Whatsapp icon Whatsapp

Energia potencial elétrica

Energia potencial elétrica é uma forma de energia relacionada à posição relativa entre pares de cargas elétricas. A energia potencial elétrica é uma grandeza escalar, medida em joules, que pode ser calculada multiplicando-se o módulo da carga de prova, medida em coulombs, pelo potencial elétrico, em volts.

Veja mais: Potencial elétrico em um ponto p

Definição de energia potencial elétrica

Toda carga elétrica produz um campo elétrico que se permeia pelo espaço, sendo capaz de produzir forças de atração ou repulsão sobre outras cargas elétricas. A interação entre cargas, portanto, dá origem a uma energia potencial, que pode ser transformada em energia cinética, no caso em que uma dessas cargas seja móvel, por exemplo.

Sozinha, uma carga elétrica não apresenta energia potencial elétrica, é preciso que uma carga de prova interaja com ela, dessa maneira, a medida da energia potencial elétrica depende da magnitude das cargas, bem como da distância entre elas.

A energia potencial elétrica é uma grandeza escalar, e, por isso, para conhecermos a medida da energia potencial elétrica total de um sistema de vários corpos carregados, é necessário somar a energia potencial gerada pela interação de cada par de corpos eletrizados.

A energia potencial elétrica é diretamente proporcional às cargas e inversamente proporcional à distância.
A energia potencial elétrica é diretamente proporcional às cargas e inversamente proporcional à distância.

Fórmula de energia potencial elétrica

A fórmula de energia potencial elétrica (EP) é dada pelo produto entre a carga elétrica geradora (Q), a carga elétrica de prova (q), e a constante eletrostática do vácuo (k0), dividido pela distância entre as cargas, como mostramos a seguir:

Além dessa fórmula, é possível calcular a energia potencial elétrica por meio do potencial elétrico produzido pela carga geradora (U) multiplicado pela magnitude da carga elétrica de prova. Ao levarmos em conta o sinal da energia potencial elétrica, entende-se que uma energia potencial elétrica negativa está relacionada à atração entre as cargas, enquanto um sinal positivo refere-se à repulsão entre as cargas.

Veja também: Equações da eletricidade

Exemplo de energia potencial elétrica

Confira um exemplo de como se deve usar a fórmula de energia potencial elétrica:

Duas cargas elétricas de 2,0 μC e -3,0 μC encontram-se fixas e separadas por uma distância de 0,5 m, no vácuo. Calcule a energia potencial elétrica gerada pela interação entre essas cargas.

Resolução:

Para resolver o exemplo, devemos lembrar-nos dos prefixos de unidades, muito comuns para a denotação de cargas elétricas, que geralmente exigem unidades de medida muito pequenas. Em seguida, sabendo que o prefixo μ equivale à 10-6, devemos desenvolver o cálculo da energia potencial elétrica:

Energia potencial elétrica no capacitor

Os capacitores são dispositivos utilizados para o armazenamento de cargas elétricas, dito isso, é possível calcular a quantidade de energia potencial elétrica armazenada entre as armaduras condutoras dos capacitores. Para tanto, precisamos conhecer alguns parâmetros, como a carga elétrica armazenada, a diferença de potencial entre as placas ou, ainda, a capacitância.

A figura seguinte traz as diferentes fórmulas usadas para o cálculo da energia potencial elétrica nos capacitores:

 

Q – carga elétrica

U – potencial elétrico

C – capacitância

Veja também: 5G - a nova rede que revolucionará as telecomunicações

Potencial elétrico e energia potencial elétrica

Potencial elétrico e energia potencial elétrica são coisas diferentes, porém relacionadas. Enquanto o potencial elétrico é medido em volts, a energia potencial elétrica é medida em joules, por exemplo. O potencial elétrico é uma propriedade de cada carga elétrica, enquanto a energia potencial elétrica é produto da interação entre pares de cargas e não existe em cargas solitárias.

A relação entre essas duas grandezas é a seguinte: o potencial elétrico é igual à energia potencial elétrica por unidade de carga, ou seja, a quantidade de volts de uma certa região do espaço determina qual será a energia potencial elétrica para cada 1 C de carga elétrica de prova.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Variação da energia potencial elétrica

A variação da energia potencial elétrica dá-se graças à realização de um trabalho pela ação da força elétrica. Quando uma carga móvel é posicionada nas proximidades de uma carga fixa, por exemplo, a força elétrica transforma a energia potencial elétrica em energia cinética, por isso, podemos dizer que a variação da energia potencial elétrica equivale ao trabalho realizado, bem como à variação da energia cinética adquirida pelas cargas móveis.

A fórmula que relaciona variação de energia potencial elétrica, trabalho e variação de energia cinética é mostrada a seguir, observe:

d2 e d1 – posições 1 e 2 da partícula    

v1 e v2 – velocidades 1 e 2 da partícula

Veja também: O que é diferença de potencial?

Exercícios sobre energia potencial elétrica

Questão 1) Sobre a energia potencial elétrica, assinale a alternativa correta:

a) Energia potencial elétrica é a quantidade de carga elétrica armazenada em um corpo eletrizado.

b) Energia potencial elétrica é uma grandeza escalar, medida em joules.

c) Energia potencial elétrica é uma grandeza vetorial, medida em volts.

d) Energia potencial elétrica é uma medida da passagem de cargas elétricas.

e) Energia potencial elétrica é uma das formas conhecidas da energia mecânica.

Gabarito: Letra b

Resolução:

A energia potencial elétrica é uma grandeza escalar, medida em joules, sua natureza é eletromagnética, uma vez que surge da interação entre cargas elétricas, portanto, a alternativa correta é a letra b.

Questão 2) Determine a intensidade da energia potencial elétrica de um sistema composto de duas cargas fixas de 1,0 mC e 0,5 mC, e 0,25 m distantes uma da outra, e assinale a alternativa correspondente:

Use k0 = 9.109 N.m²/C²

a) 1,8.104 J

b) 2,7.104 J

c) 3,5.105 J

d) 0,9.103 J

e) 1,2.106 J

Gabarito: Letra a

Resolução:

Vamos usar a fórmula da energia potencial elétrica para resolver o exercício, observe:

De acordo com o cálculo, a energia potencial elétrica desse sistema é igual a 1,8.10^4 J. Portanto, a alternativa correta é a letra a.

Publicado por Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

Linhas de força do campo elétrico apontam para “fora” das cargas positivas e “dentro” das cargas negativas
Campo Elétrico
Você sabe o que é campo elétrico? O campo elétrico é um campo vetorial, ou seja, em cada ponto do espaço ele tem um módulo, uma direção e um sentido.
Representação artística das cargas elétricas positivas e negativas.
Carga elétrica
Você sabe o que é carga elétrica? Confira aqui seus tipos e saiba como calculá-la. Entenda também os processos de eletrização.
Ao passar pelo corpo, a corrente elétrica pode gerar, dependendo do seu valor, desde formigamentos até a morte
Efeitos da Corrente Elétrica no Corpo Humano
Você sabe quais são os efeitos da corrente elétrica no corpo humano? Descubra aqui o que acontece com o corpo quando levamos um choque elétrico.
Energia cinética
Acesse o texto para conhecer a definição de energia cinética. Aprenda a aplicação da dessa grandeza física. Teste seus conhecimentos com os exercícios resolvidos.
Força elétrica
Acesse para entender o conceito de força elétrica, as fórmulas envolvidas no seu cálculo, além de conferir exercícios resolvidos sobre o tema.
Manifestação da eletricidade estática
Manifestações da Eletricidade Estática
Conheça alguns locais onde a eletricidade estática se manifesta.
multímetro
O multímetro
Aparelho capaz de realizar diferentes medidas elétricas
Potencial elétrico em um ponto P gerado por uma carga Q a uma distância d
Potencial elétrico em um ponto P
Cálculo do potencial elétrico gerado em um ponto P por uma carga puntiforme.
Será que a recarga da bateria dos celulares aumenta muito o consumo de energia elétrica?
Qual é o gasto anual de energia de um smartphone?
Clique para saber qual é o gasto anual de energia do seu smartphone. A cada recarga completa em uma bateria de capacidade de 1500 mAh (a média dos aparelhos atuais) são consumidos 0,006 kWh. Isso afeta em quanto o consumo de energia elétrica no fim do mês? Descubra se o seu smartphone é ou não um vilão no consumo de eletricidade.
Usina nuclear geradora de energia elétrica
Usinas elétricas
Veja aqui as semelhanças e diferenças entre os diversos tipos de usinas elétricas.
video icon
Biologia
Chikungunya
A febre chikungunya é mais uma das doenças transmitidas por mosquitos, no caso, o Aedes aegypti. Sua primeira identificação no Brasil foi em 2014, e desde então vem causando pequenos surtos e epidemias locais. Como é muito parecida com a dengue e a zika, infelizmente, é subnotificada e pode deixar sequelas quando não tratada corretamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.