Whatsapp icon Whatsapp

Relevo

Relevo representa o conjunto de formas geomorfológicas presentes na superfície terrestre. As formas de relevo mais comum são: montanhas, planaltos, depressões e planícies.
Vista aérea de cordilheira em Tirol do Sul, na Itália
O relevo é o conjunto de feições da superfície terrestre.

O relevo é o conjunto de formas dispostas ao longo da superfície terrestre, logo, tal conceito reúne as feições geomorfológicas que ocorrem na litosfera do planeta. As quatro grandes formas de relevo são montanha, planalto, depressão e planície. Os planaltos são as formas predominantes no relevo brasileiro. Eles são caracterizados pela grande influência dos processos erosivos.

A formação e transformação do relevo terrestre é fruto de diversos agentes que ocorrem nas porções interna e externa do planeta. Os principais agentes de transformação do relevo são: tectonismo, vulcanismo, água, vento e demais elementos climáticos.

Leia mais: Camadas da Terra — formam a composição do planeta e têm características distintas entre si

Resumo sobre relevo

  • O relevo é o conceito geográfico que reúne as diversas formas dispostas ao longo da superfície terrestre.

  • A área da Geografia responsável pelo estudo da dinâmica do relevo e sua influência no espaço é a geomofologia.

  • O relevo é classificado, mediante as suas caraterísticas naturais, em: montanha, planalto, depressão e planície.

  • Os agentes internos do relevo atuam predominantemente na criação de feições como as montanhas.

  • Os agentes externos do relevo são responsáveis pelo esculpimento de formas por meio de processos como a erosão e o intemperismo.

  • O relevo do Brasil é caracterizado como muito antigo e erodido. A forma de relevo predominante no território brasileiro é o planalto.

O que é relevo?

O relevo é o termo que designa o conjunto de formas presentes na superfície terrestre. Tais formas, como montanhas, planaltos e planícies, surgiram há milhares de anos, e continuam em constante transformação mediante a ação de diversos agentes internos e externos. O conceito de relevo reúne assim todas as formas presentes na litosfera, a camada mais externa da esfera terrestre. A área da Geografia que estuda as formas de relevo do planeta e a sua dinâmica é chamada de geomorfologia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as formas de relevo?

As formas de relevo podem ser divididas em quatro grandes grupos, em razão das suas características físicas, além dos diversos agentes que atuam na sua transformação. São eles:

  • Montanhas: formas de relevo que apresentam a maior altitude. Sua formação é advinda dos agentes internos do relevo, como tectonismo e vulcanismo, que atuam em conjunto com os agentes externos do relevo, como a erosão. Porém as ações dos agentes externos não são tão proeminentes nas montanhas. As regiões montanhosas são caracterizadas pelas formações íngremes, de grande amplitude e declividade.

 Vista aérea do monte Ama Dablam, Nepal
O conjunto de montanhas é denominado cordilheira.
  • Planaltos: formações caracterizadas pela forma plana no topo e íngreme nas laterais. Eles são transformados prioritariamente pelos agentes externos do relevo que esculpem as suas feições. Tal ação resulta em formas como as chapadas e as mesas. Os planaltos apresentam uma elevada altitude. O Brasil, por exemplo, é um país caracterizado pela grande presença de planaltos.

  • Depressões: forma de relevo marcada pelo rebaixamento, quando comparada a áreas circundantes. Portanto, são zonas onde predominam os agentes externos do relevo, especialmente a erosão. A ação da erosão produz uma superfície muito acidentada e desfavorável ao estabelecimento de atividades produtivas. As depressões possuem zonas de baixa altitude, marcadas pelas maiores altitudes do seu entorno.

  • Planícies: formas de relevo de altitude diminuta, predominantemente atreladas às margens de corpos de água diversos. Nas planícies predomina o processo de deposição. O acúmulo de sedimentos, carreados por agentes como água, produz feições como as planícies. Assim, é uma forma em que predominam os agentes externos do relevo terrestre.

Leia mais: Classificação do relevo submarino

Quais os agentes formadores e transformadores do relevo?

