Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Movimento acelerado e retardado

Movimento acelerado e retardado

Um movimento será acelerado quando os vetores velocidade e aceleração possuírem o mesmo sentido. No caso de sentidos opostos, é considerado como um movimento retardado.

O movimento retilíneo uniformemente variado é caracterizado como um tipo de movimento no qual existe aceleração, ou seja, a velocidade do móvel sofre variações com o passar do tempo.

De acordo com a segunda lei de Newton, uma força provoca aceleração em um corpo, alterando sua velocidade para mais ou para menos. Os sentidos dos vetores força e aceleração serão, portanto, sempre iguais.

Movimento acelerado

Quando velocidade e aceleração estão no mesmo sentido, o módulo da velocidade aumenta com o passar do tempo. Por causa disso, esse movimento é chamado de acelerado, e essas duas grandezas apresentam os mesmos sinais, conforme o representado na seguinte figura:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando um objeto é abandonado em queda livre, a favor da aceleração da gravidade, o movimento também é classificado como acelerado, pois ocorre aumento no valor da velocidade.

Movimento retardado

Quando velocidade e aceleração apresentam sentidos opostos, o módulo da velocidade diminui com o passar do tempo. Nesse caso, esse movimento é chamado de retardado, e essas duas grandezas apresentam sinais opostos. Observe:

Quando um motorista aciona os freios de um carro, por exemplo, o movimento executado é do tipo retardado, pois ocorre diminuição de velocidade.

A todo momento, no trânsito, um motorista executa movimento acelerado e retardado
A todo momento, no trânsito, um motorista executa movimento acelerado e retardado
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

Um automóvel afasta-se com velocidade decrescente em relação a um observador que encontra-se parado em relação ao solo. Esse movimento pode ser classificado como:

a) retrógrado

b) retilíneo

c) acelerado

d) regressivo

e) retardado

Questão 2

Assinale, entre as alternativas seguintes, a alternativa que representa uma situação em que ocorre um movimento acelerado:

a) Objeto que desliza sem atrito em uma superfície lisa.

b) Objeto lançado verticalmente para cima.

c) Objeto em queda livre.

d) Objeto que colide contra uma parede.

e) Objeto que é lançado obliquamente em relação ao solo.

Mais Questões
Assuntos relacionados
A placa de sinalização de velocidade da figura indica que os carros podem deslocar-se, no máximo, a 80 km a cada hora naquele trecho
Conceitos fundamentais da Cinemática Escalar
Que tal saber mais sobre a Cinemática Escalar? Com essa grande área da Mecânica, você será capaz de descrever o movimento das coisas ao seu redor.
Quando um corpo tem sua velocidade alterada de maneira constante, dizemos que se encontra em movimento uniformemente variado (MUV).
Diagrama horário do MUV
Você consegue entender os gráficos do movimento uniformemente variado? Esse movimento surge quando a velocidade de um móvel muda de forma constante: aumentando ou diminuindo em função do tempo. Entender os gráficos desse tipo de movimento é fácil e bastante útil para a resolução de exercícios.
A importância da equação de Torricelli vem do fato de que ela não depende do intervalo de tempo
Equação de Torricelli
Conheça a equação de Torricelli, importante análise feita sobre o movimento uniformemente variado por não apresentar dependência do intervalo de tempo.
O movimento do veículo pode ser classificado como uniformemente variado se houver variação da velocidade
Movimento Uniformemente Variado
Você conhece o movimento uniformemente variado? Clique aqui e descubra quais são as caraterísticas desse movimento que apresenta aceleração constante.
Se o movimento em direção ao sol for adotado como positivo, os veículos nesse sentido executarão movimento progressivo
Movimento progressivo e retrógrado
Você sabe identificar se um movimento é progressivo ou retrógrado? Clique aqui e conheça essas classificações dos movimentos!
A Cinemática é o estudo matemático do movimento
Principais equações da Cinemática
Clique aqui e conheça as principais equações da Cinemática, ramo da Física que estuda os movimentos sem atentar às suas causas.