Multímetro
Multímetro é um dispositivo de medição elétrica com diversas funções, sendo as principais de amperímetro, voltímetro e ohmímetro. Para que o multímetro funcione, é necessário plugar o cabo vermelho no borne da ponta de prova vermelha adequada, depois escolher a escala que se deseja medir, através da chave seletora, e então tocar as pontas de prova vermelha e preta no circuito elétrico.
Leia também: Condutores — o que são e o que determina se um condutor é ruim?
Resumo sobre multímetro
-
O multímetro é utilizado para verificar a capacitância, frequência de sinais alternados, temperatura, corrente elétrica, tensão elétrica e resistência elétrica.
-
Apresenta as funções dos aparelhos de medição elétrica amperímetro, voltímetro e ohmímetro.
-
Pode ser categorizado em analógico ou digital, dependendo da forma que ele marca suas grandezas.
-
O amperímetro é um dispositivo que mede a corrente elétrica que flui nos circuitos elétricos.
O que é um multímetro?
O multímetro é um equipamento elétrico multifuncional que reúne as funções de amperímetro (medição de corrente elétrica), ohmímetro (medição de resistência elétrica) e voltímetro (medição de tensão elétrica). Em razão disso, ele é utilizado por engenheiros, eletricistas, físicos e outros diversos profissionais da área de elétrica e eletrônica.
Para que serve o multímetro?
O multímetro é utilizado para medir diversas grandezas físicas em equipamentos e circuitos elétricos, tais como:
-
Capacitância: propriedade que mede o armazenamento de cargas elétricas nos dispositivos elétricos.
-
Corrente elétrica: o fluxo de elétrons no interior de um circuito elétrico fechado.
-
Tensão elétrica: diferença de potencial elétrico entre dois terminais.
-
Resistência elétrica: propriedade com a função de dificultar o fluxo de corrente elétrica para o circuito elétrico e dissipar energia térmica.
Veja também: Na eletricidade, para que serve a resistência?
Como funciona o multímetro?
Para que o multímetro funcione, é necessário seguir os seguintes passos:
-
conectar o cabo vermelho no borne da ponta de prova (ou metálica) vermelha adequada (setas roxas, na imagem a seguir), podendo ser no borne utilizado para medir correntes elétricas altas de até 10 A ou no borne utilizado para medir tensão elétrica, corrente elétrica baixa, resistência elétrica e diodos;
-
selecionar a escala que se deseja medir através da chave seletora (seta amarela), podendo ser a resistência elétrica, corrente elétrica, tensão elétrica ou outras;
-
tocar as pontas de prova vermelha e preta no circuito elétrico com o auxílio dos cabos elétricos;
-
colocar as pontas metálicas em paralelo com a carga elétrica para medir a tensão elétrica;
-
colocar as pontas metálicas em série com a carga elétrica para medir a corrente elétrica.
Tipos de multímetro
Existem dois tipos de multímetro: o multímetro analógico e o multímetro digital, sendo ambos eficientes nas suas medições.
-
Multímetro analógico
O multímetro analógico marca as grandezas através de um leitor analógico, com isso é possível analisar facilmente a amplitude, já que podemos observar o movimento do seu ponteiro no visor durante as medições. Em razão disso, ele é indicado para verificar as variações de tensão nos circuitos elétricos.
-
Multímetro digital
O multímetro digital marca as grandezas através de um leitor digital, sendo ideal quando não temos significativas variações nas medições. Ele pode ser encontrado no mercado com visor de LED ou LCD.
O multímetro digital com visor de LED pode ser enxergado a longas distâncias e usado em ambientes com baixa luminosidade; já o multímetro digital com visor de LCD possui baixo consumo elétrico e é usado em ambientes abertos ou com alta luminosidade.
Saiba mais: Como é calculada a tensão elétrica?
Qual a diferença entre o multímetro e o amperímetro?
O amperímetro é um aparelho de medição da corrente elétrica que flui em fios condutores ou dispositivos que estão em um circuito. Já o multímetro é um aparelho que realiza diversas medições no circuito, incluindo a realizada pelo amperímetro e por outros aparelhos, como o voltímetro e o ohmímetro.
Fontes
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos da Física: Eletromagnetismo (vol. 3). 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2016.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica: Eletromagnetismo (vol. 3). Editora Blucher, 2015.
SAMPAIO, J. L.; CALÇADA, C. S. Universo da Física: Ondulatória. In: Eletromagnetismo, Física Moderna. São Paulo: Atual, 2005.