Whatsapp icon Whatsapp

Vegetação do Brasil

Vegetação do Brasil é formada por um conjunto de tipos vegetacionais diversos. Essa diversidade vegetacional é fruto da geografia brasileira, bastante heterogênea.
A Floresta Amazônica é a principal vegetação do Brasil.
A Floresta Amazônica é a principal vegetação do Brasil.

A vegetação do Brasil é o conjunto de espécies de plantas que compõem a paisagem natural do país. O Brasil possui um território extenso, com diversas especificidades geográficas, marcadas pela variedade de condições naturais de clima, relevo e solo. Portanto, há no território brasileiro uma complexa rede de espécies vegetais.

Os principais tipos vegetacionais do Brasil são:

  • Amazônia;

  • Mata Atlântica;

  • Cerrado;

  • Pantanal;

  • Caatinga;

  • Pampa.

Eles são marcados principalmente pela diversidade, logo, compõem um mosaico vegetacional heterogêneo e bastante biodiverso.

Leia também: A influência da vegetação sobre o clima

Resumo sobre vegetação do Brasil

  • A vegetação brasileira é formada pela totalidade de espécies de plantas que existem no território nacional.

  • As principais vegetações do Brasil são Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampa.

  • As vegetações do Brasil são caracterizadas mediante a diversidade geográfica presente no país.

  • A Amazônia é a principal vegetação do Brasil. Ela ocorre em zonas de clima equatorial, que possuem um elevado volume de chuvas.

  • A Mata Atlântica é um bioma presente em grande parte da costa litorânea brasileira. Ela é considerada a vegetação mais devastada do Brasil.

  • O Cerrado é uma formação vegetal caracterizada pela ocorrência do clima tropical, com duas estações bem definidas.

  • O Pantanal é uma vegetação muito particular e que apresenta especificidades complexas, como a forte dependência da água.

  • A Caatinga é a vegetação típica do clima semiárido. É formada por plantas extremamente resistentes à seca.

  • O Pampa é uma tipo vegetacional formado por gramíneas, arbustos diversos e árvores de pequeno porte.

Videoaula sobre vegetação do Brasil

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é a vegetação do Brasil?

A vegetação do Brasil é formada por todas as espécies de flora que compõem a paisagem natural do país. Ela é bastante diversificada em razão das diversas condições físicas que permeiam todo o território nacional.

A geografia do Brasil é bastante heterogênea em razão da ampla presença de tipos climáticos, formações de relevo e condições pedológicas diversas. Esses fatores influenciam na composição vegetacional brasileira, considerada bastante biodiversa, sendo formada por seis grandes tipos vegetacionais: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Pampa.

Quais os tipos de vegetação do Brasil?

A vegetação brasileira é formada, prioritariamente, por seis grandes tipos vegetacionais, que apresentam características bastante diversas, em especial, relacionadas às peculiaridades geográficas locais. Por sua vez, esses grandes tipos vegetacionais são permeados por áreas de transição, que representam uma confluência de elementos físicos de dois ou mais biomas brasileiros.

Ademais, há as áreas antropizadas, marcadas pela interferência humana no meio natural, geralmente resultante da alteração e supressão da vegetação nativa. Segue abaixo os principais tipos vegetacionais do Brasil.

  • Amazônia

A Floresta Amazônica é considerada a principal formação vegetal do Brasil. Ela está localizada na região Norte do país, além de trechos das regiões Nordeste e Centro-Oeste. É considerada a maior floresta equatorial do mundo, estendendo-se também para o território de vários países vizinhos ao Brasil.

Essa floresta possui como características climáticas principais um clima quente e úmido, típico das zonas equatoriais, e um grande volume de precipitações do longo do ano. Esse tipo vegetal apresenta em seu território uma estrutura hídrica complexa, formada por rios caudalosos que percorrem extensas planícies aluviais e são dotados de grande biodiversidade.

Já a vegetação da Amazônia é bastante densa e heterogênea, com um grande volume de espécies vegetais por área de floresta. A Floresta Amazônica sofre graves impactos ambientais em razão da ação humana, como o desmatamento.

