Bacias hidrográficas do Brasil

As bacias hidrográficas são áreas formadas pela rede de drenagem composta por um rio principal e seus afluentes. Essa unidade espacial é delimitada por formas de relevo.
A bacia do rio Amazonas é a maior bacia hidrográfica do mundo.

As bacias hidrográficas do Brasil são unidades espaciais delimitadas pelo relevo e que formam uma rede hidrográfica. A hidrografia das bacias é formada pelo rio principal e seus afluentes. O Brasil possui um total de 12 grandes bacias hidrográficas. São elas:

  • bacia hidrográfica Amazônica;

  • bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia;

  • bacia hidrográfica do São Francisco;

  • bacia hidrográfica do Paraná;

  • bacia hidrográfica do Paraguai;

  • bacia hidrográfica do Uruguai;

  • bacia hidrográfica do Parnaíba;

  • bacia hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental;

  • bacia hidrográfica do Atlântico Nordeste Ocidental;

  • bacia hidrográfica Atlântico Leste;

  • bacia hidrográfica Atlântico Sudeste;

  • bacia hidrográfica Atlântico Sul.

Leia também: Quais são os biomas brasileiros?

Resumo sobre as bacias hidrográficas do Brasil

  • As bacias hidrográficas são áreas delimitadas pelas formas de relevo e formadas por um rio principal e seus afluentes.

  • O Brasil tem como bacias hidrográficas principais as formadas pelos rios Amazonas, Paraguai, Uruguai, Paraná e São Francisco.

  • A importância da bacia hidrográfica está ligada aos seus sistemas ambientais complexos e seu aproveitamento em termos econômicos.

  • O conceito de bacia hidrográfica também é aplicado para o gerenciamento de recursos hídricos de uma região hidrográfica.

O que é bacia hidrográfica?

A bacia hidrográfica é uma unidade espacial delimitada por formas de relevo que comporta uma rede hidrográfica, formada pelo rio principal e seus afluentes. Essa área recebe a água da chuva por meio das diferentes formas de relevo e de cursos de água menores, direcionando-a para um curso principal, formando uma rede hidrográfica.

Quais são as bacias hidrográficas do Brasil?

O Brasil possui um vasto território, com grande diversidade em termos hidrográficos e geográficos, dividido em 12 grandes regiões formadas por bacias hidrográficas. Os pontos abaixo detalham os aspectos principais das bacias hidrográficas brasileiras:

  • Bacia hidrográfica Amazônica: tem como rio principal o Amazonas e está localizada na porção centro-norte do território brasileiro, englobando os estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. Ela banha, além do Brasil, os seguintes países da América do Sul: Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e o território da Guiana Francesa. Essa é a maior bacia hidrográfica do mundo em termos de volume e extensão. Ela possui grande importância em termos ambientais; ainda, oferta grande disponibilidade de água para as atividades econômicas locais.

O rio Amazonas oferta diversos recursos ambientais para a população local.
  • Bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia: cobre a porção central do território brasileiro, em zonas de vegetação amazônica e de Cerrado, em parte significativa dos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará e Maranhão, além do Distrito Federal. Essa bacia disponibiliza grande parte da água utilizada em grandes plantações de grãos e criações de animais em tradicionais zonas de atividade agropecuária do Brasil.

  • Bacia hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental: engloba parte do território dos estados do Pará e do Maranhão. Ela está localizada em uma região de transição vegetacional, entre climas equatorial, tropical e semiárido. A água ofertada por essa bacia é utilizada principalmente para o abastecimento urbano.

  • Bacia do Parnaíba: está situada no estado do Piauí, além de partes do Maranhão e Ceará. Seu rio principal é o Parnaíba. As suas águas são utilizadas para o consumo humano e para a irrigação de plantações. Atualmente, também há um uso recorrente delas para o desenvolvimento do turismo.

  • Bacia Atlântico Nordeste Oriental: está localizada nos estados de Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Ela possui especificidades importantes, como baixa disponibilidade hídrica e grande número de rios intermitentes. Engloba principalmente regiões geográficas que possuem um clima tropical semiárido.

