Hidrovia

As hidrovias são redes de navegação usadas para o transporte de mercadorias, pessoas e serviços. Esse tipo de deslocamento ocorre em rios e lagos.
As hidrovias são um importante modal de transporte de mercadorias.

Hidrovias são vias navegáveis utilizadas para transportes diversos, sobretudo àqueles voltados à comercialização de mercadorias de grande porte. As hidrovias são um tipo de transporte aquaviário que ocorre em rios e lagos.

A principal vantagem das hidrovias está atrelada ao custo-benefício desse transporte, em especial no que tange o deslocamento de cargas pesadas em grandes distâncias. Entretanto, é um modal que também apresenta desvantagens, como a demora no translado dos produtos.

A Europa é o polo do transporte hidroviário mundial. Esse continente contém muitas hidrovias, responsáveis por uma parte do comércio regional. Já o Brasil ainda utiliza pouco as hidrovias como meio de deslocamento de mercadorias.

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Resumo sobre hidrovias

  • As hidrovias são canais de transporte que utilizam a água como meio de deslocamento de mercadorias, pessoas e serviços.

  • O transporte hidroviário vincula-se à navegação em rios e lagos. Já o transporte marítimo diz respeito ao deslocamento em oceanos e mares.

  • As vantagens do transporte hidroviário envolvem o elevado custo-benefício desse modal para o translado de cargas pesadas.

  • O transporte hidroviário apresenta algumas consequências ambientais, como o risco de vazamento de combustíveis.

  • Esse tipo de transporte é altamente dependente das condições naturais de uma localidade, como o regime de chuvas.

  • As hidrovias dos rios Reno e Danúbio estão entre os principais canais navegáveis de todo o continente europeu.

  • No Brasil, destacam-se as hidrovias Tietê-Paraná, Araguaia-Tocantins, Solimões-Amazonas e São Francisco.

O que é hidrovia?

Hidrovia são canais navegáveis usados para o transporte de objetos e indivíduos. Portanto, é um modal de transporte que, a partir da utilização de rios e lagos, auxilia no translado de mercadorias, pessoas e serviços ao longo do espaço geográfico.

O termo hidrovia remete restritivamente ao transporte aquaviário, ou seja, ao deslocamento realizado em rios e lagos. A malha hidroviária refere-se ao conjunto de hidrovias de um país ou região.

Tipos de hidrovia

A hidrovia é um canal para o transporte hidroviário, ou aquaviário, que utiliza a água como forma de deslocamento. Em geral, o transporte realizado pela água é dividido em dois tipos, conforme o meio natural. Há o transporte hidroviário, que ocorre em rios e lagos, e o transporte marítimo, que acontece em oceanos e mares.

A hidrovia está diretamente relacionada ao transporte em cursos d’água.

Quais as vantagens do transporte hidroviário?

O transporte hidroviário dispõe de várias vantagens, relacionadas principalmente à sua capacidade de movimentação de mercadorias. Esse modal de transporte apresenta um ótimo custo-benefício, uma vez que possui grande capacidade de lotação, além de realizar deslocamento em longa distância. Esses fatores são considerados bastante competitivos quando comparados aos de outros modais de transporte, como o rodoviário.

Além disso, as rotas hidroviárias possuem baixo custo de manutenção. Esse modal de transporte causa um impacto diminuto no meio ambiente, já que utiliza para sua execução, em grande parte, a própria natureza.

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Quais as desvantagens do transporte hidroviário?

As hidrovias, apesar de reunirem um conjunto de pontos positivos que implicam em investimento no setor, também apresentam desvantagens econômicas, logísticas e ambientais. A principal delas é o tempo de duração das viagens, considerado longo, em especial para as dinâmicas empreendidas em uma sociedade altamente globalizada. Há, ainda, uma grande carência de interligação entre as hidrovias e os demais modais de transporte, cenário que fragiliza a estruturação logística entre essas redes.

As hidrovias apresentam ainda desvantagens de cunho ambiental, como a possibilidade de acidentes e derramamento de combustíveis e a elevada dependência em relação às condições climáticas e geográficas. A ocorrência de grandes secas, por exemplo, por vezes impede o funcionamento dos sistemas hidroviários.

Hidrovias no mundo

As hidrovias são modais de transporte tradicionais bastante utilizados ao redor do mundo, principalmente no continente europeu. O uso desse tipo de transporte na Europa remete a tempos antigos, em que boa parte do comércio se dava através dos rios, canais de escoamento. As hidrovias dos rios Reno e Danúbio são consideradas as principais da Europa. Há algumas nações, como os Países Baixos, que possuem ampla rede de hidrovias em nível regional. Esses exemplos configuram a Europa como o principal centro do transporte hidroviário.

Outras nações também buscam nesse transporte uma alternativa para sua rede logística. Os Estados Unidos, por exemplo, possuem grandes hidrovias, como São Lourenço e Mississipi-Missouri-Ohio, sendo esta última de suma importância para o escoamento da produção agropecuária estadunidense. Já a China tem como principal hidrovia a do rio Yangtzé, chamada pelos chineses de Hidrovia Dourada. Esses dois países são justamente dois dos grandes investidores em hidrovias na atualidade.