Leia também: Queimadas na Amazônia — grave problema ambiental que ameaça esse rico bioma

  • Mata Atlântica

A Mata Atlântica está localizada em grande parte da costa oceânica brasileira, estendendo-se desde o litoral do estado do Rio Grande do Sul até os estados da região Nordeste. É a principal cobertura vegetal de estados como São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Essa formação florestal ocorre prioritariamente em áreas de clima tropical, sendo muito influenciada pela umidade proveniente do oceano. A Mata Atlântica possui formações de relevo bastante diversas assim como uma grande presença de cursos de água.

A formação florestal desse bioma é bastante complexa e diversa, com árvores de grande porte e elevado volume de espécies de plantas e animais. É o bioma brasileiro mais desmatado, em especial, devido ao processo de urbanização e industrialização, que ocorreu de forma intensa nessa porção vegetacional do território brasileiro.

Vista de paisagem da Mata Atlântica
A Mata Atlântica é um tipo vegetacional brasileiro muito rico em biodiversidade de espécies.
  • Cerrado

O Cerrado é um tipo vegetacional típico de climas tropicais, marcado pela ocorrência de duas estações bem definidas, uma mais quente e úmida e outra mais fria e seca. Esse tipo vegetacional está presente em todas as regiões brasileiras, sendo predominante na porção Centro-Oeste do Brasil.

Essa vegetação é comumente chamada de savanas, em razão da sua vegetação, composta, entre outros, por grandes campos formados por espécies de médio porte bastante resistentes às mudanças de temperatura e umidade. O Cerrado possui um relevo diverso, com destaque para formações de planaltos e chapadas; além da presença de muitos cursos de água, que possuem grande importância para a biodiversidade local.

O número de espécies vegetais nesse bioma é considerado bastante alto, com destaque para as endêmicas. Atualmente, trata-se de uma vegetação muito desmatada em razão da expansão das atividades agropecuárias.

  • Pantanal

O Pantanal é um tipo vegetacional localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além dos países Bolívia e Paraguai. Essa vegetação, típica de zonas tropicais, apresenta várias particularidades.

A principal delas é a grande influência da água por meio da recorrência de chuvas ou da presença de grandes áreas alagadas, que interferem na dinâmica das plantas locais. As cheias no Pantanal são fundamentais para a dinâmica dessa vegetação e possibilitam o surgimento de novas formas de vida nesse bioma. Portanto, é uma vegetação disposta em zonas de alagamentos frequentes, formadas por grandes áreas de planícies.

O Pantanal possui árvores e arbustos diversos, também encontrados em outras vegetações, como no Cerrado, na Amazônia e na Mata Atlântica, além de um conjunto de espécies de flora endêmicas da região. O Pantanal vem sofrendo na atualidade com a ocorrência de queimadas.

  • Caatinga

A Caatinga é uma formação vegetal típica da região Nordeste do Brasil, embora ocorra também na porção norte do estado de Minas Gerais. Essa vegetação é considerada o único bioma exclusivamente brasileiro.

Ocorre em zonas de clima semiárido, ou seja, áreas marcadas pelo tempo quente e seco. Além disso, nesse bioma o volume de chuvas é muito pequeno durante todo o ano. Portanto, as espécies vegetais da Caatinga apresentam um conjunto de estruturas que permitem maior resistência aos períodos de seca, como caules grossos, raízes profundas e troncos espinhosos.

A vegetação de Caatinga está disposta em um relevo bastante heterogêneo, formado principalmente por planaltos e depressões. A rede hidrográfica dessa vegetação é pequena e formada basicamente por rios intermitentes. A Caatinga sofre com o desmatamento que visa à produção de lenha e à instalação de cultivos agropecuários extensivos.

Vista de paisagem da Caatinga
A Caatinga é caracterizada pela vegetação extremamente seca.
  • Pampa

Os pampas estão localizados no estado do Rio Grande do Sul, além de porções dos países Argentina e Uruguai. É um tipo vegetacional marcado pelo clima subtropical, caracterizado pela divisão bem definida das quatro estações assim como pela boa distribuição de chuvas ao longo do ano.

A vegetação de pampa é composta por gramíneas de pequeno porte, tipo vegetacional também chamado de campos sulinos. Há também vegetações rasteiras e árvores de pequeno porte.

O relevo em que se assenta esse tipo vegetacional é bastante heterogêneo, desde zonas de planície até planaltos. Já a hidrografia local é marcada por uma rede de rios extensos que são aproveitados para fins de navegação e geração de energia.

