Ligação peptídica

A ligação peptídica é aquela que ocorre entre um carbono e um nitrogênio, resultantes da desidratação entre dois aminoácidos quaisquer.
A insulina é formada pela ligação peptídica entre vários aminoácidos

Ligação peptídica é o nome dado para a interação entre duas ou mais moléculas menores (monômeros) de aminoácidos, formando, dessa maneira, uma macromolécula denominada proteína.

Para compreender a ligação peptídica, é fundamental conhecer a estrutura de um aminoácido. Nela, há a presença de um grupo amino (NH2), referente à função orgânica amina, e de um grupo carboxila, referente ao grupo que identifica a função orgânica dos ácidos carboxílicos, como podemos observar na representação seguir:


Fórmula estrutural de um aminoácido

Na formação da ligação peptídica, ocorre uma reação de condensação (união) entre o carbono do grupo carboxílico e o nitrogênio do grupo amino. Porém, para que isso aconteça, é necessário que ocorra uma desidratação, ou seja, a retirada de uma molécula de água.

A desidratação que precede a ligação peptídica dá-se pela quebra da ligação entre o carbono e a hidroxila, na carboxila, e pela quebra de uma ligação entre o nitrogênio e um hidrogênio.


Quebras que ocorrem no aminoácido

Com isso, ficam livres no meio reacional um hidrônio (H+) e um hidróxido (OH-), os quais, ao unirem-se, formam uma molécula de água.


Equação representando a formação da água

Após a desidratação, haverá, no aminoácido, o carbono da carboxila com uma valência livre (ligação a ser feita) e o nitrogênio do grupo amino, também com uma valência livre.


Representação as valências livres em dois aminoácidos

A ligação peptídica ocorre exatamente quando a valência livre no carbono de um aminoácido encontra a valência livre no nitrogênio de outro aminoácido, resultando em uma única ligação covalente entre eles.


Representação de ligação peptídica entre dois aminoácidos

Assim, a partir da ligação peptídica entre vários aminoácidos, é que há a formação das proteínas, como podemos analisar na imagem abaixo:


A estrutura de uma proteína é formada pela ligação peptídica entre aminoácidos

Vale ressaltar que a ligação peptídica é uma ligação covalente de grande estabilidade, maior até mesmo que uma ligação dupla.

Publicado por Diogo Lopes Dias
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.