Diário pessoal

Diário pessoal é um gênero textual que consiste no registro de relatos íntimos de uma pessoa sobre as suas impressões e vivências cotidianas.
Registrar acontecimentos pessoais na escrita é uma das atividades mais antigas do mundo.

O diário pessoal é um gênero textual marcado pela presença de relatos cotidianos em forma de narrativas, descrições, exposições e, em alguns casos, argumentações. Por ser um texto de caráter íntimo, o diário pessoal é informal e subjetivo, trazendo elementos e impressões particulares de um indivíduo sobre como ele vê o mundo ao seu redor.

Com o advento das novas tecnologias, o diário pessoal ganhou versões digitais, sendo a mais conhecida delas o blog. Na internet, é comum vermos postagens de relatos pessoais em redes sociais que simulam ou, de alguma forma, reproduzem o caráter intimista do diário tradicional. Apesar das mudanças, o diário pessoal impresso continua sendo um recurso utilizado pelas pessoas na contemporaneidade.

Leia também: Relato pessoal — gênero que também documenta memórias

Resumo sobre diário pessoal

  • É um registro informal dos acontecimentos cotidianos daquele que o escreve. Ele contém uma série de marcas de subjetividade.

  • Por ser um texto que trata de questões pessoais, ele apresenta as seguintes características: a intimidade, a autoexpressão, a informalidade e o diálogo.

  • Com relação a sua estrutura, temos uma composição simples que apresenta local e data, vocativo, texto com os relatos do dia, e assinatura ao final.

  • Há dois tipos de diário: o pessoal impresso e o pessoal digital (blogs e afins).

O que é um diário pessoal?

O diário pessoal é um registro informal dos acontecimentos cotidianos de seu autor. Ele pode ser utilizado como relato de opiniões, sonhos, ideias, experiências e demais situações ocorridas no dia a dia.

Em sua composição, predominam a narração dos fatos e a descrição de pessoas/objetos etc. No entanto, há diários pessoais em que se faz presente uma diversidade de elementos que envolvem, além da narração e da descrição, a argumentação e a exposição.

De acordo com o Dicionário de gêneros textuais, as origens do diário são remotas, e os seus primeiros registros constam em tábuas de argila encontradas na Suméria, provavelmente escritas em 3000 a.C.

Características e estrutura do diário pessoal

O diário pessoal é conhecido por trazer situações cotidianas vividas pelo seu autor. Assim, ele se caracteriza pelos seguintes elementos:

  • Intimidade: o diário pessoal é um escrito, como o próprio nome diz, pessoal. Dessa forma, ele se configura por meio de uma série de elementos íntimos, de caráter privado, daquele que produz o texto.

  • Autoexpressão: é um conjunto de traços marcados por impressões, desabafos, fatos, relatos etc.

  • Informalidade: por tratar da vida e do cotidiano de uma pessoa, o diário não segue as regras rígidas da língua. Prevalece uma forma que deixa aparecer elementos de autoria daquele que escreve.

  • Diálogo: o diário costuma apresentar o diálogo como um dos elementos mais característicos. Em sua escrita, é possível verificar uma conversa entre dois interlocutores, sendo um deles o próprio diário.

Com relação aos aspectos estruturais, temos:

  • local e data;

  • vocativo (exemplo: “Querido diário”);

  • texto principal (a parte em que aparece o relato em si);

  • assinatura.

Exemplo de diário pessoal

Anápolis, 18 de março de 2022

Querido diário,

O cansaço tomou conta de mim. Cheguei do serviço às 14 horas, coloquei uma série da Netflix, e, quando me dei conta, passava das 19 horas. Peguei o meu celular e me recordei de todos os compromissos que o meu sono havia cancelado por mim no dia de hoje. Gastei cerca de uma hora para explicar a todos, familiares, amigos e chefes, sobre o meu sumiço.

A fome logo veio e, como a noite será longa (dormi o dia todo e não devo dormir tão cedo), fiz a festa no delivery, com muita coca, pizza e sorvete. Tem série nova me esperando. Acredito que essa seja uma ótima maneira de encerrar o dia, não acha?

Cássio

Leia também: Crônica — gênero textual com aspectos jornalísticos e literários

Tipos de diário pessoal

Com o advento das novas tecnologias, os diários pessoais que antes ocupavam suportes de papel impressos agora estão presentes nas redes. Assim, o blog é um dos meios virtuais utilizados na composição dos diários pessoais. Em muitos blogs, há publicações cotidianas dos principais acontecimentos pessoais de um indivíduo. Em resumo, existem: o diário pessoal impresso e o diário pessoal digital (blogs)

Publicado por Rafael Camargo de Oliveira
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.