  • Bacia hidrográfica do Rio São Francisco: tem como rio principal o São Francisco e engloba partes dos territórios dos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Minas Gerais. As águas dessa bacia são amplamente utilizadas para o desenvolvimento de atividades agropecuárias e industriais, com destaque para a irrigação de plantações de grãos e frutas.

  • Bacia do Atlântico Leste: banha partes dos estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. A água proveniente dela é utilizada principalmente para o abastecimento urbano e para a atividade industrial.

  • Bacia do Atlântico Sudeste: está situada em uma zona geográfica muito urbanizada e industrializada que engloba regiões dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. As suas águas são amplamente utilizadas por atividades produtivas e para o consumo humano.

  • Bacia Atlântico Sul: está situada na porção mais ao sul do território brasileiro. Ela engloba os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As suas águas são muito utilizadas para consumo humano, atividades industriais e práticas agropecuárias.

  • Bacia do rio Paraguai: está localizada nos estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de parte dos territórios dos países sul-americanos Argentina, Bolívia e Paraguai. Situa-se em uma zona de transição vegetacional composta especialmente pelo bioma Pantanal. As suas águas são utilizadas principalmente para o desenvolvimento de atividades agropecuárias e para práticas de pesca e turismo.

  • Bacia do rio Uruguai: engloba os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, localizando-se em uma zona de fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. Ela é muito utilizada para atividades como transporte, abastecimento humano e prática agropecuária.

  • Bacia do rio Paraná: engloba parte importante do centro-sul brasileiro, pois inclui territórios de parte dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Possui grande aproveitamento em termos de geração de energia, transporte fluvial, produção agropecuária e atividade industrial.

A Usina de Itaipu está localizada na bacia do rio Paraná.

Mapa das bacias hidrográficas do Brasil

Fonte: Adaptado de IBGE.|1|

Qual a importância das bacias hidrográficas para o Brasil?

As bacias hidrográficas são importantes recortes do espaço geográfico que apresentam um sistema ambiental bastante complexo. Elas compreendem uma vasta rede hidrográfica, formada por um rio principal e seus afluentes, que compõe um cenário de grande diversidade ambiental. Elas são importantes para a conservação dos recursos hídricos, a conservação da qualidade do solo, a preservação da vegetação nativa; ainda, desempenham papéis importantes, especialmente ligados à presença da água na superfície terrestre.

As bacias hidrográficas também possuem uma grande importância em termos de planejamento, pois são áreas dedicadas à preservação dos recursos hídricos e que devem ser objeto de políticas públicas a fim de se garantir a qualidade e disponibilidade de suas águas.

Leia também: Nomes e características das partes de um rio

Diferenças entre regiões hidrográficas e bacias hidrográficas

As bacias hidrográficas são unidades de área formadas por um rio principal e seus afluentes e delimitadas pelas formas de relevo local, que influenciam na dinâmica das suas águas. Por sua vez, o conceito de região hidrográfica é mais amplo é refere-se a uma forma de regionalização. As regiões hidrográficas são formadas por um ou mais bacias hidrográficas que possuem aspectos próximos em termos geográficos. Essa regionalização é importante para promover o planejamento dos recursos hídricos no território.

Exercícios resolvidos sobre bacias hidrográficas do Brasil

Questão 1

(Uesb) Região hidrográfica é uma área que abrange uma ou mais bacias hidrográficas contíguas e pelas águas subterrâneas e costeiras que lhes estão associadas. A região hidrográfica é, assim, uma divisão administrativa, constituindo-se como a unidade principal de planejamento e gestão das águas, tendo por base a bacia hidrográfica. (GUERINO. 2013. p. 26-27).