Os pampas sofrem com os impactos ambientais relacionados ao desmatamento assim como com a expansão das atividades agropecuárias, principalmente extensivas, no seu território.

Leia também: Problemas ambientais brasileiros

Mapa da vegetação do Brasil

Mapa do IBGE sobre a distribuição dos tipos vegetacionais brasileiros
Fonte: adaptado de IBGE.

Exercícios resolvidos sobre vegetação do Brasil

Questão 1

(Enem 2021) Em Goiás e Mato Grosso, as modificações dependeram fundamentalmente de novos manejos aplicados às terras. Acima de tudo, porém, o desenvolvimento regional deveu-se a uma articulada transformação dos meios urbanos e rurais, a serviço da produção tanto de alimentos básicos, como o arroz, por exemplo, quanto de grãos para consumo interno e exportação, como a soja.

AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2003.

A realidade descrita no texto se estabelece sobre qual domínio morfoclimático?

A) Pradaria

B) Cerrado

C) Caatinga

D) Araucária

E) Atlântico

Resolução: Alternativa B. O Cerrado é a vegetação típica dos estados da região Centro-Oeste do Brasil. Esse tipo vegetacional sofre com intensas transformações do espaço natural por meio das ações humanas, principalmente pela expansão das atividades agropecuárias.

Questão 2

(Enem) A exploração de recursos naturais e a ocupação do território brasileiro têm uma longa história de degradação de áreas naturais. É resultado, entre outros fatores, da ausência de uma cultura de ocupação que respeitasse as características de seus biomas.

Disponível em: http://www.comciencia.br. Acesso em: 19 abr. 2010. Fragmento.

Ao longo da história, a apropriação da natureza e de seus recursos pelas sociedades humanas alterou os biomas do planeta. Em relação aos biomas brasileiros, em qual deles esse tipo de processo se fez sentir de forma mais profunda e irreversível?

A) Na Floresta Amazônica, especialmente a partir da década de 1980, devastada pela construção de rodovias e expansão urbana.

B) No Cerrado, que abriga muitas espécies de árvores sob risco de extinção, atingido pela mineração e agricultura.

C) No Pantanal, que abrange parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, degradado pela mineração e pecuária.

D) Na Mata Atlântica, que hoje abriga 7% da área original, devastada pela exploração da madeira e pelo crescimento urbano.

E) Na Mata dos Cocais, localizada no Nordeste do país, desmatada pelo assoreamento e pelo cultivo da cana-de-açúcar.

Resolução: Alternativa D. A Mata Alântica é o bioma mais desmatado do Brasil. O processo de urbanização e industrialização brasileiro, que ocorreu de maneira intensa na porção centro-sul do país, resultou na profunda supressão da vegetação desse bioma.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

O bioma Amazônia é o maior do Brasil e considerado a área de maior biodiversidade do planeta.
Amazônia
Aprenda mais sobre a Amazônia. Veja suas principais características quanto à vegetação, fauna, flora, hidrografia e ao clima. Saiba a respeito do seu desmatamento.
Caatinga
Conheça as principais características da Caatinga. Entenda mais sobre a sua vegetação, e veja quais são os principais impactos ambientais presentes nesse bioma.
Desmatamento no Brasil
Desenvolvimento econômico praticado de forma insustentável.
Mapa dos domínios naturais do Brasil
Domínios naturais do Brasil
Domínios naturais do Brasil, O que são Domínios naturais do Brasil, Onde localizam os Domínios naturais do Brasil, Quantos domínios naturais existem no Brasil.
Mata Atlântica
Saiba mais sobre a Mata Atlântica. Entenda a fauna e a flora desse bioma. Conheça os impactos ambientais causados na Mata Atlântica.
Pantanal
Clique e veja as características da região do Pantanal, como seu clima, relevo, vegetação e hidrografia. Confira também os impactos ambientais na região pantaneira.
Vegetação caducifólia da Caatinga, que perde as suas folhas no período da seca
Principais biomas brasileiros
Clique e conheça as características dos principais biomas brasileiros.
video icon
Português
Pré-Enem | Gêneros textuais
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Gêneros textuais" com a professora Maria Beatriz!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!