30 de janeiro — Dia da Saudade

O Dia da Saudade é celebrado, aqui no Brasil, em 30 de janeiro, sendo um momento para homenagear aquelas pessoas especiais que fazem falta em nossas vidas.
O Dia da Saudade é comemorado em 30 de janeiro.

O Dia da Saudade é celebrado, no Brasil, em 30 de janeiro, sendo o momento perfeito para homenagear pessoas que não estão mais presentes e nos fazem falta ou então mandar uma mensagem ou um presente para alguém querido que está distante.

A saudade é um sentimento que causa uma certa nostalgia de pessoas e momentos do passado, além de poder causar sofrimento por causa da dor trazida pela longa ausência de pessoas que amamos — amigos, familiares, parceiros(as). A importância da saudade em nossas vidas é expressa nas artes.

Leia também: 15 de maio — Dia Internacional da Família

Resumo sobre o Dia da Saudade

  • Saudade é o sentimento causado pela ausência de alguma pessoa querida.

  • Esse sentimento pode ser expresso de maneira nostálgica e também pode causar sofrimento.

  • Acredita-se que a palavra “saudade” tenha origem no idioma latino.

  • O dia 30 de janeiro é dedicado à celebração do Dia da Saudade.

  • A saudade é um tema recorrente nas artes.

O que é saudade?

Saudade é uma palavra do idioma português que descreve um sentimento comum e que está presente em todos de alguma forma. De acordo com o dicionário Priberam, a palavra saudade pode ser definida como uma “lembrança grata de pessoa ausente, de um momento passado ou de alguma coisa de que alguém se vê privado”, ou, ainda, como “pesar que essa privação causa”.

Essa palavra é usada para expressar o sentimento causado pela falta momentânea ou permanente que alguma pessoa pode gerar em nossas vidas por qualquer motivo, seja um distanciamento geográfico, seja o rompimento de uma relação — de amizade, familiar ou amorosa —, ou mesmo pelo falecimento de uma pessoa querida.

A saudade pode, portanto, ser um sentimento que expressa uma recordação saudosa de um momento determinado de nossas vidas, como os bons momentos vividos com as pessoas mais próximas, mas também pode ser um sentimento que expressa a tristeza e a dor que uma ausência pode causar.

A saudade é uma palavra presente tanto na língua portuguesa como na língua galega — idioma falado na Galiza, região da Espanha. Acredita-se que o termo, nos dois idiomas, tenha se originado no idioma latino, sendo uma herança de solitate.

É bastante comum que as pessoas falem que saudade é uma palavra intraduzível, mas isso é um mito. Esse mito originou-se de uma pesquisa inglesa que apontou a palavra saudade como a 7ª palavra mais difícil de ser traduzida, mas ela pode, sim, ser encontrada de maneira traduzida em outros idiomas.

Leia também: 2 de novembro — Dia de Finados

Saudade nas artes

Por ser um sentimento de tanto impacto, a saudade possui grande destaque nas artes. Na música, são bastante comuns as canções que abordam a saudade e todo o sofrimento que ela causa. A canção A Sua, de Marisa Monte, fala sobre saudade em sua letra. Vejamos:

Tô com sintomas de saudade

[…] Tô pensando em você

E como eu te quero tanto bem

Aonde for não quero dor

Eu tomo conta de você

Mas te quero livre também

Como o tempo vai e o vento vem […].

Gostava tanto de você, de Tim Maia, também fala sobre a saudade:

Nem sei porque você se foi

Quantas saudades eu senti

E de tristezas vou viver

E aquele adeus, não pude dar

Você marcou em minha vida

Viveu, morreu na minha história

Chego a ter medo do futuro

E da solidão, que em minha porta bate […].

Na literatura, também há inúmeros exemplos de como a saudade pode inspirar artistas. Aqui destacaremos um poema do poeta português Fernando Pessoa:

Eu amo tudo o que foi

Tudo o que já não é

A dor que já não me dói

A antiga e errônea fé

O ontem que a dor deixou

O que deixou alegria

Só porque foi e voou

E hoje é já outro dia.

Publicado por Daniel Neves Silva
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!