
Onçafari. Cervo-do-pantanal. Onçafari, [s.d.]. Disponível em: https://oncafari.org/especie_fauna/cervo-do-pantanal/.
Onçafari. Tamanduá-bandeira. Onçafari, [s.d.]. Disponível em: https://oncafari.org/especie_fauna/tamandua-bandeira/.
Onçafari. Big 5 do Pantanal: conheça os maiores animais da planície pantaneira. Onçafari, 2019. Disponível em: https://oncafari.org/2019/01/23/big-5-do-pantanal/.
SOS Pantanal. Conheça os 10 animais icônicos do Pantanal. SOS Pantanal, 2021. Disponível em: https://www.sospantanal.org.br/conheca-10-animais-iconicos-do-pantanal/.
SOS Pantanal. Espécies pantaneiras pouco conhecidas: cachorro-vinagre. SOS Pantanal, 2020. Disponível em: https://www.sospantanal.org.br/especies-pantaneiras-pouco-conhecidas-cachorro-vinagre/.
SOS Pantanal. Tuiuiú: Ave símbolo do Pantanal. SOS Pantanal, 2019. Disponível em: https://www.sospantanal.org.br/tuiuiu-ave-simbolo-do-pantanal/.
WikiAves. Aves do Pantanal. WikiAves, c2023. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/aves_do_pantanal.
WWF. Espécie do mês - Junho: Tamanduá-bandeira. WWF, [s.d.]. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/biodiversidade/especie_do_mes/junho_tamandua_bandeira/.