Fases da Lua

Fases da Lua remetem à diferença de iluminação proveniente do Sol recebida pela superfície lunar. As quatro fases principais são Nova, Crescente, Cheia e Minguante.
A diferença de iluminação da superfície lunar gera as fases da Lua. (Créditos: Gabriel Franco | Mundo Educação)

As fases principais da Lua são: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Algumas classificações ainda consideram as chamadas fases intermediárias, sendo elas: Quarto Crescente, Crescente Gibosa, Minguante Gibosa e Quarto Minguante.

As fases lunares são geradas por meio da diferença de iluminação recebida pela Lua em relação ao Sol. A Lua é o único satélite natural da Terra e não possui luz própria, assim, ela é iluminada pelo Sol. Suas fases implicam a formação de um ciclo lunar, que dura aproximadamente um mês. Seu posicionamento e sua iluminação também geram os chamados eclipses lunares.

Leia também: Por que a Lua não cai na Terra?

Resumo sobre as fases da Lua

• A Lua, único satélite natural da Terra, não possui iluminação própria, sendo assim iluminada pelo Sol.

• Suas fases ocorrem por causa da variação do seu posicionamento e iluminação em relação ao Sol e à Terra.

• Suas quatro fases são: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Elas têm duração aproximada de sete dias.

• Já suas chamadas fases intermediárias são: Quarto Crescente, Crescente Gibosa, Minguante Gibosa e Quarto Minguante.

• O ciclo lunar corresponde à diferenciação de iluminação completa da Lua em torno de aproximadamente um mês.

• O eclipse lunar ocorre somente na Lua Cheia e está relacionado ao alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua.

Quais são as fases da Lua?

A Lua possui quatro grandes fases, que duram aproximadamente sete dias cada, representando cada uma delas a diferença de iluminação desse satélite ocasionada pelo Sol e visualizada da Terra. Essas grandes fases são chamadas usualmente de principais.

Assim, as quatro fases principais da Lua são:

  • Lua Nova: corresponde ao início do ciclo solar, no qual a Lua está posicionada entre o Sol e a Terra. Portanto, ela praticamente não recebe iluminação, não sendo assim praticamente vista da superfície terrestre.

A Lua Nova não é bem visualizada da superfície terrestre por causa da baixa iluminação.
  • Lua Crescente: remete justamente ao aumento da iluminação do Sol na superfície da Lua, logo, cresce a iluminação desse satélite. Nesse período, a Lua apresenta uma iluminação em formato de círculo crescente, sendo a fase oposta à minguante.

A Lua Crescente, fase oposta à Lua Minguante, apresenta apenas parte da sua superfície iluminada.
  • Lua Cheia: ocorre quando o Sol ilumina a Lua em sua totalidade. Nessa fase, a visão que se tem da Lua da superfície terrestre é a do satélite todo iluminado, formando um grande círculo luminoso.

A Lua Cheia ocorre quando esse satélite recebe iluminação em toda a sua superfície.
  • Lua Minguante: representa o fim do ciclo lunar, no qual somente uma parte da Lua está iluminada pelo Sol, sendo a fase oposta à Lua Crescente. A Lua Minguante possui um formato de semicírculo, com apenas um quarto dela iluminado pelo Sol.

A Lua Minguante apresenta uma faixa intermediária de iluminação da sua superfície.

Algumas classificações apontam ainda que há as chamadas fases intermediárias da Lua, ou seja, os períodos de transição entre as fases principais. Essas fases intermediárias são:

  • Quarto Crescente;

  • Crescente Gibosa;

  • Minguante Gibosa;

  • Quarto Minguante.

Leia também: Afinal, a Terra é redonda mesmo?

Por que ocorrem as fases da Lua?

As fases da Lua, quatro no total, correspondem ao ciclo de iluminação desse astro assim como à visão que nós temos dele do planeta Terra. A variação dessas fases ocorre em razão da variação de posicionamento da Lua em relação ao Sol e à Terra. Nesse contexto, vale destacar que a Lua não possui luz própria, mas sim é iluminada pelo Sol. Portanto, suas fases representam a variação dessa iluminação vista da Terra por meio do deslocamento da Lua ao longo do mês em relação à esfera terrestre.

Ciclo lunar

O ciclo da Lua, também chamado de ciclo da lunação, é o período marcado pela ocorrência de todas as fases da Lua, ou seja, o satélite em suas formas Nova, Crescente, Cheia e Minguante. O ciclo tem uma duração aproximada de um mês do calendário civil. Ele é utilizado em diversas culturas para marcações de tempo, feitura de rituais e práticas culturais diversas.

Eclipse lunar

Os eclipses lunares ocorrem quando a Terra está posicionada entre a Lua e o Sol.

O fenômeno do eclipse lunar ocorre por meio do alinhamento perfeito entre a Lua, o Sol e a Terra, ou seja, a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua. Porém o fenômeno é variável mediante o nível de iluminação da Lua, sendo total, parcial ou penumbral. O eclipse lunar ocorre somente na fase da Lua Cheia.  

Publicado por Mateus Campos
Matemática
Função Seno com Geogebra
Nesta aula utilizaremos o software gratuito geogebra para mostrar as possíveis variações da função seno. Analisaremos o eixo central, a amplitude, o máximo e mínimo, a imagem e o período da função seno.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos