Eclipse Lunar

O eclipse lunar ocorre quando a lua se posiciona nas zonas umbra ou penumbra da sombra da Terra.

O eclipse lunar é o processo de encobrimento da lua pela sombra da Terra durante um curto período de tempo. Trata-se de um fenômeno ocasional, cujas características e formas aparentes dependerão da posição do planeta em relação ao seu satélite natural. Confira o esquema a seguir:

Esquema ilustrativo do eclipse lunar
Esquema ilustrativo do eclipse lunar

Com a leitura da imagem, é possível perceber que a sombra da Terra projeta-se sobre a da Lua, ocorrendo o eclipse. Este se torna mais visível quando ocorre sobre a umbra deixada pelo planeta na órbita lunar.

O eclipse lunar acontece somente com a lua cheia, pois é nesse momento em que ela está completamente alinhada com a Terra em relação ao Sol. Na verdade, podemos dizer que esse fenômeno é algo relativamente raro, pois, graças à inclinação de 5º da lua em relação à órbita da Terra ao redor do sol, quase sempre a lua está “em cima” ou “embaixo” da sombra da Terra.

Por esse motivo, para o eclipse acontecer, quando houver lua cheia, é preciso que o nosso satélite esteja alinhado com a órbita eclíptica do planeta ao redor do sol, o que é um fenômeno esporádico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem, por classificação, três diferentes tipos de eclipse lunar: o total, o parcial e o penumbral.

O eclipse total ocorre quando toda a lua é encoberta pela sombra da Terra. Nesses casos, a lua fica por cerca de uma hora na escuridão, e o processo do eclipse como um todo pode levar várias horas. Para isso acontecer, a lua precisa estar completamente posicionada na região da umbra.

O eclipse parcial, como o nome sugere, é quando apenas uma parte da lua é encoberta pela sombra, não completando um eclipse total.

Eclipse lunar parcial
Eclipse lunar parcial

O eclipse penumbral acontece quando a lua é encoberta pela sombra da Terra, mas com uma sombra um pouco mais “fraca”. Isso ocorre quando a lua se posiciona na faixa da penumbra, não chegando a alcançar a umbra. Em muitos desses casos, o eclipse nem é notado pelas pessoas, apenas por especialistas, pois a lua não chega a ser encoberta, mas apenas diminui o seu brilho.

Representação de um eclipse lunar
Representação de um eclipse lunar
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
Os eclipses formam um belo espetáculo natural
Eclipse
Entenda o que é um eclipse, a diferença entre eclipse solar e lunar e os subtipos desse admirado fenômeno astronômico.
A sombra e a penumbra estão ligadas à ocorrência do eclipse
Sombra e penumbra
Entenda as principais características da sombra e da penumbra!
Os principais movimentos realizados pela Terra são rotação e translação.
Movimentos da Terra
Aprenda mais sobre os movimentos da Terra. Descubra quais são os principais movimentos realizados pelo planeta e suas principais características.
O sol não cessa
O Sol da Meia Noite
O Sol da Meia Noite, O que é o Sol da Meia Noite, Como ocorre o Sol da Meia Noite, O Sol da Meia Noite e a incidência de sol, O Sol da Meia Noite e a inclinação da Terra, O Sol da Meia Noite e as estações do ano.
Lua Cheia
Fases da Lua
Fases da lua, como ocorrem as fases da Lua, mês lunar, características da Lua, lua crescente, lua cheia, lua nova, lua minguante.
Movimento de translação
Aprenda mais sobre o movimento de translação terrestre. Descubra quais as principais características desse movimento e qual sua relação com as estações do ano.
Visão noturna da Lua.
Lua
As características do satélite natural da Terra.
O eclipse solar é um espetáculo sem igual na natureza
Eclipse solar
O eclipse solar é um dos mais fantásticos fenômenos naturais. Clique e entenda como ele ocorre e quais são os seus tipos.
Fases do Eclipse da Lua
Eclipse Lunar
Você sabia que o eclipse lunar acontece sempre na lua cheia? Clique aqui e entenda como ocorre o eclipse da lua.
A Lua compõe-se de quê?
Qual a composição da Lua?
Componentes da superfície lunar.