Flavorizantes

Os flavorizantes são responsáveis pelo sabor nos sorvetes.

Você já se perguntou quais substâncias são as responsáveis por agradáveis aromas de perfumes, flores?

Os compostos orgânicos chamados ésteres, possuem baixa massa molecular, são voláteis e solúveis em água. Devido a essas características, são utilizados pelas indústrias para dar cheiro e sabor a produtos artificiais.


Na natureza podemos encontrar os ésteres em sua forma natural como, por exemplo, o acetato de benzila que é responsável pelo aroma de jasmim, e o butanoato de etila que é um dos responsáveis pelo cheiro agradável de abacaxi.

O sabor e o aroma agradáveis são características essenciais em um alimento. Os flavorizantes são usados na indústria alimentícia para se obter aromas nos produtos. Essas substâncias apresentam sabor e aroma característicos, e devido a esse aspecto são empregadas na fabricação de sorvetes, balas, gomas de mascar, iogurtes, gelatinas, dentre outros.

Os ésteres orgânicos constituem uma classe de flavorizantes usados para atribuir sabores e aromas de frutas. Veja exemplos de ésteres e seus aromas característicos:

Acetato de Pentila – pêra;

Etanoato de octila – laranja;

Heptanoato de etila – vinho;

Acetato de etila – menta.

 

Publicado por Líria Alves de Souza
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!