Uretra

A uretra é um órgão que garante que a urina seja levada da bexiga para o meio externo. Nos homens, apresenta ainda mais uma função, que é servir de passagem para o sêmen no momento da ejaculação. Assim, enquanto na mulher a uretra é exclusiva do sistema urinário; no homem, também faz parte do sistema reprodutor.

Quando inflamada, a uretra pode causar dor ao urinar e aumento da frequência urinária. A inflamação desse órgão é conhecida como uretrite.

Leia também: Sistema reprodutor feminino

O que é a uretra?

A uretra é um canal que liga a bexiga ao meio externo, representando, portanto, o último segmento das vias urinárias. No homem, ela também garante a passagem do sêmen durante a ejaculação. Essa, no entanto, não é a única diferença existente entre a uretra feminina e masculina. Veja as principais diferenças do órgão em cada sexo a seguir.

A uretra é o último segmento das vias urinárias.
  • Uretra masculina

A uretra masculina é um órgão de cerca de 20 cm de comprimento e se estende da bexiga até o óstio externo da uretra. Ela é responsável tanto pela micção quanto pela ejaculação, podendo ser dividida em três porções: a uretra prostática, a uretra membranosa e a uretra esponjosa.

A uretra prostática apresenta um tamanho de cerca de 3 cm e é revestida por epitélio de transição. Ela atravessa a próstata e nela desembocam os ductos que transportam a secreção produzida por essa glândula. Também apresenta duas saliências (colículos seminais), que são o local onde desembocam os ductos ejaculatórios.

Como a uretra prostática atravessa a próstata, um aumento nessa glândula pode provocar alterações no fluxo urinário do indivíduo devido à compressão da uretra. Essa compressão pode levar a uma urgência para urinar, vontade mais frequente de urinar e fluxo de urina fraco.

O aumento da próstata pode comprimir a uretra prostática.

A uretra membranosa apresenta apenas 1 cm de comprimento e é revestida por epitélio pseudoestratificado colunar. Essa porção da uretra atravessa o assoalho da pelve e é nela que está presente o esfíncter externo da uretra, o qual garante o controle da micção.

A uretra esponjosa é a maior porção da uretra masculina, possuindo cerca de 15 cm. Ela atravessa o pênis e é revestida por epitélio pseudoestratificado colunar, apresentando regiões de epitélio estratificado pavimentoso. Na região adjacente ao óstio externo da uretra, está presente uma porção dilatada denominada fossa navicular da uretra. Além disso, por toda a extensão da uretra, estão presentes glândulas do tipo mucoso, denominadas glândulas de Littré.

  • Uretra feminina

A uretra feminina é responsável por garantir que a urina seja transportada da bexiga até o meio externo, sendo um órgão exclusivo do sistema urinário. Apresenta de 4 a 5 cm de comprimento e é revestida por epitélio plano estratificado, sendo possível identificar regiões onde está presente epitélio pseudoestratificado colunar. O esfíncter externo da uretra, responsável pelo controle da micção, está localizado próximo à porção final do órgão.

É importante salientar que a uretra feminina está mais propícia à colonização por bactérias que a masculina. Isso é explicado pelo fato de a uretra feminina ser mais curta que a masculina e apresentar grande proximidade com o ânus e a vagina.

Leia também: Por que a infecção urinária afeta mais as mulheres?

Uretrite: causas e tratamento

A uretrite é uma inflamação da região da uretra. Ela pode ser desencadeada por diferentes agentes, como vírus ou bactérias, mas também pode ser consequência do uso de algumas substâncias, como espermicidas. Pode ter também causas traumáticas, como cirurgias ou lesões por corpos estranhos.

As causas mais comuns de uretrite são as infecções por bactérias, podendo destacar-se as bactérias que provocam infecções sexualmente transmissíveis, como a Neisseria gonorrhoeae, responsável por desencadear a gonorreia.

A uretrite pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias e vírus.

Os sintomas da uretrite variam de acordo com o agente causador, mas frequentemente envolvem dor ao urinar e aumento da frequência urinária. A uretrite pode apresentar complicações, como infertilidade, sendo fundamental, portanto, o tratamento adequado do problema.

O tratamento da inflamação está diretamente relacionado com o agente causador. Em uretrites bacterianas, por exemplo, o uso de antibióticos é recomendado. Já em infecções virais, pode ser administrado medicamento antiviral. Como muitas uretrites estão relacionadas com infecções sexualmente transmissíveis, uma forma de prevenção é utilizar camisinha em toda relação sexual

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Matemática
Função Seno com Geogebra
Nesta aula utilizaremos o software gratuito geogebra para mostrar as possíveis variações da função seno. Analisaremos o eixo central, a amplitude, o máximo e mínimo, a imagem e o período da função seno.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos