Biometria: tecnologia precisa
A palavra Biometria vem do grego: bios (vida) metron (medida), e se refere à tecnologia que identifica uma pessoa através de traços biológicos. Esta técnica vem sendo muito difundida na identificação de pessoas para controle de ponto, regulamentação de acesso e identificação criminal.
Por que a Biometria é uma tecnologia precisa?
A eficiência de um sistema de segurança é algo almejado por qualquer empresa ou estabelecimento privado. Ao contrário de uma senha bancária, os traços biológicos não podem ser copiados nem esquecidos, pois fazem parte da pessoa. Graças a essa particularidade de cada indivíduo, a Biometria se torna o método mais eficiente na emissão de senhas.
As técnicas mais conhecidas estão listadas abaixo:
Impressão digital: tecnologia biométrica muito usada, ela se baseia no fato de que todas as pessoas têm impressões digitais únicas e imutáveis.
Geometria da mão: a estrutura venosa e o formato das mãos é que identificam o indivíduo.
Íris dos olhos: técnica que se baseia na leitura dos anéis coloridos existentes em torno da pupila.
Reconhecimento facial: a definição dos traços do rosto de uma pessoa é usada como identificação: considera-se o formato do nariz, do queixo, das orelhas, etc.
Verificação de voz: este método funciona através da dicção de uma frase que atua como senha. A frase deve ser mencionada sempre que for necessária a identificação do usuário.
Como vemos, todas estas técnicas se utilizam de traços biológicos, em alguns casos a leitura biométrica é mais precisa, como por exemplo, a identificação pela íris, que usa quatro vezes mais dados que a digital.
Veja mais!
Ambiente seguro com ondas eletromagnéticas