NASA

A NASA é uma agência espacial norte-americana responsável pelo desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas e exploração do espaço.
A NASA é a agência espacial estadunidense para assuntos aeronáuticos e de exploração espacial

A NASA (National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é a agência estadunidense que tem por função o desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas e a exploração espacial. Criada em 1958, a NASA substituiu a NACA (National Advisory Committee Aeronautics – Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica), antiga agência espacial que desenvolvia a função de investigações espaciais.

Contexto histórico de criação da NASA

A NASA surgiu em plena Guerra Fria, no contexto da corrida espacial entre Estados Unidos da América (EUA) e União Soviética (URSS). Em 1957, a URSS lançou o Sputnik 1, primeiro satélite artificial, e o Sputnik 2, em que a cadela Laika foi enviada como o primeiro ser vivo a ir ao espaço. A resposta dos EUA foi a criação da NASA e o desenvolvimento de missões e programas espaciais ambiciosos.


Representação do Sputnik 1

Alguns programas e missões espaciais da NASA

  • Programa Mercury

O programa Mercury foi iniciado pela NASA em 1958 e tinha por objetivo lançar um homem ao espaço e descobrir os efeitos gerados pelo espaço sobre o corpo humano. Em maio de 1961, o astronauta Alan Shepard foi para o espaço pilotando a nave Freedom 7.


Cápsula da nave Freedom*

  • Programa Apollo

O programa Apollo pretendia levar o homem à lua. Até a Apollo 6, as missões foram não tripuladas e, a partir da missão Apollo 7, iniciaram-se as missões tripuladas. Em julho de 1969, a Apollo 11 pousou em solo lunar. Por meio do programa Apollo 12, pessoas foram levadas à superfície da Lua, e Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na lua.


Pegadas deixadas por astronautas na Lua

  • Estação Skylab

Lançada ao espaço em 1973, a estação para o desenvolvimento de pesquisas espaciais funcionou até o ano de 1979, quando retornou à atmosfera terrestre e foi destruída.

  • Estação Espacial Internacional – ISS

A Estação Espacial Internacional é uma instalação internacional de pesquisas espaciais que orbita a Terra e realiza diariamente cerca de 15 voltas ao redor de nosso planeta.

  • Programa Voyager

O programa Voyager lançou duas sondas espaciais, Voyager 1 e Voyager 2, com a intenção de explorar planetas como Júpiter, Saturno e Urano. Lançadas em 1975, as sondas carregam CDS de bronze e banhados a ouro que possuem sons, imagens e vídeos da Terra.

  • Telescópio espacial Hubble

Lançado em 1990, o telescópio Hubble é um dos maiores telescópios lançados no espaço. Suas imagens fizeram com que ele se tornasse uma ferramenta fundamental para estudos do universo.

  • Mars Exploration Rovers

Envio de veículos não tripulados para exploração do planeta Marte. Os veículos Spirit e Opportunity foram lançados no ano de 2010. Dos dois veículos, somente Opportunity continua a enviar informações para a Terra. Um dos resultados mais significativos da exploração do planeta vermelho foi a descoberta da presença de água.

  • Missão Kepler

A Missão Kepler teve início em maio de 2014 e tem por objetivo a exploração do universo. A NASA lançou para o espaço a sonda Kepler com a finalidade principal de conhecer planetas semelhantes à Terra.

*Crédito da Imagem: Leonard Zhukovsky / Shutterstock.com

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.