Temperatura Curie

A temperatura ou ponto Curie é o valor de temperatura em que um material ferromagnético perde suas propriedades magnéticas.
Trata-se da temperatura na qual um material ferromagnético perde suas propriedades magnéticas

A temperatura Curie, também denominada de ponto Curie, é a temperatura em que um material ferromagnético ou um ímã perde suas propriedades magnéticas. Esse fenômeno foi descoberto pelo francês Pierre Curie, físico e marido de Marie Curie. Os dois ganharam reconhecimento pelos estudos relacionados com a radioatividade.

O calor fornecido por uma fonte térmica causa um desarranjo na disposição dos elétrons que compõem o material, proporcionando a perda momentânea das propriedades magnéticas. Essa temperatura é específica de cada material. A tabela a seguir traz a temperatura Curie de alguns tipos de substâncias.

Aplicações

  • Desmagnetização de materiais;

  • Estudo do magnetismo terrestre.

Materiais piezoelétricos

Materiais piezoelétricos são aqueles que geram energia elétrica ao serem comprimidos. O termo piezo vem do grego e significa pressão, logo, a palavra dá a ideia de eletricidade gerada por pressão. As características piezoelétricas de um material são perdidas acima da temperatura Curie.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.