Uso da radiação na indústria de alimentos
O uso da radiação na indústria de alimentos consiste em submeter o produto (embalado ou não) a uma dose de radiação oriunda de uma fonte radioativa ionizante, como os isótopos radioativos cobalto-60 (Co60) e césio-137 (Cs137), ou de um equipamento capaz de produzir tal energia.
A utilização da radiação na indústria alimentícia é proposta principalmente no que tange à desinfecção (eliminação de micro-organismos) dos materiais e sempre é realizada de forma controlada para evitar que o consumidor seja prejudicado.
Os alimentos que mais são submetidos à radiação são as frutas, os vegetais, os cereais e os derivados de animais (carnes de aves, peixes e bovinos).
No ano de 1993, a Associação Médica Americana aprovou o uso da radiação na eliminação dos micro-organismos presentes em alimentos industriais, diminuindo a incidência de doenças provadas pela ingestão de alimentos contaminados.
Aplicações da radiação na indústria alimentícia
A radiação é empregada na indústria alimentícia com os seguintes objetivos:
-
Melhorar a saúde pública (a radiação diminui a reprodução de micro-organismos nos alimentos e, portanto, diminui a quantidade de pessoas que adquirem doenças provocadas por eles);
-
Aumento do comércio internacional (como a radiação prolonga a vida útil do alimento, ele pode ser enviado para lugares distantes);
-
Minimizar a perda de alimentos (como a radiação prolonga a vida útil do alimento, o desperdício é menor);
-
Inibe a capacidade de germinação do alimento, como é o caso da batata.
Tipos de radiações utilizadas na indústria alimentícia
-
Feixe de elétrons.
Fontes de radiação utilizadas na indústria alimentícia
a) Radiação a partir de isótopos
Os dois isótopos mais utilizados como fonte de radiação na indústria de alimentos são o cobalo-60 e o césio-137. O tipo de radiação mais utilizado é a gama em virtude de sua capacidade de penetração e ionização.
Os radioisótopos são mais vantajosos do que as fontes de radiação alternativas porque são uma fonte permanente, de alta eficiência e fácil reabastecimento.
b) Radiação por equipamentos
Existem equipamentos, desenvolvidos por cientistas, capazes de emitir formas de radiação ionizante, desde que esses equipamentos sejam capazes de produzir raios X ou um feixe de elétrons.
A utilização desse método é bastante complexa, já que o equipamento é sofisticado e caro e precisa de um sistema de resfriamento para funcionar. Todavia, apresenta a vantagem de poder ser ligado e desligado de acordo com a necessidade.
Formas de irradiar os alimentos na indústria
O sucesso da utilização da radiação na indústria de alimentos é alcançado quando doses controladas de radiação são utilizadas. Existem três métodos que podem ser utilizados:
-
Radurização: é o método em que são aplicadas pequenas doses de radiação no alimento para reduzir a velocidade de amadurecimento de frutas e não permitir o brotamento, entre outras razões;
-
Radiopasteurização ou radiciação: é o método em que se utiliza uma quantidade de radiação maior que a utilizada na radurização e menor do que a utilizada na radapertização. O principal objetivo do método é eliminar micro-organismos na superfície do alimento.
Possíveis desvantagens do uso da radiação na indústria de alimentos
-
Os alimentos irradiados podem apresentar modificações em seu sabor e aroma, de acordo com a dose de radiação utilizada;
-
Se os micro-organismos não forem suscetíveis à radiação, não serão degradados;
-
Alguns materiais das embalagens submetidas à ação da radiação podem sofrer degradação e contaminar o produto;
-
A radiação somente atingirá o material de forma homogênea de acordo com o formato da embalagem do produto;
-
Diminuir ou eliminar uma infestação de insetos
-
Alimentos com alto teor de gordura não podem ser irradiados porque podem passar pelo processo de rancificação (transformação em outro material).