Acomodação visual

Um corpo em um ponto muito distante, como o navio na linha do horizonte, é dito no infinito

Use agora um pouco de sua imaginação. Imagine-se em uma praia, observando um barco distante na linha do horizonte, como o barco da figura acima. Quando o objeto que estamos observando está muito longe, dizemos que ele se encontra no infinito. Usamos a palavra “infinito” não porque o navio esteja no infinito, mas pelo fato de a distância em questão ser muito maior que as dimensões dos elementos dos nossos olhos.

Sabemos que o foco imagem está localizado na retina e os raios de luz, provenientes do objeto que estamos observando, incidem em nossos olhos praticamente paralelos. A ilustração abaixo nos dá uma ideia de como os raios de luz incidem no olho humano.  

Nesse tipo de situação, onde o objeto observado se encontra no “infinito”, os nossos olhos não forçam os seus músculos, sendo assim temos a sensação de descanso nos olhos. Portanto, o ponto mais distante no qual um objeto pode estar para que o olho humano consiga vê-lo nitidamente recebe o nome de ponto remoto. Assim sendo, podemos dizer que o ponto remoto do olho humano está localizado no infinito.

Agora vamos imaginar que o barco esteja se aproximando da praia, ou seja, ele está chegando bem próximo de você. A distância mínima a que um objeto pode estar para ser visto nitidamente, sem ficar fora de foco, é de 25 cm, para um olho humano adulto normal. Essa distância mínima em que um objeto é visto nitidamente denomina-se ponto próximo. Veja a ilustração abaixo.

A fim de focalizar esse ponto próximo, você pode realizar uma simples experiência. Pegue um lápis e segure-o a certa distância de um de seus olhos, fixe o olhar na ponta do lápis e aproxime-o do seu rosto vagarosamente, procurando determinar a menor distância que permita uma visão nítida. Distâncias menores que esta devem proporcionar uma imagem borrada.

Podemos sentir o grande esforço muscular que nossos olhos fazem para manter nítidas as imagens de objetos muito próximos. Por esse motivo é que, após realizar uma leitura prolongada, recomenda-se fixar um ponto remoto, ou seja, um ponto mais distante dos olhos.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos