Vetor momento dipolar resultante em moléculas

O vetor momento dipolar resultante é uma grandeza física que resulta da somatória dos vetores de uma molécula e é utilizado para classificá-la em polar ou apolar.
Letra grega que representa o vetor momento dipolar resultante

O vetor momento dipolar resultante é uma grandeza física utilizada para determinar a polaridade de uma substância e é resultado da somatória dos vetores momento dipolar existentes na fórmula estrutural das moléculas.

Entre os átomos de elementos químicos diferentes, existe sempre uma diferença de eletronegatividade, assim, a ligação química entre eles é polar, e o vetor (seta) está direcionado para o elemento mais eletronegativo. Na molécula HCl, por exemplo, temos um vetor (por ser único, é o vetor resultante) que vai do hidrogênio em direção ao cloro (mais eletronegativo).


Vetor momento dipolar resultante na molécula de ácido clorídrico (HCl)

O vetor momento dipolar resultante é representado, de forma geral, pela letra grega mi, cujo símbolo é μr. Esse símbolo é comumente utilizado para indicar a polaridade das moléculas. Veja um exemplo:

  • μr = 0, molécula apolar

  • μr ≠ 0, molécula polar

Diferença de eletronegatividade

Para posicionar os vetores existentes entre átomos diferentes, é fundamental conhecer a ordem decrescente de eletronegatividade dos elementos químicos:

F>O>N>Cl>Br>I>S>C>P>H

Como podemos perceber, o flúor é o elemento mais eletronegativo, e o hidrogênio é o menos eletronegativo da fila.

Vetor momento dipolar resultante em uma molécula

Para determinar o vetor momento dipolar resultante em uma molécula qualquer, devemos levar em consideração alguns fatores:

  • Geometria da molécula;

  • Diferença de eletronegatividade entre os átomos ligados;

  • Número de ligações na estrutura, já que cada ligação forma um vetor;

  • Sentido e direção dos vetores presentes na estrutura da molécula.

Veja alguns exemplos:

a) Molécula com dois átomos diferentes


Fórmula estrutural de uma molécula de ácido bromídrico (HBr)

A molécula de ácido bromídrico (HBr) apresenta as seguintes características:

  • Geometria linear;

  • Apenas uma ligação;

  • Apenas um vetor (do hidrogênio para o bromo, pois o bromo é mais eletronegativo).


Vetor momento dipolar resultante na molécula de ácido bromídrico (HBr)

Como a molécula apresenta apenas um vetor, e o vetor momento dipolar é uma somatória, logo, μr ≠ 0 (molécula polar).

b) Molécula com dois átomos iguais


Fórmula estrutural de uma molécula de gás hidrogênio (H2)

Como a molécula apresenta dois átomos iguais e, entre eles, não há diferença de eletronegatividade, não há vetor dipolar. Assim, o vetor momento dipolar resultante da molécula é igual a 0 (μr = 0, molécula apolar).

c) Molécula com três átomos e geometria linear


Fórmula estrutural de uma molécula de dióxido de carbono (CO2)

  • Geometria linear;

  • 2 ligações;

  • 2 vetores na direção horizontal, sendo um para a direita (saindo do carbono no sentido do oxigênio) e o outro para a esquerda (saindo do carbono C no sentido do oxigênio).


Demonstração dos vetores no dióxido de carbono (CO2)

Os dois vetores apresentam a mesma direção e estão em sentidos opostos, por isso, anulam-se. Dessa forma, a somatória de vetores na molécula é igual a zero. Assim, nesse caso, o μr = 0 (molécula apolar).

d) Molécula com três átomos e geometria angular


Fórmula estrutural de uma molécula de água (H2O)

  • Geometria angular;

  • 2 ligações;

  • 2 vetores na direção diagonal (saindo do hidrogênio no sentido do oxigênio).


Demonstração dos vetores na água (H2O)

Os dois vetores da diagonal são decompostos segundo a regra do paralelogramo, formando um vetor resultante no sentido do oxigênio e na direção vertical. Como a molécula apresenta apenas um vetor, e o vetor momento dipolar é uma somatória, logo, μr ≠ 0 (molécula polar).


Decomposição dos vetores na molécula de água (H2O)

e) Molécula com quatro átomos e geometria trigonal


Fórmula estrutural de uma molécula de hidreto de boro (BH3)

  • Geometria trigonal;

  • 3 ligações;

  • 3 vetores: dois estão na direção diagonal (saindo do boro no sentido do hidrogênio) e um está na direção vertical (saindo do boro no sentido do hidrogênio)


Demonstração dos vetores no hidreto de boro (BH3)

Os dois vetores da diagonal são decompostos segundo a regra do paralelogramo, formando um vetor resultante no sentido do hidrogênio e na direção vertical, mas para baixo. Como já existe um vetor vertical para cima, os dois são anulados. Dessa forma, a somatória de vetores na molécula é igual a zero. Assim, nesse caso, o μr = 0 (molécula apolar).


Decomposição dos vetores na molécula do hidreto de boro (BH3)

f) Molécula com quatro átomos e geometria piramidal


Fórmula estrutural de uma molécula de amônia (NH3)

  • Geometria piramidal;

  • 3 ligações;

  • 3 vetores (saindo do hidrogênio no sentido do nitrogênio): dois estão na direção diagonal e um está na direção vertical.


Demonstração dos vetores na amônia (NH3)

Os dois vetores da diagonal são decompostos segundo a regra do paralelogramo, formando um vetor resultante no sentido do nitrogênio e na direção vertical. Como já existe um vetor vertical no sentido do nitrogênio, os dois são somados. Dessa forma, a somatória de vetores na molécula é diferente de zero. Assim, nesse caso, o μr ≠ 0 (molécula polar).


Decomposição dos vetores na molécula de amônia (NH3)

g) Molécula com cinco átomos e geometria tetraédrica


Fórmula estrutural de uma molécula de metano (CH4)

  • Geometria tetraédrica;

  • 4 ligações;

  • 4 vetores (saindo do hidrogênio no sentido do carbono): dois estão na direção horizontal e dois estão na direção vertical.


Demonstração dos vetores no metano (CH4)

Os dois vetores da horizontal apresentam a mesma direção, mas sentidos contrários, o que faz com que eles se anulem. O mesmo ocorre com os vetores da vertical. Dessa forma, a somatória de vetores na molécula é zero. Assim, nesse caso, o μr = 0 (molécula apolar).

Publicado por Diogo Lopes Dias
Português
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”? A dúvida é pertinente e, nesta videoaula, compreenderemos por que “volta às aulas” é a forma mais adequada, considerando o emprego do acento grave indicativo da crase. Não deixe de assistir.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos