Citoesqueleto
Citoesqueleto é uma rede de filamentos de proteínas que cruzam o citosol de células eucariontes e ajudam a célula, dentre outras funções, a organizar suas atividades internas e realizar determinados movimentos.
Existem três tipos de filamentos que fazem parte dessa rede: filamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários. É importante salientar que algumas células procarióticas apresentam alguns componentes do citoesqueleto, entretanto, essa estrutura é evidente em células eucarióticas.
Saiba mais: Qual a diferença entre células procarióticas e eucarióticas?
Resumo sobre citoesqueleto
-
O citoesqueleto se estende pelo citoplasma da célula eucarionte.
-
Trata-se de uma rede de filamentos de proteínas.
-
Existem três classes de filamentos que formam o citoesqueleto:
-
filamentos de actina são os filamentos de proteínas mais finos;
-
microtúbulos apresentam-se como tubos ocos e são formados por tubulina;
-
filamentos intermediários possuem uma espessura intermediária entre filamentos de actina e microtúbulos.
-
-
O citoesqueleto possui várias funções, uma vez que atua garantindo a manutenção do formato da célula, participa do processo de divisão celular e está envolvido com alguns tipos de motilidade da célula.
Videoaula sobre citoesqueleto
O que é citoesqueleto?
O citoesqueleto pode ser definido, de maneira simplificada, como um sistema de filamentos de proteína que cruzam o citosol de células eucarióticas. Trata-se de uma estrutura altamente dinâmica, que está em constante modificação, podendo ser decomposta rapidamente em uma região da célula e remontada em outra parte.
Leia também: Célula animal e célula vegetal — quais são as diferenças?
Qual a composição do citoesqueleto?
O citoesqueleto apresenta uma série de filamentos de proteínas.
-
Filamentos de actina ou microfilamentos
São os filamentos mais finos e estão presentes em todas as células eucarióticas. São formados por subunidades de actina e apresentam diâmetro de 7nm. Esse tipo de filamento é mais numeroso em células musculares, onde atuam no processo de contração muscular. Além de participarem da contração muscular, os filamentos de actina estão relacionados, dentre outras funções, a:
-
alterações na forma da célula;
-
realização de movimentos ameboides;
-
divisão de células animais.
-
Microtúbulos
Destacam-se por serem os filamentos mais grossos e apresentarem-se como tubos ocos. Os microtúbulos são formados por subunidades de tubulina e o seu diâmetro é de 25 nm com lúmen de 15 nm. Os microtúbulos estão relacionados com uma função fundamental: a divisão celular.
É graças aos microtúbulos que os cromossomos são distribuídos para as células-filhas. Também são componentes essenciais de duas estruturas importantes de algumas células eucariontes, os flagelos e cílios, estruturas relacionadas à movimentação. Nas células animais, o centrossomo caracteriza-se como o principal centro organizador de microtúbulos.
-
Filamentos intermediários
Apresentam, como o próprio nome sugere, uma espessura intermediária entre os filamentos de actina e os microtúbulos. O diâmetro dos filamentos intermediários é de 8–12 nm. Esses filamentos são formados por uma família de proteínas fibrosas.
Eles atuam, principalmente, garantindo que a célula resista ao estresse mecânico gerado quando ela é distendida. Além disso, filamentos intermediários atuam na ancoragem do núcleo e de certas organelas e na formação da lâmina nuclear.
Quais são as funções do citoesqueleto?
O citoesqueleto desempenha uma série de papéis extremamente importantes para a célula eucariótica.
-
Formato da célula
Essa estrutura está relacionada com a capacidade das células eucarióticas adotarem diferentes formatos. Podemos comparar o citoesqueleto com o esqueleto humano. Sem o nosso esqueleto, o corpo perderia toda a sua estrutura, sustentação e formato.
O mesmo aconteceria com a célula eucariótica se ela não apresentasse um citoesqueleto. É importante salientar que a manutenção da forma da célula é especialmente importante para as células animais, as quais não contam com paredes celulares, como ocorre em células vegetais.
-
Organização interna da célula
Os filamentos do citoesqueleto garantem a organização interna das células, atuando, por exemplo, no posicionamento das organelas e direcionamento do tráfego de vesículas.
-
Divisão celular
O citoesqueleto é importante para segregar os cromossomos durante o processo de divisão celular e também para separar as células-filhas.
-
Movimentação das células
Vários movimentos celulares só ocorrem graças à ação do citoesqueleto. O movimento ameboide, por exemplo, é resultado da interação dos filamentos de actina com a miosina, uma associação que provoca a contração da célula.
A interação entre actina e miosina também promove o fluxo citoplasmático, o qual ocorre especialmente em células vegetais e acelera a distribuição de materiais no interior da célula.
Não podemos deixar de citar a movimentação decorrente da ação de cílios e flagelos, estruturas que apresentam os microtúbulos como componentes-chave. Espermatozoides são exemplos de células que se locomovem graças ao movimento de seus flagelos.