Hidrovias no Brasil

A hidrovia Tietê-Paraná é um dos principais sistemas hidroviários do Brasil.

As hidrovias são o sistema de menor participação no deslocamento de mercadorias, pessoas e serviços no Brasil. O país ainda tem pouco aproveitamento do transporte hidroviário, apesar de possuir condições geográficas necessárias para esse translado, isto é, uma vasta rede de rios e lagos. A listagem abaixo apresenta as principais hidrovias do Brasil e suas características.

  • Hidrovia Tietê-Paraná: É considerada uma das principais do Brasil. Está localizada na porção Centro-Sul do território brasileiro e possui cerca de 2.400 quilômetros de extensão. É uma das hidrovias que possuem um papel de destaque na economia do país, sendo fundamental para o transporte de grãos e de derivados de bens primários.

  • Hidrovia Araguaia-Tocantins: Está localizada na porção Centro-Norte do território brasileiro e possui aproximadamente 3.000 quilômetros de extensão. Está situada em uma região de grande produção agropecuária e possui alta capacidade de transporte de carga, ainda pouco explorada pelos agentes econômicos locais.

  • Hidrovia São Francisco: É a principal hidrovia da região Nordeste do Brasil. Possui cerca de 2.300 quilômetros de extensão e tem como rio principal o São Francisco, também chamado de “rio da integração nacional”, pois faz a ligação entre diversos estados. Representa fundamental importância no translado de mercadorias e passageiros.

  • Hidrovia Paraguai-Paraná: É considerada a principal hidrovia da região Sul do Brasil, abrangendo ainda parte dos territórios da Argentina, Paraguai e Uruguai. É essencial para as transações comerciais entre esses países, sobretudo para a exportação de bens primários.

  • Hidrovia Solimões-Amazonas: Corresponde a dois dos principais rios da bacia hidrográfica Amazônica: o rio Solimões e o rio Amazonas. É a principal hidrovia da região Norte do Brasil, de grande importância no transporte de bens florestais e no translado de passageiros.

  • Hidrovia Madeira: Detém 1.060 quilômetros de extensão e liga as cidades de Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM). É considerada a segunda hidrovia em importância da região Norte do Brasil. Sua localização no Norte brasileiro se mostra estratégica e apresenta elevado potencial para transporte de bens primários.

  • Quem administra as hidrovias no Brasil?

A administração das hidrovias brasileiras ocorre, desde 2001, por meio da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ). Essa divisão está subordinada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A diretoria atua na gestão da malha hidroviária do Brasil, bem como na operação e manutenção desse modal de transporte em todo o território brasileiro.

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Exercícios resolvidos sobre hidrovias

Questão 1

(Ufam 2016) Em relação à rede de transporte hidroviário mundial, é INCORRETO afirmar que:

a) na Europa Ocidental, destaca-se a rede de transporte fluvial que vai do rio Sena (França) ao rio Elba (Alemanha).

b) a rede fluvial mais intensamente utilizada, atualmente, é o complexo lacustre dos Grandes Lagos (fronteira entre Estados Unidos e Canadá), que interliga a importante área industrial dos Grandes Lagos ao oceano Pacífico, por meio da navegação fluvial do rio São Lourenço.

c) o rio Reno é o maior rio da Alemanha e importante via fluvial da Europa, por realizar a maioria das movimentações na União Europeia.

d) o rio Mississipi, nos Estados Unidos, ao atravessar uma planície fértil, se tornou a mais importante opção de transporte de mercadorias destinadas ao abastecimento das agroindústrias instaladas ao longo do seu vale.

e) atualmente, o rio Madeira é uma importante hidrovia da Amazônia Ocidental, sendo uma via de escoamento de cargas do Centro-Oeste, principalmente de grãos como a soja e o milho, integrando a região aos grandes portos ao longo do rio Amazonas, por onde essas cargas podem ser exportadas.

Resolução: Alternativa B. A rede de hidrovias mais utilizada na atualidade está localizada na Europa. Os países desse continente possuem um complexo sistema hidroviário, que possibilita a intensa realização de trocas comerciais.

Questão 2

(UEFS 2011) Essa hidrovia é um importante corredor de transportes de minérios — das ricas jazidas de caulim e bauxita. Hoje, observa-se a formação de relevantes polos agropecuários, especialmente na região de Paragominas. A hidrovia está sinalizada e dragada, com expectativa de movimentar milhões de t/a.

(SILVA FILHO et al., 2005, p. 347).

A partir das informações e dos conhecimentos sobre o transporte hidroviário brasileiro, pode-se afirmar que a alternativa que associa, corretamente, a hidrovia, destacada no texto, à sua localização é a

a) Rio Madeira / Corredor Centro-Norte.

b) São Francisco / Corredor São Francisco-Rio Grande.

c) Guamá-Capim / Corredor Araguaia-Tocantins.

d) Paraguai / Corredor Centro-Oeste.

e) Tietê-Paraná / Corredor Sudoeste.

Resolução: Alternativa C. O texto faz menção a hidrovia Guamá-Capim, parte do sistema hidroviário Araguaia-Tocantins, considerado um dos mais importantes do Brasil. Essa hidrovia apresenta grande destaque no transporte de bens primários.

Publicado por Mateus Campos
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Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.
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