10 dicas para você arrasar na redação do Enem
As 10 dicas para você arrasar na redação do Enem que você verá a seguir serão um grande diferencial na sua preparação para o exame. Cultivar uma letra legível e evitar a subjetividade na hora de escrever o seu texto são importantes aspectos. Além disso, para se preparar para a redação do Enem, você precisa treinar ou desenvolver as 5 competências avaliadas e conhecer a estrutura básica da redação do tipo dissertativo-argumentativo.
Leia também: Dicas simples para melhorar a interpretação de texto
Como se preparar para a redação do Enem?
Para se preparar para a redação do Enem, você precisa desenvolver ou treinar as cinco competências avaliadas na prova de Redação.
I. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
Para desenvolver essa habilidade, você precisa estudar a gramática padrão. Mas, se você tem pouco tempo para isso, estude os temas gramaticais mais importantes quando o assunto é escrever:
-
regras de acentuação;
-
uso de acento indicador da crase;
-
colocação pronominal;
-
regras de ortografia;
-
separação silábica;
-
concordância verbal e nominal;
-
uso de pronomes demonstrativos;
-
uso da vírgula;
-
uso de pronomes relativos;
-
regência verbal e nominal;
-
conjugação de verbos irregulares;
-
uso dos porquês;
-
uso de hífen.
II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
Estude os tipos textuais e saiba diferenciar narração, descrição, argumentação, exposição e injunção. Além disso, estude áreas de conhecimento que podem ser usadas na redação, como História, Artes, Literatura, Sociologia, Filosofia e Geografia.
III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Busque os temas de redação que já caíram no Enem e treine sua argumentação, ou seja, defenda um ponto de vista associado ao tema. Para isso, utilize informações, fatos e opiniões pertinentes.
IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Estude os mecanismos de coesão textual, isto é, o uso de conectivos. Eles devem ser usados para fazer a relação entre frases, orações ou parágrafos, de forma a promover a coerência do texto. Por exemplo, o uso de expressões como “portanto”, “no entanto”, “assim como” etc. São mecanismos linguísticos coesivos:
-
conjunções;
-
preposições;
-
alguns advérbios.
V. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Busque os temas de redação que já caíram no Enem e desenvolva, para cada um deles, uma possível problematização. A partir daí, crie uma proposta de intervenção com os seguintes elementos:
-
ação para solucionar o problema;
-
pessoa(s) ou instituição(ões) que deve(m) realizar a ação proposta;
-
a forma como essa ação deve ser realizada;
-
as consequências dessa ação.
Por fim, para aprimorar a escrita, é preciso praticar. Escreva várias redações dissertativo-argumentativas, com temáticas variadas, seguindo os critérios exigidos para a prova de Redação do Enem.
Para saber mais detalhes sobre as 5 competências avaliadas na redação do Enem, clique aqui.
Dicas para se sair bem na redação do Enem
-
Se sua letra é ilegível, você precisa treinar uma nova forma de escrever. Afinal, se o(a) avaliador(a) não conseguir ler sua redação, sua nota será zero.
-
A linguagem utilizada na redação deve ser objetiva, ou seja, sem expressão de sentimentos ou opiniões sem fundamento. Portanto, utilize a terceira pessoa e use informações pertinentes para fundamentar seu ponto de vista.
-
Antes de começar a escrever sua redação, escolha os argumentos e as informações necessárias para defender suas ideias.
-
Use o rascunho para escrever a primeira versão de sua redação. Nunca escreva diretamente na Folha de Redação, pensando em economizar tempo. Não esqueça que um texto organizado em uma folha limpa e sem rasuras influencia positivamente a pessoa que vai ler esse texto.
-
Tenha sempre em mente o tema da redação e não fuja dessa temática. Tudo que você escrever deve estar relacionado ao tema proposto.
-
A redação do Enem é um texto em prosa. Isso quer dizer que você não pode escrever um poema, ou seja, não pode escrever um texto em forma de versos.
-
Os textos motivadores servem apenas para que você tenha uma visão mais ampla acerca da temática proposta. Nunca copie partes desses textos, sua argumentação deve ser original e não uma cópia.
-
Não utilize linguagem ofensiva, como insultos ou palavrões. Além de isso demonstrar subjetividade, é motivo para que sua redação tire nota zero.
-
Revisar o seu texto é de suma importância. Antes de passar a redação a limpo, revise o texto escrito na Folha de Rascunho. Ao reler seu texto, você vai conseguir identificar possíveis erros.
-
Para se preparar para a redação, tire, pelo menos, uma hora de seu dia para escrever e ler. Escrever bem é questão de prática. E a leitura permite que você esteja familiarizado com a grafia correta das palavras, as quais você aprende nesse processo.
Acesse também: 8 dicas simples sobre a estrutura do parágrafo
Estrutura básica da redação do Enem
Texto dissertativo-argumentativo |
|
Título |
Na redação do Enem, o título é opcional |
Parágrafo 1 |
Introdução, com menção ao tema e apresentação dos argumentos |
Parágrafo 2 |
Defesa do primeiro argumento |
Parágrafo 3 |
Defesa do segundo argumento |
Parágrafo 4 |
Proposta de intervenção |
Fontes
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BITTENCOURT, Solange Torres. Tipologias de texto e redação. Educar em Revista, Curitiba, v. 8, dez. 1989.
BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. 20. ed. São Paulo: Ática, 2001.
BRASIL. A redação no Enem 2023: cartilha do participante. Brasília: Inep/ MEC, 2023.