Os agentes formadores e transformadores do relevo indicam o conjunto de fenômenos responsáveis pela criação, e posterior transformação, das formas do relevo do planeta. Eles são classificados em dois grandes grupos:

  • Agentes internos do relevo: originam-se especialmente de fenômenos que ocorrem no interior da esfera terrestre, mas que apresentam grandes consequências para a superfície planetária. Assim, a sua atuação não está limitada apenas ao interior do planeta, mas também à formação de diversas feições de relevo da superfície, como as montanhas. Os agentes internos do relevo são o vulcanismo e o tectonismo.

  • Agentes externos do relevo: atuam predominantemente na transformação das formas geomorfológicas. Eles agem na porção externa das feições de relevo, como na erosão dos planaltos, além da deposição das planícies. Os principais são: a água (chuvas, rios, mares), o vento, a temperatura, a umidade e a vegetação. O ser humano também é um ser atuante na transformação do relevo.

Caso tenha maior interesse sobre o tema deste tópico, leia: Agentes transformadores do relevo.

Relevo brasileiro

Vista aérea de cachoeira na Chapada das Mesas, Brasil
Os planaltos são formações de relevo típicas do território brasileiro.

O relevo brasileiro, mediante diversos estudos geomorfológicos, é caracterizado pelo predomínio de formas bastantes transformadas ao longo do tempo, especialmente de planaltos. Tal aspecto é explicado pela origem muito antiga do nosso relevo, que, em conjunto com a ampla presença de agentes externos, apresenta grandes modificações decorrentes do tempo.

A formação do relevo brasileiro tem como base as rochas cristalinas e sedimentares, além da grande deposição de sedimentos, em conjunto com a baixa atividade de elementos oriundos dos agentes internos. Sua classificação mais aceita indica que há uma predominância de planaltos, além de depressões e planícies, sendo estas últimas em menor número. Caso queira se aprofundar no tema deste tópico, leia: Relevo brasileiro.

  • Videoaula sobre relevo do Brasil

Exercícios resolvidos sobre relevo

Questão 1

(Enem 2017) A destruição, o transporte e a deposição de pequenos fragmentos rochosos dependem da direção e intensidade com que este agente atua na superfície terrestre, sobretudo em regiões áridas e semiáridas, com pouca presença de vegetação. É nesse ambiente que se verifica o constante trabalho de formação, destruição e reconstrução de elevações de areia que recebem o nome de dunas.

LEINZ, V.; AMARAL, S. E. Geologia geral. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1995 (adaptado).

A modelagem do relevo apresentado relaciona-se ao processo de erosão decorrente da ação

a) glacial.

b) fluvial.

c) eólica.

d) pluvial.

e) marinha.

Resolução: alternativa C

A erosão eólica, por meio da ação do vento, é o tipo mais comum em zonas áridas e semiáridas, proporcionando a transposição e a deposição de sedimentos diversos; logo, modificando o relevo terrestre.

Questão 2

(Enem 2017) As rochas são desagregadas e decompostas e os materiais resultantes de sua ação, tais como seixos, cascalhos, areias, siltes e argilas, são carregados e depois depositados e, também, substâncias dissolvidas na água podem precipitar. Em virtude de sua atuação, quaisquer rochas, independentemente de suas características, podem ficar destacadas no relevo.

BELLOMO, H. R. et al. (Org.). Rio Grande do Sul: aspectos da geografia. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1997 (adaptado).

O texto refere-se à modelagem do relevo pelos processos naturais de

a) magmatismo e fusão.

b) vulcanismo e erupção.

c) intemperismo e erosão.

d) tectonismo e subducção.

e) metamorfismo e recristalização.

Resolução: alternativa C

O intemperismo e a erosão são dois processos externos de modificação do relevo. Eles atuam de maneira direta na modelação do relevo por meio da ação dos diversos agentes transformadores do relevo.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Agentes Transformadores do Relevo
Os agentes modificadores do relevo, seus tipos e os impactos por eles causados.
Agentes de formação do relevo
Confira aqui quais são os agentes de formação do relevo e veja como eles atuam.
Formas de relevo
Saiba quais são as grandes formas de relevo existentes na superfície terrestre e veja suas características. Conheça as principais formas de relevo do Brasil.
Relevo brasileiro
Clique aqui, saiba quais são as principais características geomorfológicas do Brasil e conheça as formas de relevo que ocorrem ao longo do território brasileiro.
Relevo e sociedade
Como os elementos estruturais da natureza condicionam a nossa vivência? Compreenda a dinâmica existente entre relevo e sociedade!