Nomenclatura de sais duplos

A nomenclatura de sais duplos depende da classificação desse tipo de sal, pois eles podem ser duplos em relação ao ânion ou em relação ao cátion.
Alguns sais duplos são utilizados na produção de fertilizantes agrícolas

Sal duplo é o sal que apresenta na sua composição dois cátions e um ânion ou dois ânions e um cátion. Se ele apresentar dois cátions, é chamado de sal duplo quanto ao cátion; se apresentar dois ânions, o sal é chamado de duplo quanto ao ânion. Veja alguns exemplos:

  • CaClBr: Esse sal apresenta os ânions Cl e Br. Por isso, trata-se de um sal duplo quanto ao ânion.

  • KMgPO4: Esse sal apresenta os cátions K e Mg. Por isso, trata-se de um sal duplo quanto ao cátion.

Para realizar a nomenclatura de um sal duplo, devemos utilizar uma regra específica para cada tipo:

a) Para sais duplos quanto ao cátion

Nome do ânion + (duplo) + de + nome do cátion mais eletropositivo + e + nome do cátion menos eletropositivo

  • KMgPO4: Fosfato (duplo) de potássio e magnésio

O elemento potássio apresenta maior eletropositividade do que o magnésio porque possui maior raio atômico em razão de o átomo de potássio deter quatro níveis (quarto período da Tabela Periódica) e o magnésio, três (terceiro período).

  • AgFeBO3: Borato (duplo) de prata e ferro II

O elemento prata apresenta maior eletropositividade do que o ferro porque possui maior raio atômico em razão de o átomo de prata apresentar cinco níveis (quinto período) e o do ferro, quatro (quarto período).

  • CaZnP2O7: Pirofosfato (duplo) de cálcio e zinco

O elemento cálcio apresenta maior eletropositividade do que o zinco porque possui maior raio atômico. Ambos estão no mesmo período da Tabela, mas como o cálcio possui um menor número atômico, ele terá maior raio e maior eletropositividade.

b) Para sais duplos quanto ao ânion

Nome do ânion mais eletronegativo + hífen + nome do ânion menos eletronegativo + de + nome do cátion

  • CaClBr: Cloreto-brometo de Cálcio

O ânion cloreto (Cl) é mais eletronegativo que o ânion brometo pelo fato de apresentar um menor raio atômico, já que o Cl está no terceiro período (três níveis) da Tabela Periódica e o Br, no quarto (quatro níveis).

  • TiPO4CN: Fosfato-cianeto de Titânio IV

Como o ânion fosfato e o ânion cianeto apresentam mais de um elemento químico (P e O no fosfato e C e N no cianeto), para comparar a eletronegatividade dos ânions, utilizamos o elemento mais eletronegativo entre os dois que compõem o ânion. No caso do fosfato, é o O (tem menos níveis que o P) e, no caso do cianeto, é o N (tem maior número atômico que o C).

Assim, comparando os principais elementos de cada ânion, O e N, o oxigênio tem maior eletronegatividade por ter o menor número atômico e o menor raio atômico.

  • AlSO4I: Sulfato-iodeto de alumínio

Nesse exemplo, só o sulfato apresenta dois elementos na sua composição. Para comparar os ânions sulfato e iodeto, utilizamos o O em vez do S, no sulfato, pelo fato de o oxigênio ser mais eletronegativo que o enxofre (por ter menos níveis).

Assim, comparando o O com o I, o oxigênio (dois níveis de energia/segundo período da Tabela Periódica) tem maior eletronegatividade por ter menor raio atômico do que o iodeto (cinco níveis de energia/quinto período da Tabela Periódica).

Publicado por Diogo Lopes Dias
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos