Nomenclatura de sais duplos
Sal duplo é o sal que apresenta na sua composição dois cátions e um ânion ou dois ânions e um cátion. Se ele apresentar dois cátions, é chamado de sal duplo quanto ao cátion; se apresentar dois ânions, o sal é chamado de duplo quanto ao ânion. Veja alguns exemplos:
-
CaClBr: Esse sal apresenta os ânions Cl e Br. Por isso, trata-se de um sal duplo quanto ao ânion.
-
KMgPO4: Esse sal apresenta os cátions K e Mg. Por isso, trata-se de um sal duplo quanto ao cátion.
Para realizar a nomenclatura de um sal duplo, devemos utilizar uma regra específica para cada tipo:
a) Para sais duplos quanto ao cátion
Nome do ânion + (duplo) + de + nome do cátion mais eletropositivo + e + nome do cátion menos eletropositivo
-
KMgPO4: Fosfato (duplo) de potássio e magnésio
O elemento potássio apresenta maior eletropositividade do que o magnésio porque possui maior raio atômico em razão de o átomo de potássio deter quatro níveis (quarto período da Tabela Periódica) e o magnésio, três (terceiro período).
-
AgFeBO3: Borato (duplo) de prata e ferro II
O elemento prata apresenta maior eletropositividade do que o ferro porque possui maior raio atômico em razão de o átomo de prata apresentar cinco níveis (quinto período) e o do ferro, quatro (quarto período).
-
CaZnP2O7: Pirofosfato (duplo) de cálcio e zinco
O elemento cálcio apresenta maior eletropositividade do que o zinco porque possui maior raio atômico. Ambos estão no mesmo período da Tabela, mas como o cálcio possui um menor número atômico, ele terá maior raio e maior eletropositividade.
b) Para sais duplos quanto ao ânion
Nome do ânion mais eletronegativo + hífen + nome do ânion menos eletronegativo + de + nome do cátion
-
CaClBr: Cloreto-brometo de Cálcio
O ânion cloreto (Cl) é mais eletronegativo que o ânion brometo pelo fato de apresentar um menor raio atômico, já que o Cl está no terceiro período (três níveis) da Tabela Periódica e o Br, no quarto (quatro níveis).
-
TiPO4CN: Fosfato-cianeto de Titânio IV
Como o ânion fosfato e o ânion cianeto apresentam mais de um elemento químico (P e O no fosfato e C e N no cianeto), para comparar a eletronegatividade dos ânions, utilizamos o elemento mais eletronegativo entre os dois que compõem o ânion. No caso do fosfato, é o O (tem menos níveis que o P) e, no caso do cianeto, é o N (tem maior número atômico que o C).
Assim, comparando os principais elementos de cada ânion, O e N, o oxigênio tem maior eletronegatividade por ter o menor número atômico e o menor raio atômico.
-
AlSO4I: Sulfato-iodeto de alumínio
Nesse exemplo, só o sulfato apresenta dois elementos na sua composição. Para comparar os ânions sulfato e iodeto, utilizamos o O em vez do S, no sulfato, pelo fato de o oxigênio ser mais eletronegativo que o enxofre (por ter menos níveis).
Assim, comparando o O com o I, o oxigênio (dois níveis de energia/segundo período da Tabela Periódica) tem maior eletronegatividade por ter menor raio atômico do que o iodeto (cinco níveis de energia/quinto período da Tabela Periódica).