Formas de relevo
As formas de relevo representam o conjunto de feições geomorfológicas existentes na superfície terrestre. Elas são classificadas em montanhas, planaltos, planícies e depressões. As montanhas são as feições de relevo mais elevadas em altitude. Já as planícies possuem altitudes mais baixas e relevo bem suave.
Os planaltos são formações associadas aos processos geomorfológicos provocados por agentes externos, como a erosão. As depressões são caracterizadas pela presença de formas de baixa altitude, especialmente quando comparadas às demais áreas geográficas vizinhas. O Brasil possui um relevo caracterizado pela atuação de agentes externos e pela predominância de planaltos.
Leia também: Quais são os biomas que existem no mundo?
Resumo sobre formas de relevo
-
O relevo é um dos principais aspectos da geografia de uma localidade, pois representa as feições geomorfológicas da superfície terrestre.
-
Conforme as características geomorfológicas, as feições de relevo são classificadas em montanhas, planaltos, planícies e depressões.
-
As montanhas são formas de relevo de elevada altitude associadas especialmente ao processo de movimentação das placas tectônicas.
-
Os planaltos são formas de relevo de considerável altitude que possuem o topo relativamente plano, com predominância da erosão.
-
As planícies são formas de relevo de baixa altitude, compostas de vastas áreas planas por meio do processo de sedimentação.
-
As depressões são formas de relevo que possuem uma altitude mais baixa quando comparadas às demais áreas geográficas vizinhas.
-
O Brasil possui uma formação geomorfológica diversa, caracterizada pela presença de um relevo bastante recente, apesar do substrato litológico antigo.
-
As formas geomorfológicas encontradas no território brasileiro são os planaltos, as planícies e as depressões.
Quais são as formas de relevo?
O relevo é o termo que indica o conjunto de formações geomorfológicas presentes na superfície terrestre. Esse aspecto da paisagem é bastante modificado ao longo do tempo, tanto por agentes internos quanto por agentes externos. O relevo é um dos principais aspectos considerados na caracterização geográfica de uma localidade. Conforme os aspectos das formas geomorfológicas, o relevo é classificado em montanhas, planaltos, planícies e depressões.
Características das formas de relevo
O relevo presente na superfície terrestre é dividido, de acordo com as suas características, em quatro grandes grupos: montanhas, planaltos, planícies e depressões. Os pontos abaixo apresentam os principais aspectos dessas formas geomorfológicas:
-
Montanhas: são formas de relevo de elevada altitude. Elas foram formadas, ao longo do tempo geológico e geomorfológico, especialmente por agentes internos do relevo, como o vulcanismo e o tectonismo, logo, são resultantes principalmente das movimentações das placas tectônicas. Esse tipo de forma de relevo é o de maior altitude entre as formações geomorfológicas. Para saber mais sobre as montanhas, clique aqui.
-
Planaltos: são formas de relevo de considerável altitude que possuem o topo relativamente plano. Essas formações geomorfológicas são compostas principalmente por rochas de diferentes origens que foram bastante transformadas ao longo do tempo, com destaque para os agentes externos. A erosão, por exemplo, é um dos principais agentes de transformação das formas de planaltos. Para saber mais sobre essa forma de relevo, clique aqui.
-
Planícies: são formas de relevo de baixa altitude, formadas por vastas áreas planas e pouco acidentadas. Essas formas de relevo estão comumente associadas ao processo geomorfológico de sedimentação, ou seja, são formadas essencialmente pelo acúmulo de sedimentos, notadamente oriundos de formas mais elevadas de relevo. As planícies são encontradas principalmente ao longo das margens de mares, rios e lagos. Para saber mais sobre essa forma de relevo, clique aqui.
-
Depressões: são formas de relevo que possuem uma altitude mais baixa quando comparadas às demais áreas geográficas vizinhas. Sofrem especialmente com a ação da erosão na transformação dos seus aspectos geomorfológicos. As depressões são divididas em dois tipos: a depressão relativa situa-se acima do nível do mar; já a depressão absoluta ocorre abaixo do nível do mar. Para saber mais sobre essa forma de relevo, clique aqui.
Quais são as principais formas de relevo do Brasil?
O Brasil possui uma formação geomorfológica bastante diversa, caracterizada pela presença de um relevo recente, apesar do substrato litológico antigo. Esse cenário é dado em razão da proeminência da ação dos agentes externos de relevo do país que provocam a transformação constante das feições geomorfológicas locais.
O Brasil está situado em uma faixa de clima tropical, com forte atuação de agentes externos, como a água e o vento, assim como de processos geomorfológicos em sentido amplo, como a erosão e a sedimentação. Portanto, o relevo brasileiro é historicamente bastante modificado e apresenta formas geomorfológicas recentes. Nesse contexto, o relevo brasileiro é predominantemente formado por planaltos e por áreas menores de planícies e depressões.
A predominância dos planaltos no país é fruto da presença de uma estrutura geológica bastante antiga em conjunto com a ação contínua de agentes externos, como a erosão. A estrutura de relevo do Brasil não possui montanhas, visto que essas formas estão associadas aos processos de movimentação das placas tectônicas, bastante diminutos no país. Ainda, destaca-se que no Brasil as formas de relevo também sofrem com os problemas ambientais, com destaque para a erosão intensificada pela ação humana.
Saiba mais: Agentes de transformação do relevo — externos e internos
Exercícios resolvidos sobre formas de relevo
Questão 1 (FASM) Levando em consideração os agentes formadores do relevo brasileiro, assinale a alternativa que contém a afirmação correta.
a) No território brasileiro, as áreas de derrames magmáticos recentes são responsáveis pela presença de grandes cadeias de montanhas.
b) O Brasil está localizado no centro de placa tectônica, o que favorece a formação de dobramentos recentes.
c) No território brasileiro, as estruturas e as formações litológicas são antigas, porém as formas do relevo são recentes.
d) O território brasileiro está localizado em área de movimentos orogenéticos recentes e amplo processo erosivo.
e) O Brasil está localizado em uma área de intenso processo erosivo e estrutura geológica recente.
Resolução: Alternativa C. A estrutura geológica brasileira, formada por rochas cristalinas e sedimentares, é bastante antiga; porém as formas de relevo são recentes devido à ação destacada de agentes externos do relevo, como a erosão.
Questão 2 (Unemat) Na proposta de classificação do relevo brasileiro, Ross (1989) apresentou a seguinte caracterização: são as únicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouço consiste em bacias sedimentares recentes, formadas por deposições do período Quaternário.
MAGNOLI e ARAÚJO, 2005.
A caracterização exposta refere-se a:
a) planaltos.
b) planícies.
c) depressões.
d) bacias sedimentares.
e) crátons.
Resolução: Alternativa B. O texto faz menção às planícies, formas de relevo mais planas, com baixa altitude e pouca declividade. Elas estão associadas ao processo de sedimentação presente na superfície terrestre.
Fontes
ECO4U. Quais os principais tipos de relevo no Brasil? In: Empresa Brasil de Comunicações, 28/04/2015. Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/04/quais-os-principais-tipos-de-relevo-no-brasil.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Relevo do Brasil. IBGE Educa. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18306-relevo-do-brasil.html.
QCONCURSOS. Questões de Vestibular sobre Geografia. Qconcursos. Disponível em: https://www.qconcursos.com/questoes-de-vestibular/questoes?q=formas+de+relevo.