Considerando-se o texto e os conhecimentos sobre as bacias hidrográficas brasileiras, suas potencialidades e seu aproveitamento, o meio ambiente, sua exploração, seus problemas e desenvolvimento sustentável, é correto afirmar:

a) Os rios brasileiros atingem dimensões extraordinárias, principalmente os rios de planícies, muito utilizados na navegação e no transporte.

b) O Sistema Itaparica, situado no médio São Francisco, envolve um conjunto de ações destinadas à geração de energia elétrica e à agricultura irrigada, compreendendo os estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia (as microrregiões de Barra, Juazeiro e Paulo Afonso).

c) As hidrovias brasileiras demonstram a existência de uma desenvolvida rede fluvial, com reduzida capacidade de aproveitamento como aquavia, devido à presença de numerosas corredeiras ou de quedas d’àgua de grande importância, porém mal localizadas em relação às regiões mais populosas do país.

d) O aproveitamento dos rios brasileiros, marcado no passado pelo rio São Francisco, conhecido como “rio da Unidade Nacional”, registra, nos dias atuais, a recuperação de inúmeras hidrovias que, interligadas aos nossos equipados portos costeiros, proporcionam o barateamento e o escoamento das imensas safras agrícolas para o mercado externo.

e) O desenvolvimento sustentável em prática na exploração econômica da Amazônia é fundamentado em princípios ecológicos, que proporcionam uma segura qualidade de vida à sua população.

Resolução: Alternativa C

As hidrovias brasileiras estão localizadas em áreas pouco povoadas e industrializadas, logo, não são tão utilizadas pelas atividades econômicas do país, sendo assim pouco aproveitadas no contexto regional.

Questão 2

(Udesc) Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), existem no Brasil oito Bacias Hidrográficas. Assinale a alternativa correta em relação a essas bacias.

a) As bacias do Paraná e do Uruguai formam a Bacia Platina. Esta última drena somente 5% do território nacional e seu potencial hidrelétrico instalado é pequeno e inexpressivo.

b) A Bacia do Rio São Francisco é a segunda maior bacia brasileira e seu rio principal é totalmente navegável.

c) A maior bacia é a do rio Amazonas, que recebe afluentes dos dois lados e possui o maior volume de água do planeta.

d) A Bacia do Rio Tocantins recebe seus dois principais afluentes: o Araguaia e o Tietê. Possui a segunda maior usina do país, mas seu potencial hidrelétrico é o menor de todas as bacias hidrográficas brasileiras.

e) A Bacia do Atlântico Norte/Nordeste é a terceira maior bacia hidrográfica do Brasil, seus rios principais são o Madeira e o Juruá.

Resolução: Alternativa C

A bacia do rio Amazonas é a maior do Brasil e do mundo em termos de volume de água. Ela é muito importante para a preservação ambiental e para o desenvolvimento econômico para o país.

Nota

|1|Adaptado de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE Educa Jovens. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/images/educa/jovens/territorio/2018_05_30_territorio_mapa-rios.jpg.

Fontes

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO (ANA). As regiões hidrográficas. ANA. Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/gestao-das-aguas/panorama-das-aguas/regioes-hidrograficas.

BARREIROS, V. O que são bacias hidrográficas e principais exemplos. Ecycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/o-que-sao-bacias-hidrograficas-e-principais-exemplos/.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Conheça o Brasil – Território. IBGE Educa Jovens. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/20591-introducao.html.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Rios de Brasil. IBGE Educa Jovens. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18305-rios-do-brasil.html.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. Por Bacia Hidrográfica. Conexão Água. Disponível em: https://conexaoagua.mpf.mp.br/atuacao-estrategica/por-bacia-hidrografica.

OECO. O que é uma Bacia Hidrográfica. Dicionário Ambiental OECO. Disponível em: https://oeco.org.br/dicionario-ambiental/29097-o-que-e-uma-bacia-hidrografica/.

SUMMITAGRO. O que é bacia hidrográfica?. Estadão. Disponível em: https://summitagro.estadao.com.br/noticias-do-campo/o-que-e-bacia-hidrografica/.

Publicado por Mateus Campos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares
Nessa aula veremos o que é um polígono, nomenclaruta de um polígono e como classificá-lo em regular e irregular.