Aceleração angular
A aceleração angular é a característica principal do movimento circular uniformemente variado, sendo a responsável pela variação da velocidade angular com o decorrer do tempo no movimento circular. Quando é positiva, implica o aumento da velocidade angular, quando é negativa, implica a sua redução.
Leia também: Afinal, o que é aceleração?
Resumo sobre aceleração angular
-
A aceleração angular é o fator responsável pela variação da velocidade angular no movimento circular uniformemente variado.
-
Se ela for positiva, a velocidade angular aumentará com o tempo, e, se for negativa, a velocidade angular diminuirá com o tempo.
-
É tangencial ao movimento circular, na mesma direção da velocidade linear.
-
É diretamente proporcional à aceleração linear.
Qual a fórmula da aceleração angular?
A aceleração angular (α) é a razão entre a variação da velocidade angular (Δω) e o tempo decorrido (Δt) para que a variação da velocidade ocorra.
As variações da velocidade e do tempo equivalem à diferença entre seus valores finais (ω e t) e iniciais (ω0 e t0). Elas são dadas nas fórmulas a seguir.
A unidade de medida da aceleração angular é o radiano por segundo ao quadrado (rad/s²); da variação da velocidade angular é o radiano por segundo (rad/s); e da variação do tempo é o segundo (s). Se o valor da variação da velocidade angular for negativo, é porque houve uma redução na velocidade angular do corpo, logo, tem-se o movimento do tipo retardado, porém, se for positiva, será devido ao movimento acelerado.
Aceleração angular x aceleração linear
A aceleração angular equivale à razão entre a aceleração linear (a) ou tangencial ao movimento circular e o raio (R) da circunferência formada no movimento. A aceleração angular é diretamente proporcional à aceleração linear e inversamente proporcional ao raio do movimento descrito, ou seja, quanto maior a linear, maior será a angular, e, quanto maior o raio, menor a aceleração angular.
As unidades de medida da aceleração linear e do raio da circunferência são, respectivamente, o metro por segundo ao quadrado (m/s²) e o metro (m).
Exemplo: A engrenagem de um motor, quando este recebe uma carga elétrica maior, adquire uma aceleração de 1,2 m/s². Sabendo que o raio dessa engrenagem é igual 3 centímetros, qual sua aceleração angular?
Resposta:
-
a = 1,2 m/s²
-
R = 3 cm
-
α = ?
Como o raio foi dado em centímetros, ele deve ser convertido para metros dividindo o seu valor por 100.
Equação de Torricelli
A equação de Torricelli é uma combinação da função horária da velocidade e do deslocamento do movimento uniformemente variado, resultando em uma equação em que a variação da velocidade está relacionada com o deslocamento e não com o tempo. A seguir, está a comparação entre a equação de Torricelli para o movimento retilíneo e para o movimento circular.
Leia também: Velocidade, período e frequência no MCU
Exercícios resolvidos sobre aceleração angular
Questão 1
Jerônimo estava andando de bicicleta, e, quando começou o movimento, sua velocidade da catraca da bicicleta era de 8 rad/s. Após 15 segundos de subida, sua velocidade foi reduzida para 2 rad/s. Qual é o tipo de movimento e o módulo da aceleração angular do movimento da catraca da bicicleta?
a) Acelerado - 4 rad/s²
b) Retardado - 8 rad/s²
c) Retardado - 4 rad/s²
d) Acelerado - 8 rad/s¹
e) Acelerado - 5 rad/s²
Resposta: letra C
Extraindo os dados do problema:
-
ω0 = 8 rad/s
-
ω = 2 rad/s
-
Δt = 15 s
-
α = ?
Calcula-se primeiramente a variação da velocidade angular.
Como a velocidade diminuiu com o tempo, tem-se o movimento retardado, ou seja, a aceleração é negativa. Analisando apenas o módulo da aceleração, utiliza-se apenas o valor numérico 4 rad/s².
Questão 2
O cooler é um dispositivo de ventilação que geralmente é acoplado em dispositivos eletrônicos para seu resfriamento. Um engenheiro desenvolveu um cooler que mantém uma velocidade constante de 2 rad/s em temperaturas de até 30 °C. Quando a temperatura ultrapassa isso, a velocidade dele sobe para 8 rad/s. Considerando que, quando isso ocorreu, o deslocamento angular do cooler foi de 60 radianos, marque a alternativa que representa o valor da aceleração angular do dispositivo nessas condições.
a) 5 rad/s²
b) 8 rad/s²
c) 12 rad/s²
d) 0,5 rad/s²
e) 9 rad/s²
Resposta: letra D
Extraindo os dados do problema:
-
ω0 = 2 rad/s
-
ω = 8 rad/s
-
Δθ = 60 rad
-
α = ?
Invertendo ambos os lados da equação para isolar a incógnita no lado esquerdo: