Dor nas Costas

A dor aparece na região baixa da coluna vertebral.
Dor nas costas diz respeito à dor na região cervical, torácica e lombar que não possui relações com infecções, tumores ou fraturas. A dor aparece na região baixa da coluna vertebral, sendo leve no início e aumentando gradualmente.

As principais causas de dor nas costas são postura errada e movimento inadequado, sendo que esta por si só não é uma doença, mas um sintoma que atinge pessoas de todas as classes sociais. Segundo pesquisadores, a tendência à dor nas costas possui relação com certos tipos de personalidade.

Não é possível obter um diagnóstico preciso em muitos casos, pois é um sintoma que some, o intuito do tratamento é aliviar a dor e propiciar a recuperação. Eventualmente existe uma origem mais grave que exija investigações detalhadas.

A dor nas costas é sofrida pela maioria das pessoas em algum momento, e algumas medidas podem ser tomadas para evitá-las, como dormir em colchão duro, utilizar as cadeiras que possuem encosto reto, observar a postura agachada e as costas retas ao levantar algum peso. Em casos que a pessoa passa longos períodos sentada é necessário mudar de posição e levantar-se de vez em quando para relaxar os músculos.
Publicado por Patrícia Lopes Dantas
Português
Literatura de Cordel
Saiba as origens, as especificidades e alguns dos principais autores da Literatura de Cordel no Brasil.