Acomodação visual
Use agora um pouco de sua imaginação. Imagine-se em uma praia, observando um barco distante na linha do horizonte, como o barco da figura acima. Quando o objeto que estamos observando está muito longe, dizemos que ele se encontra no infinito. Usamos a palavra “infinito” não porque o navio esteja no infinito, mas pelo fato de a distância em questão ser muito maior que as dimensões dos elementos dos nossos olhos.
Sabemos que o foco imagem está localizado na retina e os raios de luz, provenientes do objeto que estamos observando, incidem em nossos olhos praticamente paralelos. A ilustração abaixo nos dá uma ideia de como os raios de luz incidem no olho humano.
Nesse tipo de situação, onde o objeto observado se encontra no “infinito”, os nossos olhos não forçam os seus músculos, sendo assim temos a sensação de descanso nos olhos. Portanto, o ponto mais distante no qual um objeto pode estar para que o olho humano consiga vê-lo nitidamente recebe o nome de ponto remoto. Assim sendo, podemos dizer que o ponto remoto do olho humano está localizado no infinito.
Agora vamos imaginar que o barco esteja se aproximando da praia, ou seja, ele está chegando bem próximo de você. A distância mínima a que um objeto pode estar para ser visto nitidamente, sem ficar fora de foco, é de 25 cm, para um olho humano adulto normal. Essa distância mínima em que um objeto é visto nitidamente denomina-se ponto próximo. Veja a ilustração abaixo.
A fim de focalizar esse ponto próximo, você pode realizar uma simples experiência. Pegue um lápis e segure-o a certa distância de um de seus olhos, fixe o olhar na ponta do lápis e aproxime-o do seu rosto vagarosamente, procurando determinar a menor distância que permita uma visão nítida. Distâncias menores que esta devem proporcionar uma imagem borrada.
Podemos sentir o grande esforço muscular que nossos olhos fazem para manter nítidas as imagens de objetos muito próximos. Por esse motivo é que, após realizar uma leitura prolongada, recomenda-se fixar um ponto remoto, ou seja, um ponto mais distante dos olhos.