2. Física
  3. Astrofísica
  4. Buracos Negros

Buracos Negros

Os buracos negros são regiões em que o campo gravitacional é intenso e capaz de curvar o espaço à sua volta. Nem mesmo a luz consegue sair de um buraco negro.

Sabemos que uma estrela é um enorme reator nuclear, e que sua energia é proveniente da fusão de dois átomos de hidrogênio para formar o átomo de hélio, essa fusão libera incríveis quantidades de energia.
A massa do hélio é menor do que a massa dos dois átomos de hidrogênio, o que é explicado pela emissão da energia.

O equilíbrio entre as explosões nucleares e a gravidade da estrela é responsável por sua forma e vida. Quando o combustível da estrela diminui a ponto de a gravidade ser maior do que a força de expansão, proveniente da fusão dos átomos de hidrogênio, a estrela entra em colapso, ou seja, as camadas externas da estrela implodem em direção ao centro.
No caso de estrelas algumas vezes maiores do que o Sol, esse colapso determina a morte da estrela, que pode originar o que chamamos de buracos negros.

O buraco negro é uma região em que o campo gravitacional é tão intenso que é capaz de curvar o espaço à sua volta, região essa chamada de horizonte de eventos.
A gravidade elevada faz com que a velocidade de rotação no centro do horizonte de eventos seja maior do que a velocidade da luz. Isso impede que até mesmo a luz possa sair de um buraco negro.

Mas, se nem a luz pode sair de um buraco negro, como podem os cientistas observar os buracos negros?

Os efeitos causados pelos buracos negros permitem a observação de astros que orbitam essas regiões, e essa observação permite calcular a probabilidade da existência de um buraco negro.

Buraco Negro na Grande Nuvem de Magalhães
Publicado por: Kleber G Cavalcante
Equação de Einstein, a mais famosa equação da física
Introdução à física
Confira neste artigo uma abordagem de introdução à física e saiba o que é essa ciência, como ela se desenvolveu e veja alguns dos maiores físicos da história.
A NASA é a agência espacial estadunidense para assuntos aeronáuticos e de exploração espacial
NASA
Clique aqui e saiba mais sobre a NASA, agência espacial estadunidense responsável pelo desenvolvimento de equipamentos de aeronáutica e exploração espacial.
As teorias da Física não impedem a possibilidade de viagens no tempo.
Viagens no tempo são possíveis?
Clique aqui e descubra se é possível ou não visitar o passado ou o futuro. Veja o que as leis da Física dizem a respeito das viagens no tempo!
Radiotelescópios do Observatório Nacional do México
Radiotelescópios
Saiba mais sobre o funcionamento dos radiotelescópios: a sua função, potencialidades e características principais.
Transistores
Semicondutores
Você sabe o que são semicondutores? Clique aqui e descubra!